Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616671 |
Resumo: | Orientador: Carlos Alberto Bandeira Guimarães |
id |
UNICAMP-30_d598e7ff4282e098429ba129f3666a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::839134 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempoA hybrid approach to the dynamic vehicle routing problem with time windowHeurísticaDistribuição de mercadoriasRoteirosProgramação heurísticaHeuristicDistribution of goodsItinerariesHeuristic programmingOrientador: Carlos Alberto Bandeira GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Os problemas dinâmicos de roteirização de veículos com janela de tempo (DVRPTW), derivados dos clássicos problemas de roteirização de veículos (VRP), são conhecidos e estudados há muito tempo. Devido ao barateamento das tecnologias de comunicação, de mapas digitais, a computadores mais rápidos e a sua relevância no dia a dia das empresas de transporte, o interesse da comunidade científica em solucioná-los vem ganhando maior importância e atenção.Este trabalho estuda as características dos DVRPTW e os tipos de abordagem para sua solução.Posteriormente é estabelecida uma estratégia de abordagem e aplicada uma heurística a um caso prático extraído do levantamento em campo em uma empresa de transporte de carga seca e fracionada na cidade de São Paulo, com o objetivo de reduzir o tempo de atendimento das coletas dinâmicas. Finalmente são realizados comparativos entre a prática e o simulado focando na avaliação do tempo de atendimento, distância percorrida e tempo de processamentoAbstract: The problems of dynamic vehicle routing with time window (DVRPTW), derived from the classic vehicle routing problem (VRP), are well known and studied for a long time. Due to cheapening of communication technologies, digital maps, faster computers and its relevance in everyday transport companies, the scientific community's interest in solve them is gaining greater importance and attention. This study shows the characteristics of DVRPTW and the types of approach to its solution. Later it is established a strategy and implemented an heuristic approach to a practical case taken from the field survey in a business of transporting dry cargo and fractionated in São Paulo, aiming to reduce the handling time of dynamics pickups. Finally comparisons are made between the practice and simulated focusing on the evaluation of service time, distance and time processingMestradoTransportesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Guimarães, Carlos Alberto Bandeira, 1957-Cunha, Claudio Barbieri daCosta, Diogenes CortijoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVecchini, Dálton Cherubim20112011-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf127 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616671VECCHINI, Dálton Cherubim. Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo. 2011. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616671. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839134porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-07T16:23:12Zoai::839134Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-04-07T16:23:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo A hybrid approach to the dynamic vehicle routing problem with time window |
title |
Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo |
spellingShingle |
Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo Vecchini, Dálton Cherubim Heurística Distribuição de mercadorias Roteiros Programação heurística Heuristic Distribution of goods Itineraries Heuristic programming |
title_short |
Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo |
title_full |
Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo |
title_fullStr |
Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo |
title_sort |
Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo |
author |
Vecchini, Dálton Cherubim |
author_facet |
Vecchini, Dálton Cherubim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Carlos Alberto Bandeira, 1957- Cunha, Claudio Barbieri da Costa, Diogenes Cortijo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vecchini, Dálton Cherubim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Heurística Distribuição de mercadorias Roteiros Programação heurística Heuristic Distribution of goods Itineraries Heuristic programming |
topic |
Heurística Distribuição de mercadorias Roteiros Programação heurística Heuristic Distribution of goods Itineraries Heuristic programming |
description |
Orientador: Carlos Alberto Bandeira Guimarães |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-12-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616671 VECCHINI, Dálton Cherubim. Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo. 2011. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616671. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616671 |
identifier_str_mv |
VECCHINI, Dálton Cherubim. Uma abordagem híbrida ao problema de roteirização dinâmica de veículos com janela de tempo. 2011. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616671. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 127 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189066586980352 |