Gerencialismo, performatividade e responsabilização : análise da gestão da Secretaria da Educação de São Paulo na saúde mental dos professores no período de 2015 a 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolencsko, André Luis, 1985-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13146
Resumo: Orientador: Débora Cristina Jeffrey
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A presente pesquisa objetivou analisar o Programa Gestão em Foco responsável por implantar na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo o Método Melhoria de Resultados – MMR em parceria com a empresa Falconi Educação identificando os elementos gerencialistas e performadores que responsabilizam as(os) professoras(es) dos resultados educacionais. Como referencial de análise foram adotadas as contribuições de Michel Foucault, bem como a Teoria da Atuação Política desenvolvida por Stephen Ball, Meg Maguire e Annette Braun em 2016. O recorte cronológico de 2015 a 2018 se justifica em função das mudanças de gestão ocorridas na Secretaria da Educação, envolvendo o processo de implantação do MMR e os seus impactos educacionais e na categoria docente. A presente tese contribui para as discussões sobre a implantação de políticas públicas voltadas à saúde mental das(os) professoras(es), a valorização da carreira docente, além de fomentar a análise crítica no Grupo Estudos em Política e Avaliação Educacional (GEPALE – Unicamp) sobre a necessidade de maior envolvimento de todos no processo de construção e implantação de políticas educacionaisAbstract: The educational reforms initiated in Brazil in the 1990s, motivated by globalization, neoliberalism and the justification of achieving goals and improving quality, reconfigured the context of public schools, introducing techniques to control teaching work with a discourse of efficiency based on results parallel to the loss of autonomy, career plan and mental health of teachers. This research aimed to analyze the Management in Focus Program responsible for implementing the Improvement of Results Method - MMR in the Department of Education of the State of São Paulo in partnership with the company Falconi Educação, identifying the managerial elements and performers that make teachers responsible ( es) educational outcomes. As a reference for analysis, the contributions of Michel Foucault were adopted, as well as the Theory of Political Action developed by Stephen Ball, Meg Maguire and Annette Braun in 2016. The chronological cut from 2015 to 2018 is justified due to the management changes that occurred in the Secretariat of Education, involving the implementation process of the MMR and its educational impacts and on the teaching category. This thesis contributes to discussions about the implementation of public policies aimed at the mental health of teachers, the valuation of the teaching career, in addition to fostering critical analysis in the Group Studies in Educational Policy and Evaluation (GEPALE – Unicamp ) on the need for greater involvement of all in the process of building and implementing educational policiesDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Jeffrey, Debora Cristina, 1977-Pedrinho, Mara RosanaCamargo, Poliana Santosd'Avila, Carolina MachadoLamar, Adolfo RamosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDolencsko, André Luis, 1985-20232023-08-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13146DOLENCSKO, André Luis. Gerencialismo, performatividade e responsabilização: análise da gestão da Secretaria da Educação de São Paulo na saúde mental dos professores no período de 2015 a 2018. 2023. 1 recurso online (134 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13146. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361786porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-30T13:53:46Zoai::1361786Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-30T13:53:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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