Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Emerson, 1972-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618735
Resumo: Orientadores: Laymert Garcia dos Santos, Danièle Cohn
id UNICAMP-30_d75d50829d7a602771cbc105fb23844d
oai_identifier_str oai::879578
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologiaFrom the absent sensation to the sensation as potency : theme and variations on art-technologyDe la sensation absente à la sensation comme puissance : thème et variations sur le rapport art-technologieArte e tecnologiaTecnologia da informaçãoPercepçãoIndividuaçãoArt and technologyTechnology, informationPerceptionIndividuationOrientadores: Laymert Garcia dos Santos, Danièle CohnApresenta-se duas versões da tese: uma versão completa redigida em português e uma versão resumida em francês, conforme exigido pela convenção estabelecida entre as duas Instituições.Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Um dos pressupostos básicos da presente tese é considerar que há realmente potencialidades a serem exploradas na relação arte-tecnologia. Todavia, apresentar tal relação em forma de dicotomia, maiormente nas expressões contemporâneas baseadas em informação digital, parece pouco promissor, embora seja prática comum. Valorar uma obra artística pelo maior ou menor uso de dispositivos técnicos em sua composição, por qual software ou hardware foram utilizados, só empobrece a discussão. Outro pressuposto fundamental é de que a sensação como campo problemático é central para que um encontro positivo entre arte-tecnologia ocorra. No entanto, costuma-se considerar que a tradução dos sentidos em dispositivos digitais, criando ambientes interativos ou imersivos centrados apenas na qualidade representativa dos aparatos, são suficientes para abarcar a complexidade da sensação. Uma consequência é a diminuição do conceito de informação das tecnologias atuais à mera troca de sinais, conforme preconizava já em seu início a cibernética. Assim, desenvolve-se apenas a parte empírica da sensação, deixando outra parte importante de fora, qual seja, aquela que o filósofo francês Gilles Deleuze chamou de sentiendum, ou aquilo que permite criar novos afectos e perceptos, devires outros. É na articulação entre sensação e informação que acredita-se residir o potencial para práticas que pretendem responder à altura aos desafios colocados pelo desenvolvimento da tecnociência contemporânea; práticas que não só incluem como extrapolam o mundo da arteAbstract: One of the basic assumptions of this thesis is to consider that actually there are potentialities to be explored in the relation between art and technology. However, presenting this relationship in the form of dichotomy mainly in contemporary expressions based on digital information, seems unpromising, although it is common practice. Valuing an artistic work at greater or lesser use of technical devices in its composition, by which software or hardware were used, only impoverishes the discussion. Another key assumption is that the sensation as a problematic field is central to promote a positive encounter between art-technology to be possible to occur. However, it is usual to considering that the translation of our senses in digital devices, creating immersive or interactive environments centered only on the representative quality of the devices are sufficient to encompass the complexity of the sensation. One consequence is the reduction of the concept of information of current technologies to mere exchange of signals, as it has already been advocated early by cybernetics theory. Thus, it is only developed the empirical part of the sensation, leaving out other important part, which is the one that the French philosopher Gilles Deleuze called sentiendum, that is, what allows us to create new affections and perceptions, other becomings. It is the link between sensation and information that it is believed to be the potential for practices wishing to adjust to the challenges placed by the development of contemporary technoscience; practices that not only include but go beyond the world of the artDoutoradoSociologiaDoutor em Sociologia[s.n.]Santos, Laymert Garcia dos, 1948-Cohn, DanièleLapoujade, DavidPelbart, Peter PálFerreira, Pedro PeixotoSenra, Stella Maris de FreitasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasL'Université de Paris 1. Panthéon SorbonnePrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreire, Emerson, 1972-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf352(166) p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618735FREIRE, Emerson. Da sensação ausente à sensação como potência: tema e variações sobre a relação arte-tecnologia. 2012. 352(166) p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618735. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/879578porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:46:43Zoai::879578Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:46:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia
From the absent sensation to the sensation as potency : theme and variations on art-technology
De la sensation absente à la sensation comme puissance : thème et variations sur le rapport art-technologie
title Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia
spellingShingle Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia
Freire, Emerson, 1972-
Arte e tecnologia
Tecnologia da informação
Percepção
Individuação
Art and technology
Technology, information
Perception
Individuation
title_short Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia
title_full Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia
title_fullStr Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia
title_full_unstemmed Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia
title_sort Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia
author Freire, Emerson, 1972-
author_facet Freire, Emerson, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Laymert Garcia dos, 1948-
Cohn, Danièle
Lapoujade, David
Pelbart, Peter Pál
Ferreira, Pedro Peixoto
Senra, Stella Maris de Freitas
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
L'Université de Paris 1. Panthéon Sorbonne
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Emerson, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e tecnologia
Tecnologia da informação
Percepção
Individuação
Art and technology
Technology, information
Perception
Individuation
topic Arte e tecnologia
Tecnologia da informação
Percepção
Individuação
Art and technology
Technology, information
Perception
Individuation
description Orientadores: Laymert Garcia dos Santos, Danièle Cohn
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618735
FREIRE, Emerson. Da sensação ausente à sensação como potência: tema e variações sobre a relação arte-tecnologia. 2012. 352(166) p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618735. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618735
identifier_str_mv FREIRE, Emerson. Da sensação ausente à sensação como potência: tema e variações sobre a relação arte-tecnologia. 2012. 352(166) p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618735. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/879578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
352(166) p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189086291820544