Memória da violência no Brasil : apagamentos e testemunhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osmo, Alan, 1986-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4395
Resumo: Orientador: Márcio Seligmann-Silva
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spelling Memória da violência no Brasil : apagamentos e testemunhosMemory of violence in Brazil : obliterations and testimonialsMemóriaViolênciaTestemunho (Memória)Trauma psíquicoBrasil - HistóriaMemoryViolenceTestimony (Memory)Psychic traumaBrazil - HistoryOrientador: Márcio Seligmann-SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese parte de uma indagação sobre a memória da violência no Brasil. Se a história do país é marcada pelo colonialismo, por genocídios e pela escravidão, proponho me debruçar sobre os processos de apagamento da violência cometida e de silenciamento das vítimas. Ou seja, ao invés de pretender compreender ou revelar fatos sobre o passado, indago sobre o esquecimento sistemático que paira em nossa sociedade e que permite com que esses assuntos incômodos fiquem escondidos. Além disso, a reflexão sobre a memória se dá a partir de testemunhos que buscaram inscrever a violência e se contrapor a uma versão da história que se pretende única, neutra e objetiva. Esta tese é constituída por um ensaio composto de quatro capítulos relativamente independentes entre si. No primeiro, a partir de experiências de caminhada por espaços que foram palcos de violência e que depois passaram por um processo de total desfiguração, proponho uma reflexão teórica sobre a memória e os processos de apagamento no Brasil, introduzindo a temática que atravessará a tese. No segundo capítulo, discuto o testemunho do xamã yanomami Davi Kopenawa presente no livro A queda do céu (2015), bem como a sua crítica à centralidade que a escrita alfabética ocupa no pensamento dos brancos. Proponho então pensar a escrita em sua dimensão paradoxal de phármakon: se há uma predominância de metáforas de escrita em diversas reflexões sobre a memória, é importante destacar suas limitações quando indagamos sobre que teoria da memória seria mais justa e apropriada, tanto do ponto de vista cultural, quanto ético, para se refletir sobre o Brasil. No terceiro capítulo, discuto ficção científica, apagamento e testemunho, a partir do filme Branco sai, preto fica (2014), de Adirley Queirós. A partir da indagação "sem provas, não há passado?", reflito sobre episódios de violência cometidos por agentes de Estado que, devido à dificuldade de se produzir provas, raramente são reconhecidos como crime, de modo a produzir um esquecimento oficial sobre o passado. Por fim, no quarto capítulo, discuto a memória de dois episódios significativos da história do Brasil – a Guerra de Canudos (1896-1897) e o Massacre do Carandiru (1992) – a partir de duas obras artístico-literárias que buscaram testemunhar sobre a violência cometida: Os sertões (1902), de Euclides da Cunha, e Diário de um detento (1997), dos Racionais MC’s. Nesses casos em que a esfera do direito tem sistematicamente falhado em julgar crimes cometidos por agentes de Estado, a arte e a literatura parecem ser convocadas a se posicionar diante da história para denunciar a violência que correria o risco de ser apagadaAbstract: This doctoral thesis is based on the questioning about the memory of violence in Brazil. Since colonialism, genocides and slavery define our history, I decided to ponder the processes of obliteration of the memory of violence and the silencing of the victims. That is, instead of trying to understand or reveal facts about the past, I questioned how the systematic forgetfulness that hovers over our society makes it possible for such painful subjects to remain hidden. Besides, the way this thesis sees memory is based on testimonials that sought to inscribe violence and that made a stand against a version of History that is allegedly unique, neutral and objective. This thesis is composed of an essay made of four chapters relatively independent among themselves. Based on walking experiences in places that were stages of violence and that afterwards were completely transformed, the first chapter proposes a theoretical questioning about memory and its erasures, thus introducing the subject that will underline this thesis. The second one discusses the testimonial of the yanomami shaman Davi Kopenawa to be read in his book A queda do céu (2015) [The falling sky] and also the criticism therein to the role that alphabetical writing plays in the thinking of White people. My goal is to analyze the paradoxical dimension of writing as pharmakon. That is, if there is a prevalence of writing metaphors in several reflections about memory, it is necessary to highlight its limitations when asking ourselves which theory of memory would be more just and appropriate to ponder Brazil, both in regards to its cultural aspects and to its ethical aspects. The third chapter discusses Science Fiction, erasure and testimonial in the movie Branco sai, preto fica (2014) [White out, black in], by Adirley Queirós. Based on the question "if there is a past without evidence", I ponder the violence episodes committed by the State that, due to the difficulties of producing evidence, are seldomly recognized as crimes, so that there is an official obliteration of the past. The fourth one discusses the memory of two relevant episodes in the History of Brazil – the War of Canudos (1896-1897) and the Massacre of Carandiru (1992) – based on two literary works of art that sought to create testimonials about the violence committed. The works of art are Os sertões (1902) [Backlands: The Canudos Campaign], by Euclides da Cunha, and Diário de um detento (1997) [Convict’s diary], by Racionais MC’s. In these cases, where the rule of law has systematically failed to judge crimes committed by the State, art and literature seem to have been summoned to make a stand before history to charge the violence that could be obliteratedDoutoradoTeoria e Crítica LiteráriaDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Seligmann-Silva, Márcio, 1964-Penna, João Camillo Barros de OliveiraEndo, Paulo CesarJesus, Matheus Gato deMelo, Alfredo Cesar Barbosa deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOsmo, Alan, 1986-20222022-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (180 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4395OSMO, Alan. Memória da violência no Brasil: apagamentos e testemunhos. 2022. 1 recurso online (180 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4395. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243036Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-06T16:25:08Zoai::1243036Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-06T16:25:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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