Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Olgamir Francisco de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779
Resumo: Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collar
id UNICAMP-30_d3a865cd63f95b4965846c19bf470768
oai_identifier_str oai::175984
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadoresTrabalhadores e educaçãoOrientador: Cecilia Azevedo Lima CollarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo buscou identificar, na perspectiva dos trabalhadores, os elementos fundamentais para uma política de educação profissional para o Brasil neste final de século, no âmbito da educação formal, em especial, no nível médio do ensino.Tais elementos, constituem o núcleo consensual das propostas das entidades de trabalhadores e foi aqui denominado de educação do trabalho. educação do trabalho é parte integrante de um projeto social contra-hegemônico e, se contrapõe, a aqui denominada educação do capital. Essa compreensão é possibilitada porque o trabalhador é visto neste estudo sob uma dupla perspectiva: de classe e das entidades que os representam e o seu protagonismo é defendido no processo de construção e implementação da política educativa, aí inserida, a educação profissional, como forma de disputar ética e politicamente, a sua direção. As análises empreendidas nesse estudo, tiveram como referência as transformações atuais no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo assim, como fio condutor, as contradições que medeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. Ancorado nas contribuições da economia política, da sociologia do trabalho e da educação histórico-crítica, este estudo procurou resgatar as positividades e negatividades engendradas nesse processo, delineando-se a possibilidade da construção de uma política de educação profissional, comprometida com a transformação social. A contribuição desse estudo, se traduz assim, no esforço de interpretação das propostas das diferentes entidades, consolidando-as, na perspectiva da educação do trabalhoAbstract: The purpose of this study is to identify, from the workers¿ perspective, the fundamental elements for a professional education policy for Brazil at the and of this century, in the context of formal education, especially at the secondary school level.These elements constitute the consensual nucleus of the proposals of workers¿ entities and is here named work education.The worker is seen in this astudy from a double perspective: from the class and from the entities that represent them, and his leading role is defined in the process of construction and implementation of na educational policy, hereby inserted, professional education as a form of disputing ethically and politically its direction. The analyses undertaken in this study have as a reference the actual changes in the workers¿s world and the educational demands resulting from this process such as the contradictions which mediate social relations in modern capitalism. Supported by the constribuitions of economic policy, the sociology of worl and critical-historical education, this study seeks to redeem the positive and negative aspects of this process, delinating the possibility of the construction of a professional education policy committed to social change. The contribution of this study, as seen in this way, in na effort to interpret the proposals of the different entities, consolidating them into a work education perspectiveDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Collares, Cecília Azevedo LimaPino, AngelMoises, Maria aparecida A.Rosso, Sadi Dal.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Olgamir Francisco de19991999-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf314 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779CARVALHO, Olgamir Francisco de. Preparar para o trabalho e para o tempo livre: tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores. 1999. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175984porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:58:39Zoai::175984Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:58:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
title Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
spellingShingle Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
Carvalho, Olgamir Francisco de
Trabalhadores e educação
title_short Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
title_full Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
title_fullStr Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
title_full_unstemmed Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
title_sort Preparar para o trabalho e para o tempo livre : tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores
author Carvalho, Olgamir Francisco de
author_facet Carvalho, Olgamir Francisco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Collares, Cecília Azevedo Lima
Pino, Angel
Moises, Maria aparecida A.
Rosso, Sadi Dal.
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhadores e educação
topic Trabalhadores e educação
description Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collar
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779
CARVALHO, Olgamir Francisco de. Preparar para o trabalho e para o tempo livre: tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores. 1999. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CARVALHO, Olgamir Francisco de. Preparar para o trabalho e para o tempo livre: tensões e desafios da educação profissional no Brasil no final do seculo XX, na perpectiva dos trabalhadores. 1999. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
314 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188826876215296