Projeto "Brincando com a luz" e o desenvolvimento da argumentação e autorregulação em crianças da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandaji, Karina Calça, 1981-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639523
Resumo: Orientadores: Jorge Megid Neto, Fernando Jorge da Paixão
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spelling Projeto "Brincando com a luz" e o desenvolvimento da argumentação e autorregulação em crianças da Educação InfantilProject "playing with light" and the development of argumentation and self-regulation in preschool childrenArgumentação infantilAutorregulação - AprendizagemEnsino de ciênciasEducação infantilArgumentationSelf-RegulationScience teachingEarly Childhood EducationOrientadores: Jorge Megid Neto, Fernando Jorge da PaixãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As práticas escolares na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental estão bastante direcionadas aos processos de alfabetização em língua materna e em matemática. Por outro lado, abordar temas e fenômenos de outras áreas de conhecimento, como Ciências da Natureza, numa perspectiva interdisciplinar e investigativa, pode favorecer o desenvolvimento sociocognitivo das crianças e também os diversos processos de alfabetização ou letramento. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo analisar o potencial do Projeto "Brincando com a Luz" na promoção da argumentação e da autorregulação em crianças da educação infantil, buscando tratar o seguinte problema: que mudanças ocorrem no perfil de Argumentação e Autorregulação de crianças da Educação Infantil ao se envolverem com o Projeto "Brincando com a Luz"? Os referenciais teóricos e categorias de análise concentraram-se nos princípios de Argumentação, Alfabetização Científica, Ensino Investigativo e Autorregulação da Aprendizagem. O Projeto "Brincando com a Luz" foi realizado com uma turma de 30 crianças com idade entre 4 a 6 anos da Educação Infantil pública do Município de Campinas, cuja professora atuou também como pesquisadora principal. Foram explorados vários fenômenos luminosos com materiais simples e situações-problema: como enxergamos objetos dentro de uma cabana escura; observação de sombras; objetos opacos e transparentes; as funções do olho e da luz no mecanismo da visão; cuidados com os olhos entre outras atividades. Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, áudio e em caderno de campo da professora-pesquisadora, bem como por desenhos e outros registros imagéticos das crianças. Na análise, procuramos comparar suas ações, interações, falas e registros desde a primeira atividade até a última. Pudemos observar que a argumentação contribuiu para o desenvolvimento da turma em todos os aspectos vinculados à autorregulação da aprendizagem: emocional, pró-social, cognitivo e motivacional. Ao pensarem sobre o que iam falar e se estava dentro do contexto da discussão, as crianças tiveram que analisar o que estava sendo falado e questionado pela professora e demais colegas, relacionar conhecimentos prévios, planejar a fala, manter-se atentas à discussão, esperar o momento de falar, enfim, trabalharam com vários elementos da autorregulação da aprendizagem. Nesse processo também se destacou o desenvolvimento da argumentação pelas crianças, pois o trabalho investigativo e aberto favoreceu que as crianças expusessem ideias e fossem ouvidas, levantassem hipóteses sobres os fenômenos, refletissem sobre suas ações, organizassem informações e estabelecessem conclusões, aspectos que demarcam também o processo de alfabetização científica. O trabalho mostrou que as crianças pequenas podem planejar, acreditar que é possível aprender e o que precisam fazer para aprender, concentrar-se nas discussões e tarefas, agir de modo a repensar suas ações e planejar ações futuras, obtendo sucesso nas atividades argumentativas e de autorregulação da própria aprendizagem. Além disso, consideramos de grande importância a pesquisa aliada à prática profissional do professor, e acreditamos que este trabalho possa colaborar com os estudos sobre argumentação e autorregulação em aulas de Ciências da Natureza desde a Educação InfantilAbstract: The school practices in Early Childhood Education and in the early years of Elementary School are very focused on the processes of literacy in the mother tongue and in mathematics. On the other hand, addressing themes and phenomena from other areas of knowledge, such as the Nature Sciences, in an interdisciplinary and investigative perspective can favor the socio-cognitive development of children and also the various processes of literacy or literacy. In this context, this paper analyzes the potential of the "Playing with the Light" Project in the promotion of argumentation and self-regulation in children in early childhood education, seeking to address the following problem: what changes occur in the Argumentation and Self-regulation profile of preschool children as they become involved with the "Playing with the Light" Project? The theoretical references and categories of analysis focused on the principles of Argumentation, Scientific Literacy and Self-Regulation. The "Playing with Light" Project was applied to a group of 30 children aged 4 to 6 years of Public Early Childhood Education in the Municipality of Campinas, whose teacher also served as principal investigator. Several light phenomena were explored with simple materials and problem situations: how do we see objects inside a dark hut ?; shadow observation; opaque and transparent objects; the functions of the eye and light in the mechanism of vision; eye care and other activities. Data were collected through video recordings, audio and in the teacher-researcher's field notebook, as well as drawings and other imagery records of the children. In the analysis, we try to compare their actions, interactions, speeches and records from the first activity to the last one. We could observe that the argument contributed to the development of the class in all aspects: emotional, pro-social, cognitive and motivational. When they thought about what they were going to talk about and were in the context of the discussion, the children had to analyze what was being said and questioned by the teacher and other colleagues, to relate previous knowledge, to plan the speech, to be attentive to the discussion, to wait the moment of speaking, in short, worked with several elements of self-regulation of learning. In this process, the development of children's arguments was also highlighted, since the open and investigative work favored children to present ideas and be heard, to raise hypotheses about the phenomena, to reflect on their actions, to organize information and to draw conclusions, aspects that also mark the process of scientific literacy. The work showed that young children can plan, believe that it is possible to learn and what they need to do to learn, focus on discussions and tasks, act in a way to rethink their actions and plan future actions, succeeding in argumentative activities and learning. In addition, we consider research with professional practice to be of great importance, and we believe that this work can collaborate with the studies on argumentation and self-regulation in classes of Natural Sciences since Early Childhood EducationDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Paixão, Fernando Jorge da, 1948-Tortella, Jussara Cristina BarbozaPolydoro, Soely Aparecida JorgeViveiro, Alessandra AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMandaji, Karina Calça, 1981-20192019-09-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639523MANDAJI, Karina Calça. Projeto "Brincando com a luz" e o desenvolvimento da argumentação e autorregulação em crianças da Educação Infantil. 2019. 1 recurso online (172 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639523. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1148961Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-14T14:32:55Zoai::1148961Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-14T14:32:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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