As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noal, Mirian Lange
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603892
Resumo: Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
id UNICAMP-30_d72208de4f008831340b270624539cf1
oai_identifier_str oai::388749
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MSGuarani/kaiowa childhood: the mita reko of the children in the Pirakua villageCrianças indigenasÍndios Guarani KaiwáÍndios GuaraniCrianças pequenasIndigenous childrenGuarani/kaiowa indiansEarly childhood educationInfancy childhood pedagogyOrientador: Ana Lucia Goulart de FariaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A proposta desta pesquisa é conhecer as crianças Guarani/Kaiowá inseridas no cotidiano da Aldeia Pirakuá, Bela Vista/MS, evidenciando suas especificidades étnicas, registrando e descrevendo como vivem suas infâncias no espaço histórico e coletivo da aldeia: como brincam, como são inseridas no mundo dos adultos, com quem e como se relacionam, o que verbalizam, o que fazem, o que não fazem. Pesquisei a partir de concepções que consideram as crianças como seres históricos, sociais, étnicos, culturais, políticos e, portanto, portadoras de trajetórias que precisam ser respeitadas pelos adultos e pelo processo educativo nos quais estão inseridas. Através da pesquisa etnográfica conduzi minhas estadas na aldeia para observações e registros fotográficos das crianças brincando, caminhando nas trilhas, nadando no rio, participando dos rituais e das festas de seu povo, estabelecendo relações com outras crianças e com os adultos. As crianças foram observadas nas proximidades de suas casas, no cotidiano da aldeia e em momentos de festas e comemorações. Os dados coletados subsidiam o registro e a discussão do que significa ser criança em uma aldeia indígena através de vinhetas narrativas. Em minhas experiências vividas na Aldeia Pirakuá observei que estava diante de crianças que, resguardadas todas as situações de pobreza e de perdas, impingidas por um processo colonizador massacrante, ainda possuem o direito de, sendo crianças, serem sujeitos de suas experiências, de seus aprendizados, de suas liberdades. As crianças, nessa dinâmica, são livres para experimentar suas possibilidades, para resolver situações-problema, para produzir cultura. Observei que estava diante de adultos que não perderam o jeito criança de ser: lúdicos, atentos, alegres, brincalhões. Possuem riso fácil, ouvem com atenção, observam muito, interagem constantemente entre si, com as crianças e com o meio. A presença de contradições e de elementos não habituais na cultura Guarani/Kaiowá são evidenciados e discutidos a partir do conceito de circularidade cultural. Dessa forma, as crianças, desde muito pequenas, têm a oportunidade de estabelecer relações com diferentes espaços e diferentes pessoas. Podem construir conhecimentos não fragmentados, diretamente relacionados com o modo de ser e de viver de sua comunidade, tornando-se aptas para a sobrevivência e para a vida de sua cultura. Esses domínios de conhecimentos se evidenciam no saber ser um Guarani/Kaiowá. Modo de ser que reflete o pensar e o fazer como unidade, assegurando às crianças a capacidade de permanecer longe da mãe e de fazer experiências, sem manifestar inseguranças ou choros. No entanto, como o processo permite que cada criança tenha o seu ritmo, elas vão se constituindo Guarani/Kaiowá dos seus jeitos, construindo as dimensões humanas mediadas pelo meio e por suas características pessoais. Nessa dinâmica, esta pesquisa pretende colaborar com a visibilidade do conhecimento Guarani/Kaiowá e suas possíveis contribuições para a formação das professoras de crianças de zero a dez anos. Pretende também, instigar o debate sobre a construção de uma pedagogia que dê conta da diversidade cultural das infâncias brasileiras, que permita a cada criança ser quem é e, ao mesmo tempo, que possa ser, a cada dia, diferenteAbstract: The proposal of this research is to know the Guarani/Kaiowá children within the daily life of the Pirakuá Village, Bela Vista/South Mato Grosso, bringing out their ethnic specificity, registering and describing how they spend their childhood in the historical and collective space of the village: how they play, how they are inserted within the adult world, with whom they relate, what they verbalize, what they do, what they do not do. The research was carried out from the standpoint of conceptions that consider the children as historical, social, ethnic, cultural, political beings and, thus, bearers of trajectories that need to be respected by the adults and by the educational process in which they are inserted. Through ethnographic research, visits to the village were used for observations and photographic registers of children playing, walking along the trails, swimming the the river, participating in rituals and festivals of their people, establishing relationships with other children and with adults. The children were observed in the surroundings of their houses, in the daily life of the village, in festive moments and in commemorations. The data collected underwrite