Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Albuquerque, Sonia Maria
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724
Resumo: Orientador : Sergio Goldenberg
id UNICAMP-30_d5d71951bc356cf269105dff1b610c3a
oai_identifier_str oai::65270
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamentoAprendizagemRelaxaçãoLeitura - Estudo e ensinoOrientador : Sergio GoldenbergTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo da presente investigação foi verificar se a aprendizagem da leitura seria facilitada quando ensinada imediatamente após ter sido o aluno preparado por meio de exercícios de relaxamento. O estudo foi desenvolvido durante o primeiro bimestre letivo de 1992, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás ( CA/UFG ) e no Lyceu de Goiânia ( LG ), ambos nesta capital. Testaram-se quatro grupos de escolares de ambos os sexos, da 58 série do 111 grau, com idade variando entre dez e treze anos. Os grupos experimentais (GE1 e GE2) foram submetidos a exercícios de relaxamento, imediatamente seguidos da aula de leitura. Os grupos de controle tiveram somente aula de leitura. Todos os grupos foram avaliados no início e no final do bimestre, através de teste tradicional e através da técnica CLOZE. Verificou-se que os grupos submetidos ao tratamento (relaxamento antes da aula de leitura), apresentaram melhor rendimento do que os grupos de controle, não submetidos a esse tratamentoAbstract: The aim of this research was to verify if the learning of reading would be facilitated when taught immediately after a relax training. The work was developed during the first 2 ( two ) months of the 1992 school year in two local elementary schools Namco "Colégio ue Aplicação ua Universiuaue Feueral ue GoMs" (CA/UFG) and "Lyceu de Goiânia". Four groups of boys and girls, aged from 10 to 13 years old attending lhe 5th degree, have been tested. The experimental groups (GE1 and GE2) were submitted to relax training methods and immediately after that, to a reading class. The control groups only attended the reading class. AlI groups were tested on the Cloze method and on traditional tests, at the beginning and at the end of lhe two months period required for the research. Results supply evidence that groups, which experienced the relax the training method before a reading class, had better performance than that of control groupsRésumé: Le but de ceUe étude est celui de vérifier l' inOuence qui peuvent avoir les exertices de clécontraction ctans I' apprcntissage de Ia Iceture. Pl1r une eompl1raison dcs résultl1ts ohtcnus ehczlcs groupes d' expérimentation et ceux de contrôle, par moyen de tests traditionnaux et de Ia technique CLOZE, on peut affirmer que les exercices de relaxation réalisés avant Ia classe de lecture entrainent une augmentation de un rendementDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Goldenberg, Sérgio, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASD'Albuquerque, Sonia Maria19931993-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf146f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724D'ALBUQUERQUE, Sonia Maria. Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem: aula de leitura apos sessão de relaxamento. 1993. 146f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65270porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:12:04Zoai::65270Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:12:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento
title Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento
spellingShingle Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento
D'Albuquerque, Sonia Maria
Aprendizagem
Relaxação
Leitura - Estudo e ensino
title_short Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento
title_full Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento
title_fullStr Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento
title_full_unstemmed Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento
title_sort Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento
author D'Albuquerque, Sonia Maria
author_facet D'Albuquerque, Sonia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldenberg, Sérgio, 1944-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Albuquerque, Sonia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Relaxação
Leitura - Estudo e ensino
topic Aprendizagem
Relaxação
Leitura - Estudo e ensino
description Orientador : Sergio Goldenberg
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724
D'ALBUQUERQUE, Sonia Maria. Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem: aula de leitura apos sessão de relaxamento. 1993. 146f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724
identifier_str_mv D'ALBUQUERQUE, Sonia Maria. Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem: aula de leitura apos sessão de relaxamento. 1993. 146f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65270
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
146f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188758519545856