Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779 |
Resumo: | Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collar |
id |
UNICAMP-30_d3a865cd63f95b4965846c19bf470768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::175984 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadoresTrabalhadores e educaçãoOrientador: Cecilia Azevedo Lima CollarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio do ensino.Tais elementos, constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foi aqui denominado de educação do trabalho. educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico e, se contrapõe, a aqui denominada educação do capital. Essa compreensão é possibilitada porque o trabalhador é visto neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa, aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente, a sua direção. As análises empreendidas nesse estudo, tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo assim, como fio condutor, as contradições que medeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. Ancorado nas contribuições da economia política, da sociologia do trabalho e da educação histórico-crítica, este estudo procurou resgatar as positividades e negatividades engendradas nesse processo, delineando-se a possibilidade da construção de uma política de educação profissional, comprometida com a transformação social. A contribuição desse estudo, se traduz assim, no esforço de interpretação das propostas das diferentes entidades, consolidando-as, na perspectiva da educação do trabalhoAbstract: The purpose of this study is to identify, from the workers¿ perspective, the fundamental elements for a professional education policy for Brazil at the and of this century, in the context of formal education, especially at the secondary school level.These elements constitute the consensual nucleus of the proposals of workers¿ entities and is here named work education.The worker is seen in this astudy from a double perspective: from the class and from the entities that represent them, and his leading role is defined in the process of construction and implementation of na educational policy, hereby inserted, professional education as a form of disputing ethically and politically its direction. The analyses undertaken in this study have as a reference the actual changes in the workers¿s world and the educational demands resulting from this process such as the contradictions which mediate social relations in modern capitalism. Supported by the constribuitions of economic policy, the sociology of worl and critical-historical education, this study seeks to redeem the positive and negative aspects of this process, delinating the possibility of the construction of a professional education policy committed to social change. The contribution of this study, as seen in this way, in na effort to interpret the proposals of the different entities, consolidating them into a work education perspectiveDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Collares, Cecília Azevedo LimaPino, AngelMoises, Maria aparecida A.Rosso, Sadi Dal.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Olgamir Francisco de19991999-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf314 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779CARVALHO, Olgamir Francisco de. Preparar para o trabalho e para o tempo livre: tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores. 1999. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175984porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:58:39Zoai::175984Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:58:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores |
title |
Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores |
spellingShingle |
Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores Carvalho, Olgamir Francisco de Trabalhadores e educação |
title_short |
Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores |
title_full |
Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores |
title_fullStr |
Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores |
title_full_unstemmed |
Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores |
title_sort |
Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores |
author |
Carvalho, Olgamir Francisco de |
author_facet |
Carvalho, Olgamir Francisco de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Collares, Cecília Azevedo Lima Pino, Angel Moises, Maria aparecida A. Rosso, Sadi Dal. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Olgamir Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhadores e educação |
topic |
Trabalhadores e educação |
description |
Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collar |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-08-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779 CARVALHO, Olgamir Francisco de. Preparar para o trabalho e para o tempo livre: tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores. 1999. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CARVALHO, Olgamir Francisco de. Preparar para o trabalho e para o tempo livre: tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores. 1999. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 314 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188826876215296 |