Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific American
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621544 |
Resumo: | Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto |
id |
UNICAMP-30_d7f6f74036a9ec817325f880ed336f71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::917513 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific AmericanFrom the print to the website and the tablet : the cases of the magazines Superinteressante and Scientific AmericanChartier, Roger, 1945-Jornalismo científicoInovações tecnológicasInteresses na leituraChartier, RogerScientific JournalismTechnological innovationsReading PracticesOrientador: Pedro da Cunha Pinto NetoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre diferentes dispositivos (revistas impressas, sites e tablets) de divulgação científica jornalística. Por meio do Estudo de Caso, a pesquisa mostra quais são os formatos, as formas e as ferramentas em uso pelas revistas especializadas: Superinteressante e Scientific American - versão original em inglês - para promover a circulação das ideias sobre Ciência. As divulgações citadas, como estudado por pesquisadores das áreas de Educação e Comunicação, podem ser utilizadas em leituras sobre Ciência por professores e alunos. Este estudo utiliza a linha desenvolvida por Roger Chartier, uma abordagem identificada como Nova História Cultural, que afirma que as práticas culturais modificam as formas de relação entre o leitor e o texto, em seus diversos dispositivos de leitura. Além da Análise Descritiva dos suportes de leitura, como complemento, também foram realizadas entrevistas com estudantes universitários de Ciência. As conexões entre a teoria e a análise demonstram a característica do hibridismo no tablet - que reúne recursos tanto da versão impressa, quanto para site - e apresentam um cenário de produção do Jornalismo Científico em dispositivos eletrônicos ainda em fase de desenvolvimento.Abstract: This thesis presents a study of scientific journalism in different devices (printed magazines, sites and tablets). Through the Case Study, the research shows formats, shapes and tools in use by specialized magazines as Superinteressante and Scientific American - original version in english - to promote circulation of ideas about Science. These magazines, as studied by researchers of the areas of Education and Communication, can be used in reading practices on Science by teachers and students. This study is based on the theory developed by Roger Chartier, an approach identified as New Cultural History, which affirms that recent cultural practices modify forms of relationship between the reader and the text, in its various reading devices. Besides the descriptive analysis of reading devices, it also holds some interviews with students from Science areas over reading practice. The connections between theory and the analysis demonstrate the characteristic of hybridism in tablet - which gathers resources from both of the printed version and the website - and feature a production scenario of Scientific Journalism in electronic devices that is still in a development phase.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-Zanotti, Carlos AlbertoFerreira, Norma Sandra de AlmeidaCarnicel, Amarildo BatistaCaldas, Maria das Graças CondeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrasileiro, Alessandra de Falco, 1982-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf198p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621544BRASILEIRO, Alessandra de Falco. Da versão impressa para o site e o tablet: os casos das revistas Superinteressante e Scientific American. 2013. 198p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621544. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917513porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:10:11Zoai::917513Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific American From the print to the website and the tablet : the cases of the magazines Superinteressante and Scientific American |
title |
Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific American |
spellingShingle |
Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific American Brasileiro, Alessandra de Falco, 1982- Chartier, Roger, 1945- Jornalismo científico Inovações tecnológicas Interesses na leitura Chartier, Roger Scientific Journalism Technological innovations Reading Practices |
title_short |
Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific American |
title_full |
Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific American |
title_fullStr |
Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific American |
title_full_unstemmed |
Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific American |
title_sort |
Da versão impressa para o site e o tablet : os casos das revistas Superinteressante e Scientific American |
author |
Brasileiro, Alessandra de Falco, 1982- |
author_facet |
Brasileiro, Alessandra de Falco, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960- Zanotti, Carlos Alberto Ferreira, Norma Sandra de Almeida Carnicel, Amarildo Batista Caldas, Maria das Graças Conde Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasileiro, Alessandra de Falco, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chartier, Roger, 1945- Jornalismo científico Inovações tecnológicas Interesses na leitura Chartier, Roger Scientific Journalism Technological innovations Reading Practices |
topic |
Chartier, Roger, 1945- Jornalismo científico Inovações tecnológicas Interesses na leitura Chartier, Roger Scientific Journalism Technological innovations Reading Practices |
description |
Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621544 BRASILEIRO, Alessandra de Falco. Da versão impressa para o site e o tablet: os casos das revistas Superinteressante e Scientific American. 2013. 198p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621544. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621544 |
identifier_str_mv |
BRASILEIRO, Alessandra de Falco. Da versão impressa para o site e o tablet: os casos das revistas Superinteressante e Scientific American. 2013. 198p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621544. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 198p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189107962740736 |