Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lachi, Ricardo Luís, 1977-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619205
Resumo: Orientador: Heloísa Vieira da Rocha
id UNICAMP-30_d46c5c2e74219e13cf6fdb4ddda12ab7
oai_identifier_str oai::897591
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade de cursos superiores a distânciaQuality evaluatin of higher distance coursesEnsino a distância - Processamento de dadosEnsino superior - AvaliaçãoMineração de dados (Computação)Distance education - Data processingHigher education - EvaluationData miningOrientador: Heloísa Vieira da RochaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: O objetivo deste trabalho foi o de demonstrar que os dados armazenados nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) podem ser usados como importantes fontes de informação para avaliar a qualidade dos cursos. Para isso foi construído um modelo de avaliação baseado na coleta de respostas para conjuntos de perguntas específicas relacionadas a aspectos que a literatura define como relevantes para a avaliação de um curso online. A validade e a confiabilidade desses conjuntos de perguntas elaborados são discutidas e, especificamente no caso das perguntas subjetivas, foi apresentada uma comprovação estatística de sua confiabilidade por meio do cálculo do valor do indicador de confiabilidade Alfa de Cronbach, a partir de uma amostra de respostas coletadas. A definição desses conjuntos de perguntas específicas permitiu identificar que dados registrados em um AVA devem ser recuperados e que efetivamente trazem informações importantes para a avaliação do curso online. Por fim, foi desenvolvido todo um suporte computacional, tanto para facilitar a aplicação do modelo de avaliação proposto, quanto para a recuperação de dados registrados em um AVA. Isso comprovou a possibilidade de automatizar e resgatar computacionalmente dados registrados em um AVA e que eles são uma fonte de informação relevante para a avaliação de um curso online. Os resultados obtidos neste trabalho abrangem: a definição de um modelo claro e bem detalhado de quais aspectos devem efetivamente ser considerados na avaliação da qualidade de um curso online; a construção de um sistema computacional denominado SAESD (Sistema de Apoio para a Avaliação de cursos Superiores a Distância) para dar suporte e facilitar a aplicação do modelo de avaliação definido; a construção e o projeto de ferramentas computacionais capazes de recuperar informações relevantes para a avaliação da qualidade de um curso online, abrangendo desde a análise de logs do Sistema Operacional até o padrão de acessos dos participantes do curso onlineAbstract: The goal of this study was to demonstrate that the data stored in Virtual Learning Environments (VLEs) can be used as important sources of information to evaluate the quality of a distance course. This way, it was developed an evaluation model based on collection of answers to specific sets of questions related to aspects that literature defines as relevant to the evaluation of an online course. The validity and reliability of these sets of questions are discussed and developed. Particularly, it was calculated the Cronbach's Alpha coefficient for the set of subjective questions in order to prove statistically its validity. These questions helped to identify which data recorded in a VLE should be recovered and which effectively provide important information for the evaluation of an online course. Finally, we developed an entire computer support, both to facilitate the implementation of the proposed evaluation model, and for the recovery of data recorded in a VLE. This demonstrated the possibility to automate and rescue data recorded in a VLE, besides proving they are a source of relevant information to the evaluation of an online course. The main results reached in this work include: the definition of a clear and well detailed model of what aspects should effectively be considered in evaluating the quality of an online course; building a computer system called SAESD to support and help the implementation of the evaluation model defined; the construction and design of computational tools able to retrieve relevant information to online course assessment, which includes, the log analysis of the operating system and the access pattern of the online course participantsDoutoradoCiência da ComputaçãoDoutor em Ciência da Computação[s.n.]Rocha, Heloisa Vieira da, 1954-Carvalho, Ariadne Maria Brito RizzoniFreire, Fernanda Maria PereiraTanaka, Eduardo HidekiPaula, Fabrício Sergio deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLachi, Ricardo Luís, 1977-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf347 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619205LACHI, Ricardo Luís. Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância. 2012. 347 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619205. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/897591porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:50:55Zoai::897591Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:50:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância
Quality evaluatin of higher distance courses
title Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância
spellingShingle Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância
Lachi, Ricardo Luís, 1977-
Ensino a distância - Processamento de dados
Ensino superior - Avaliação
Mineração de dados (Computação)
Distance education - Data processing
Higher education - Evaluation
Data mining
title_short Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância
title_full Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância
title_fullStr Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância
title_sort Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância
author Lachi, Ricardo Luís, 1977-
author_facet Lachi, Ricardo Luís, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Heloisa Vieira da, 1954-
Carvalho, Ariadne Maria Brito Rizzoni
Freire, Fernanda Maria Pereira
Tanaka, Eduardo Hideki
Paula, Fabrício Sergio de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lachi, Ricardo Luís, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância - Processamento de dados
Ensino superior - Avaliação
Mineração de dados (Computação)
Distance education - Data processing
Higher education - Evaluation
Data mining
topic Ensino a distância - Processamento de dados
Ensino superior - Avaliação
Mineração de dados (Computação)
Distance education - Data processing
Higher education - Evaluation
Data mining
description Orientador: Heloísa Vieira da Rocha
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619205
LACHI, Ricardo Luís. Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância. 2012. 347 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619205. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619205
identifier_str_mv LACHI, Ricardo Luís. Avaliação da qualidade de cursos superiores a distância. 2012. 347 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619205. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/897591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
347 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189090443132928