Encenações da leitura na literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcela Roberta Ferraro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612803
Resumo: Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
id UNICAMP-30_d4120350a394787f631c6d44eef5a490
oai_identifier_str oai::773389
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Encenações da leitura na literatura infantilRepresentations of reading in children's literatureLeituraRepresentaçõesLiteratura infantojuvenilLivrosLeitoresReadingRepresentationsChildren's literaturesBooksReadersOrientador: Norma Sandra de Almeida FerreiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Dialogando com as questões levantadas pela História Cultural, o presente trabalho analisa as representações de leitura construídas pela Literatura Infantil. Ao olhar para essas imagens do leitor ficcional, é possível perceber como a idealização desse leitor vai divulgando modelos de comportamento legitimados para o público infantil. Cabe, portanto, analisar os implícitos da representação e investigar os protocolos ou dispositivos discursivos que procuram conduzir práticas de leitura. Sendo assim, sobressaem as seguintes indagações: Quem é esse leitor apresentado pela Literatura Infantil? Quais práticas são retratadas/construídas por essa literatura? Quais práticas legitima? Quais práticas divulga para formar o leitor? Ao reconhecer as representações mais recorrentes nessa literatura, este trabalho questiona as ausências e os silenciamentos em torno de leitores que o gênero não acolhe e de práticas não incluídas. Seguimos com a hipótese de que a construção literária do leitor, ao se apresentar como semelhante dos sujeitos reais, projeta os caminhos da história da leitura das crianças, sendo que as representações chamam à identificação, ao enquadramento e sugerem certas adequações através de dispositivos que visam regular seus usos e gestos. Atentar para esses aspectos nos possibilita perceber o caráter disciplinante dos textos para promover uma recepção mais consciente e mais cautelosa, de modo que possamos identificar as estratégias textuais que procuram nos controlar, impondo atitudes ditadas como adequadas e convencionais. A forma considerada aqui como a mais apropriada para abordar essas imagens consiste em não perder de vista o fato de serem representações literárias do leitor, em não deixar que se perca essa identidade artística, estética, formal, que compõe o contexto em que se abriga e se constrói o leitor. As análises apontam para a disseminação de um imaginário onde desponta a exaltação do leitor infantil, como forma de conquistá-lo, de discipliná-lo e de promover a consolidação do gênero.Abstract: Dialoging with the issues raised by the Cultural History the present work analyzes the representations of reading built by the Children's Literature. Looking at the images of the fictional reader, it is possible to notice how the idealization of this reader spreads models of legitimate behavior for the infant public. It is, therefore, important to analyze the implicit representation and investigate the protocols or discursive devices that underlie the reading practice. This way, the following questions are raised: Who is this reader presented by the Children's Literature? Which practices are portrayed or built by this literature? Which reading practices are legitimated? Which practices divulge to shape the reader? By recognizing the most recurrent representations in this literature, this work questions the absences and the silences around the readers that the gender doesn't accept. We follow the hypothesis that the literary built of the reader, presented as similar to the real subjects, projects the paths of history of children's reading, and that representations call our attention to the identification and framing and suggest certain adjustments through devices aiming at regulating their uses and gestures. The attention to these aspects enables us to notice the disciplinary character of the texts that promotes a more conscious and cautious reception, so that we can identify the textual strategies which try to control us, imposing dictated attitudes as adequate and conventional. The form considered here as the most appropriate to approach these images consists of not to lose sight of the fact that they are literary representations of the reader, and not to lose this artistic, aesthetic, formal identity which composes the context that carry and build the reader. The analyzes point to the dissemination of an imaginary, in which the exaltation of the child reader emerges as a way to conquer it, discipline it and promote the consolidation of the gender.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-Ribeiro, Maria Augusta Hermengarda WurthmannPlatzer, Maria BetaneaScorsi, Rosalia de AngeloGuedes-Pinto, Ana LúciaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Marcela Roberta Ferraro2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612803FERREIRA, Marcela Roberta Ferraro. Encenações da leitura na literatura infantil. 2010. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612803. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773389porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:58:11Zoai::773389Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:58:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Encenações da leitura na literatura infantil
Representations of reading in children's literature
title Encenações da leitura na literatura infantil
spellingShingle Encenações da leitura na literatura infantil
Ferreira, Marcela Roberta Ferraro
Leitura
Representações
Literatura infantojuvenil
Livros
Leitores
Reading
Representations
Children's literatures
Books
Readers
title_short Encenações da leitura na literatura infantil
title_full Encenações da leitura na literatura infantil
title_fullStr Encenações da leitura na literatura infantil
title_full_unstemmed Encenações da leitura na literatura infantil
title_sort Encenações da leitura na literatura infantil
author Ferreira, Marcela Roberta Ferraro
author_facet Ferreira, Marcela Roberta Ferraro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-
Ribeiro, Maria Augusta Hermengarda Wurthmann
Platzer, Maria Betanea
Scorsi, Rosalia de Angelo
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcela Roberta Ferraro
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Representações
Literatura infantojuvenil
Livros
Leitores
Reading
Representations
Children's literatures
Books
Readers
topic Leitura
Representações
Literatura infantojuvenil
Livros
Leitores
Reading
Representations
Children's literatures
Books
Readers
description Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612803
FERREIRA, Marcela Roberta Ferraro. Encenações da leitura na literatura infantil. 2010. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612803. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612803
identifier_str_mv FERREIRA, Marcela Roberta Ferraro. Encenações da leitura na literatura infantil. 2010. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612803. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
183 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138472524513280