Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Shiderlene Vieira de Almeida
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584819
Resumo: Orientador: Rosely Palermo Brenelli
id UNICAMP-30_d5cabf2075a377a30e9d2a9df6975744
oai_identifier_str oai::115623
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamentalPiaget, Jean, 1896-1980AritméticaEnsino de primeiro grauOrientador: Rosely Palermo BrenelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve como objetivo verificar até que ponto crianças, pertencentes a segunda e terceira séries do ensino fundamental (N=12), se diferenciavam quanto ao desempenho e a compreensão em situações que envolviam operações de adição e subtração. As avaliações referentes ao desempenho e à compreensão contaram com as seguintes situações: resolução escrita e mental das operações, resolução de problemas de adição e subtração, prova da noção das operações e análise dos procedimentos de resolução das operações. Neste estudo, o desempenho foi analisado sob o ponto de vista da obtenção de êxito ao passo que a compreensão foi analisada com relação à capacidade do sujeito em explicar os procedimentos empregados nas resoluções das operações. A prova de "Inversão das Operações Aritméticas", organizada e descrita por Jean Piaget (1977j1995a), foi utilizada para verificar o nível de abstração reflexiva dos sujeitos desta pesquisa. Foram verificados três diferentes níveis de abstração entre os sujeitos: nível IB, lIA e IIB. Nas situações que envolviam apenas o uso do algoritmo não se verificou diferenças entre os sujeitos, entretanto, nas situações que exigiam compreensão emergiram diferenças significativas. Observou-se que os sujeitos não sabiam explicar, com o uso de fichas, os processos envolvidos na resolução das operações: empréstimos e reagrupamentos. Tal compreensão só foi possível para os sujeitos que possuíam um nível de abstração mais evoluído (N=2). Os demais sujeitos (N=lO) "sabiam" solucionar operações de adição e subtração, contudo, não foram capazes de demonstrar, por meio da ação material, uma compreensão sobre tais conteúdos.De acordo com os resultados obtidos concluiu-se que um bom desempenho não depende de um nível de abstração reflexiva mais evoluído, porém, a compreensão dos conteúdos em questão só se manifesta quando acompanhada de um nível de abstração superiorAbstract: The aim of this work is verify haw different can be the achievement and the comprehension of first and second graders in primary Brazilian schools in face of addition and subtraction operations. The evaluation tests concerning to the achievement and comprehension are measured by the following situations: mental and writing computation of operations, resolution of problems of addition and subtraction, notions of operations and analysis of the procedures involved in the solution of the operations. ln this study, the achievement is analyzed considering in children can get the right answers to the problems, by the other hand the comprehension is analyzed by the capacity of children to explain the procedures involved in the operations solution. The test of reflexive abstraction organized and described by Jean Piaget (1977/1995a), is applied to verify the different levels of children reflexive abstraction. It is verified three different levels: IB, IIA, IIB. ln situations that involve only the conventional use of algorithms we do not identity differences between children, however in situations where the comprehension is necessary, dramatic differences in the children's behavior is detected. ln this study we are able to verify that the majority of children do not know how explain, using chips, the processes involved in the resolution of the operations: regrouping and two column subtraction. That comprehension is possible only to children that are in a higher abstraction level (N=2). All others (N=10) know how perform the correct answer to addition and subtraction operations, but they are not able to show, using chips, a comprehension of those contents. Based an the results of this work we can conclude that a goad achievement can not be related to a higher reflexive abstraction level, however the comprehension about the contents only appears when children get a higher abstraction levelMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Brenelli, Rosely Palermo, 1949-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Shiderlene Vieira de Almeida19971997-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf146f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584819LOPES, Shiderlene Vieira de Almeida. Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental. 1997. 146f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584819. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115623porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:32:25Zoai::115623Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:32:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental
title Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental
spellingShingle Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental
Lopes, Shiderlene Vieira de Almeida
Piaget, Jean, 1896-1980
Aritmética
Ensino de primeiro grau
title_short Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental
title_full Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental
title_fullStr Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental
title_full_unstemmed Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental
title_sort Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental
author Lopes, Shiderlene Vieira de Almeida
author_facet Lopes, Shiderlene Vieira de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Shiderlene Vieira de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Aritmética
Ensino de primeiro grau
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Aritmética
Ensino de primeiro grau
description Orientador: Rosely Palermo Brenelli
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584819
LOPES, Shiderlene Vieira de Almeida. Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental. 1997. 146f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584819. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LOPES, Shiderlene Vieira de Almeida. Relações entre a abstração reflexiva eo conhecimento aritmetrico de adição e subtração em crianças do ensino fundamental. 1997. 146f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584819. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115623
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
146f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138325954560000