Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buratini, Diana Zwi
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596905
Resumo: Orientador: Denise Bertoli Braga
id UNICAMP-30_d6aa8c8fc94f57bfaf27d4989c9ddf6b
oai_identifier_str oai::303120
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibularCompreensão na leituraLíngua inglesaRecursos visuaisExame vestibularOrientador: Denise Bertoli BragaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Como professora de leitura em língua inglesa, preocupa-me entender como se dá o processo de compreensão de leitura em inglês, bem como buscar formas mais eficientes de melhorar o desempenho dos alunos nessa habilidade. Para tanto, fez-se necessária uma análise mais profunda das teorias de leitura em língua estrangeira, e também uma investigação sobre o desempenho dos alunos nessa prática. Do ponto de vista teórico, a literatura atual tem favorecido a orientação interativa de leitura em língua estrangeira. Dentro dessa orientação, a leitura depende tanto das estratégias descendentes de compreensão (processamento top down) quanto do processamento ascendente (bottom up). Em linha com a proposta do ensino de leitura instrumental tradicional, essa orientação mais recente também contempla a possibilidade de processos descendentes auxiliarem e compensarem o conhecimento deficiente da língua alvo que gera problemas no processamento ascendente (bottom up). A literatura também indica que os recursos visuais, tais como título e ilustração, bem como os recursos gráficos extra-verbais (negrito, itálico, diagramação, paragrafação) podem contribuir para a formação de hipóteses que ancoram processos descendentes e contribuem para a compreensão do texto. Teorias vinculadas à tradição semiótica, como a de Kress e Van Leeuwen, reforçam essa possibilidade ao apontar que nas matérias impressas da mídia, o aspecto visual assume diferentes funções no processo de veiculação da informação textual. Os autores também afirmam que a leitura do visual é culturalmente aprendida. É possível, portanto, pressupor que diferenças culturais podem afetar a utilidade do aspecto visual como âncora para a compreensão textual, principalmente em se tratando de leitura em língua estrangeira por leitores não proficientes no idioma. Neste trabalho buscarei investigar a relação da informação visual na compreensão de textos em inglês, tendo como objeto de análise exames de vestibular e dados de desempenho dos candidatosAbstract: As a teacher of English, my concern is understanding how the process of reading comprehension in English works, as well as searching for more efficient ways to improve the students¿ performance in this ability. For that, a deep analysis of foreign languages reading theories is necessary and, also, an investigation on the students¿ performance in this practice. Regarding theory, the literature has favored the interactive approach to foreign language reading. In this approach, the reading practice depends on both, bottom up and top down comprehension strategies. This approach also focuses on the possibility of top down processing to help and compensate for the deficient knowledge of the target language that generates problems on the bottom up processing. The literature also indicates that visual resources, such as titles, images, as well as non verbal graphic resources (bolding, italics, layout, paragraphing) may help to the construction of hypotheses that contribute to the comprehension of the text. Theories linked to the semiotic tradition, such as the one from Kress and van Leeuwen, reinforce this possibility when they point out that in the press media the visual aspect has different functions when transmitting the information. The authors also state that the visual reading is culturally determined. It is possible, though, to suppose that cultural differences may affect the use of visual aspects as the anchor to the comprehension of the text, mainly in the reading of foreign language by readers that are not proficient in the idiom. In this paper my aim is to investigate the importance of the visual information in the comprehension of texts in English, having as the object the analysis of a university admission examination and the performance data of the candidatesMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Maher, Terezinha de Jesus MachadoFreire, Maximina MariaBusnardo Neto, Joanne Marie MccaffreyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBuratini, Diana Zwi20042004-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596905BURATINI, Diana Zwi. Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira: reflexões sobre exames de vestibular. 2004. 151p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596905. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303120porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:54:27Zoai::303120Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:54:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibular
title Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibular
spellingShingle Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibular
Buratini, Diana Zwi
Compreensão na leitura
Língua inglesa
Recursos visuais
Exame vestibular
title_short Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibular
title_full Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibular
title_fullStr Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibular
title_full_unstemmed Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibular
title_sort Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira : reflexões sobre exames de vestibular
author Buratini, Diana Zwi
author_facet Buratini, Diana Zwi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Denise Bértoli, 1953-
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Freire, Maximina Maria
Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Buratini, Diana Zwi
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Língua inglesa
Recursos visuais
Exame vestibular
topic Compreensão na leitura
Língua inglesa
Recursos visuais
Exame vestibular
description Orientador: Denise Bertoli Braga
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596905
BURATINI, Diana Zwi. Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira: reflexões sobre exames de vestibular. 2004. 151p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596905. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BURATINI, Diana Zwi. Os recursos visuais na compreensão de leitura em lingua estrangeira: reflexões sobre exames de vestibular. 2004. 151p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596905. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
151p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188902114689024