the register and discussion of what it means to be a child in an indigenous village by the use of short narratives. Experiences lived out in the Pirakuá Village showed that one was before children who, taking into account all the situations of poverty and losses, under the constraints of a crushing colonizing process, still have the right to be children, of being subjects of their experiences, their learning, their liberties. The children, in this dynamic, are free to experiment their possibilities, to solve problem situations, to produce culture. It was observed that the adults had not lost their way of being children: playful, attentive, happy, fun-loving. They smile easily, listen with attention, observe carefully, interact constantly amongst themselves, with the children and with the environment.The presence of contradictions and elements which are non-habitual in the Guarani/Kaiowá culture are brought out and discussed from the standpoint of cultural circularity. In this way, the children, from a tender age, have the opportunity to establish relationships with different spaces and different people. They can construct non-fragmented knowledge, directly related to the way of being and living of their community, becoming apt for survival and for life in their culture. These dominions of knowledge are apparent in knowing how to be a Guarani/Kaiowá. A way of being that reflects thinking and doing as a unit, guaranteeing for the children the ability of remaining away from their mother and of carrying out experiences, without manifesting insecurity or tearfulness. However, as the process permits that each child has its own rhythm, they grow into being Guarani/Kaiowá in their own way, constructing human dimensions mediated by the environment and by their personal characteristics.Within this dynamic, this research intends to collaborate with the visibility of Guarani/Kaiowá knowledge and their possible contributions to the training of teachers for children from zero to ten years old. The intention also is to instigate the debate on the construction of a pedagogy which can handle the cultural diversity of Brazilian childhood, which permits each child to be who they are and at the same time, be different each dayDoutoradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaDoutor em Educação[s.n.]Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-Gomes, Ana MariaAbramowicz, AneteGalzerani, Maria Carolina BovérioMaher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNoal, Mirian Lange20062006-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf353p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603892NOAL, Mirian Lange. As crianças guarani/kaiowa: o mita reko na aldeia Pirakua/MS. 2006. 353p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603892. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/388749porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:43:32Zoai::388749Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:43:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MS
Guarani/kaiowa childhood: the mita reko of the children in the Pirakua village
title As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MS
spellingShingle As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MS
Noal, Mirian Lange
Crianças indigenas
Índios Guarani Kaiwá
Índios Guarani
Crianças pequenas
Indigenous children
Guarani/kaiowa indians
Early childhood education
Infancy childhood pedagogy
title_short As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MS
title_full As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MS
title_fullStr As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MS
title_full_unstemmed As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MS
title_sort As crianças guarani/kaiowa : o mita reko na aldeia Pirakua/MS
author Noal, Mirian Lange
author_facet Noal, Mirian Lange
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Gomes, Ana Maria
Abramowicz, Anete
Galzerani, Maria Carolina Bovério
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Noal, Mirian Lange
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças indigenas
Índios Guarani Kaiwá
Índios Guarani
Crianças pequenas
Indigenous children
Guarani/kaiowa indians
Early childhood education
Infancy childhood pedagogy
topic Crianças indigenas
Índios Guarani Kaiwá
Índios Guarani
Crianças pequenas
Indigenous children
Guarani/kaiowa indians
Early childhood education
Infancy childhood pedagogy
description Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-08-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603892
NOAL, Mirian Lange. As crianças guarani/kaiowa: o mita reko na aldeia Pirakua/MS. 2006. 353p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603892. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NOAL, Mirian Lange. As crianças guarani/kaiowa: o mita reko na aldeia Pirakua/MS. 2006. 353p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603892. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/388749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
353p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797404975856353280