Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724 |
Resumo: | Orientador : Sergio Goldenberg |
id |
UNICAMP-30_d5d71951bc356cf269105dff1b610c3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::65270 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamentoAprendizagemRelaxaçãoLeitura - Estudo e ensinoOrientador : Sergio GoldenbergTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo da presente investigação foi verificar se a aprendizagem da leitura seria facilitada quando ensinada imediatamente após ter sido o aluno preparado por meio de exercícios de relaxamento. O estudo foi desenvolvido durante o primeiro bimestre letivo de 1992, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás ( CA/UFG ) e no Lyceu de Goiânia ( LG ), ambos nesta capital. Testaram-se quatro grupos de escolares de ambos os sexos, da 58 série do 111 grau, com idade variando entre dez e treze anos. Os grupos experimentais (GE1 e GE2) foram submetidos a exercícios de relaxamento, imediatamente seguidos da aula de leitura. Os grupos de controle tiveram somente aula de leitura. Todos os grupos foram avaliados no início e no final do bimestre, através de teste tradicional e através da técnica CLOZE. Verificou-se que os grupos submetidos ao tratamento (relaxamento antes da aula de leitura), apresentaram melhor rendimento do que os grupos de controle, não submetidos a esse tratamentoAbstract: The aim of this research was to verify if the learning of reading would be facilitated when taught immediately after a relax training. The work was developed during the first 2 ( two ) months of the 1992 school year in two local elementary schools Namco "Colégio ue Aplicação ua Universiuaue Feueral ue GoMs" (CA/UFG) and "Lyceu de Goiânia". Four groups of boys and girls, aged from 10 to 13 years old attending lhe 5th degree, have been tested. The experimental groups (GE1 and GE2) were submitted to relax training methods and immediately after that, to a reading class. The control groups only attended the reading class. AlI groups were tested on the Cloze method and on traditional tests, at the beginning and at the end of lhe two months period required for the research. Results supply evidence that groups, which experienced the relax the training method before a reading class, had better performance than that of control groupsRésumé: Le but de ceUe étude est celui de vérifier l' inOuence qui peuvent avoir les exertices de clécontraction ctans I' apprcntissage de Ia Iceture. Pl1r une eompl1raison dcs résultl1ts ohtcnus ehczlcs groupes d' expérimentation et ceux de contrôle, par moyen de tests traditionnaux et de Ia technique CLOZE, on peut affirmer que les exercices de relaxation réalisés avant Ia classe de lecture entrainent une augmentation de un rendementDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Goldenberg, Sérgio, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASD'Albuquerque, Sonia Maria19931993-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf146f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724D'ALBUQUERQUE, Sonia Maria. Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem: aula de leitura apos sessão de relaxamento. 1993. 146f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65270porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:12:04Zoai::65270Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:12:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento |
title |
Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento |
spellingShingle |
Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento D'Albuquerque, Sonia Maria Aprendizagem Relaxação Leitura - Estudo e ensino |
title_short |
Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento |
title_full |
Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento |
title_fullStr |
Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento |
title_sort |
Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem : aula de leitura apos sessão de relaxamento |
author |
D'Albuquerque, Sonia Maria |
author_facet |
D'Albuquerque, Sonia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goldenberg, Sérgio, 1944- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Albuquerque, Sonia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Relaxação Leitura - Estudo e ensino |
topic |
Aprendizagem Relaxação Leitura - Estudo e ensino |
description |
Orientador : Sergio Goldenberg |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993-09-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724 D'ALBUQUERQUE, Sonia Maria. Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem: aula de leitura apos sessão de relaxamento. 1993. 146f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724 |
identifier_str_mv |
D'ALBUQUERQUE, Sonia Maria. Uma proposta de estudo visando a facilitação da aprendizagem: aula de leitura apos sessão de relaxamento. 1993. 146f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580724. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 146f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188758519545856 |