Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzo, Itala Nair Tomei
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615706
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_d59e4e7124b9e5c5b31e008dd30c9781
oai_identifier_str oai::801096
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadoraActions, experiences and reflections of a teacher-literacyAprendizagemAlfabetizaçãoReflexãoLeraningLiteracyReflectionOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Do lugar de professora-alfabetizadora-pesquisadora de uma Escola Pública Municipal de Educação Fundamental de Campinas-SP, preocupada em qualificar minha prática, proponho-me narrar o percurso vivido em minha docência, como professora alfabetizadora no período de 2008 e 2009, evidenciando as ações, experiências e reflexões em diálogo com as práticas cotidianas escolares e as relações interpessoais. Para tanto, procurei estabelecer nexos e conexões entre estas vivências e as teorias que fundamentaram minhas ações. Neste processo foi fundamental construir um diálogo entre eu e os "outros" - alunos, pais, pares de trabalho e professores em formação - em minha constituição profissional. As reflexões presentes neste processo possibilitaram muitas ressignificações das minhas ações docentes bem como, a compreensão sobre os modos de aprender dos meus alunos principalmente no que se refere a alfabetização. Os registros escolares cotidianos e as vivências produzidas no processo desta pesquisa a partir de memórias e rememorações permitiram-me a reconstrução de um conjunto de ações, experiências e reflexões, que evidenciaram os saberes e conhecimentos mobilizados, produzidos e significados, a partir de diversas ações realizadas por mim na busca e consolidação de uma escola pública de qualidade para todas as crianças. De algumas lições aprendidas neste processo de pesquisa, ressalto: - analisar a prática pedagógica na busca de compreender as estratégias para que todos os alunos aprendam- a necessidade de intensificarmos a discussão sobre os diferentes modos de ensinar e aprender, pois nem todos aprendemos da mesma maneira; - o desafio de, enquanto professora-alfabetizadora, ter a uma prática de ensino mais diversificada, mais singular, seja com intervenções coletivas e/ou individuais; -considerar, no processo de alfabetização, a criança como sujeito que pensa e reflete sobre aquilo que aprende, que lhe é ensinado elabora hipóteses e reflete sobre as mesmas;- analisar o brincar como uma experiência cultural que envolve a construção de habilidades, conhecimentos e valores sobre o mundo.Abstract: From the place of literacy teacher-researcher, from a Municipal Public School Education in Campinas-SP, worried about qualifying my practice, I propose to narrate the course lived in my teaching, As a literacy teacher in the years 2008 and 2009, highlighting the actions, thoughts and experiences in dialogue with students everyday practices and interpersonal relationships. To do so, I sought to establish links and connections between these experiences and the theories justifying my actions. This process was critical to develop a dialogue between me and the "others" - students, parents, peers and teachers working in education - in my professional formation. The reflections in this process has enabled many teachers reinterpretation of my actions as well as the understanding of the ways of learning of my students especially when it comes to literacy. School records and everyday experiences produced in the process of this research from memories and recollections, allowed me to re-build a set of actions, experiences and reflections, which demonstrated the knowledge and expertise mobilized, and produced meanings from various actions taken by me. We emphasize that undertake such research in this reflexive movement, was a fundamental element in the production process, mobilization and significance of this knowledge and expertise evident in the pursuit and consolidation of a quality public school for all children. From some lessons learned in this research process, I emphasize: - examine the pedagogical practice in seeking to understand the strategies that all students learn - the need to deepen the discussion about the different ways of teaching and learning, because not everyone learns the same way - the challenge as a literacy professor, have a practice of education more diverse, more natural, been with collective interventions and / or individual;-consider, in the process of literacy, the child as an individual who thinks and reflects on what he learns, he is taught that elaborates and reflects assumptions about them; -analyze the playing as a cultural experience that involves the building of abilities, knowledge and values about the world.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Aragão, Ana Maria Falcão deChalub, Laura NoemiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRizzo, Itala Nair Tomei2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615706RIZZO, Itala Nair Tomei. Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora. 2011. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615706. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/801096porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:19:20Zoai::801096Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:19:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora
Actions, experiences and reflections of a teacher-literacy
title Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora
spellingShingle Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora
Rizzo, Itala Nair Tomei
Aprendizagem
Alfabetização
Reflexão
Leraning
Literacy
Reflection
title_short Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora
title_full Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora
title_fullStr Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora
title_full_unstemmed Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora
title_sort Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora
author Rizzo, Itala Nair Tomei
author_facet Rizzo, Itala Nair Tomei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Aragão, Ana Maria Falcão de
Chalub, Laura Noemi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzo, Itala Nair Tomei
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Alfabetização
Reflexão
Leraning
Literacy
Reflection
topic Aprendizagem
Alfabetização
Reflexão
Leraning
Literacy
Reflection
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615706
RIZZO, Itala Nair Tomei. Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora. 2011. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615706. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615706
identifier_str_mv RIZZO, Itala Nair Tomei. Ações, experiências e reflexões de uma professora-alfabetizadora. 2011. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615706. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/801096
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
113 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189057143504896