Determinação dos niveis de tensões na lateral de um truque ferroviario
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576711 |
Resumo: | Orientador : Dino Ferraresi |
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Determinação dos niveis de tensões na lateral de um truque ferroviarioResistência de materiaisEngenharia mecânicaOrientador : Dino FerraresiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de CampinasResumo: O presente trabalho trata da determinação dos níveis de tensões nas laterais de truques ferroviários, tanto modelo" Ride Control" como o modelo "Barber", sob a ação de cargas estáticas. Neste sentido, foram adotados três procedimentos, um teórico, que constou da teoria dos elementos finitos, e dois experimentais, que constaram da técnica da extensometria aplicada em testes de campo e ensaios em laboratório. De posse dos resultados obtidos, foram determinados os níveis de tensões na lateral para cada um dos procedimentos utilizados. Após isto, foi realizada a determinação dos pontos críticos da estrutura. Além disso, foi feita a comparação dos resultados, obtidos atraves dos três procedimentos utilizados. Assim sendo, foram tiradas conclusões muito importantes, tanto em relação aos niveis de tensões na estrutura, como também na comparação dos três procedimentosAbstract: This study deals with the determination of stress level on side parts of railway boogies when submitted to static loads. Both "Ride Control" and "Barber" designs have been analysed. The work proceeds with two different points of view: a theoretical one - using the "Finite Elements Theory" - and an experimental one - using "Strain-Gages" technics. On the experimental part stress data have been gathered during actual field test travels. A second set of experimental stress data has been measured while the boogie's side parts were submitted with static loading on the laboratory. With the three different methods the critical sections of the structure were determined. Some interesting conclusions arise from this determination as well as from the comparison of the different methodsMestradoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Ferraresi, Dino, 1924-1991Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de CampinasPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Augusto Cesar Carreiro de19891989-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[82]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576711OLIVEIRA, Augusto Cesar Carreiro de. Determinação dos niveis de tensões na lateral de um truque ferroviario. 1989. [82]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576711. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/45325porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T23:09:23Zoai::45325Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T23:09:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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