A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594939 |
Resumo: | Orientador: Eusebio Lobo da Silva |
id |
UNICAMP-30_d8e8d3dba9350209e15198d1dc843947 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::294335 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporaisEnergia vitalPoéticaDançaCriação (Literária, artística, etc.)Composição (Arte)Orientador: Eusebio Lobo da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação objetiva discutir as relações entre a utilização consciente do Qi (conceito chinês de energia) e o desenvolvimento de processos criativos que sejam capazes de dialogar com a sociedade atual, contribuindo para a formação técnica e criativa de atores-bailarinos através da verificação da influência da percepção energética na composição de poéticas corporais. Parte do pressuposto que a energia é um elemento essencial para o desenvolvimento da percepção, pois ao mesmo tempo em que podemos percebê-la movendo nosso corpo, podemos conduzi-Ia para fins específicos, o que nos conduz ao seguinte problema: Será que ao estudarmos o desenvolvimento da percepção energética como guia para a construção de poéticas corporais estaremos contribuindo para o desenvolvimento técnico e criativo do artista - pesquisador, ator bailarino, desvendando uma poética que possa ser transcriada a favor de uma qualidade mais sutil de movimento e "dizer" artístico? Sendo esta uma pesquisa experimental e qualitativa, na qual concepção e realização são concomitantes, abordamos seu conteúdo através de dois procedimentos: a) observacional- descritivo e b) experimental- analítico, buscando compor um corpo discursivo sobre a relação entre energia e expressividade. Ao analisarmos os laboratórios práticos (compostos por alguns exercícios que desenvolvem a percepção da energia concomitantemente com trabalhos de improvisação e composição coreográfica) e as nossas experiências como performer constatamos que a percepção energética age sobre a presença cênica, sobre a qualidade e refinamento dos movimentos, sobre a clareza da intenção e no que diz respeito à integridade do bailarino, o que conseqüentemente refletirá em trabalhos mais elaborados e consistentesAbstract: This dissertation intends to discuss the relationship between the conscious utilization of Chinese Energy Conception ("Qi") and the creative processes development that could be able to dialogue with the present society; thus contributing to the technical and creative formation of actors-dancers, through the verification of the influence of energetic perception on the poetic corporal compositions. On the assumption that energy is an essential element to the development of the perception; as we can at the same time feel the energy moving our body or it could be directed for a specific finality, we ask: Could the study of energetic perception as a guide to the construction of the poetic-corporal composition contribute to the technical and creative development of the artist-researcher, actor dancer? and at the same time unveil a poetic that could be converted in behalf of a better quality of the tenuous movement and artistic "saying. This is an experimental and qualitative research, with concomitant conception and realization. Therefore we approach its contents in two procedures: a) observational - descriptive and b) experimental - ana1ytic, searching a discourse composition about the relationship of energy and expressiveness. Upon analyzing the practical works (composed by several exercises that develop the energy perception concomitant with works of improvisation and choreography composition) and our experiences as a performer, we could verify that the energetic perception perform on scenic presence, on the quality and refinement of the movements, on explicitness of intention and in respect to the integrity of the dancer what consequently will reflect more elaborated and consistent worksMestradoArtesMestre em Artes[s.n.]Silva, Eusébio Lobo da, 1952-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoretti, Andrezza Campos20032003-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf73p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594939MORETTI, Andrezza Campos. A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais. 2003. 73p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594939. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/294335porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:50:41Zoai::294335Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:50:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais |
title |
A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais |
spellingShingle |
A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais Moretti, Andrezza Campos Energia vital Poética Dança Criação (Literária, artística, etc.) Composição (Arte) |
title_short |
A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais |
title_full |
A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais |
title_fullStr |
A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais |
title_full_unstemmed |
A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais |
title_sort |
A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais |
author |
Moretti, Andrezza Campos |
author_facet |
Moretti, Andrezza Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Eusébio Lobo da, 1952- Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti, Andrezza Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Energia vital Poética Dança Criação (Literária, artística, etc.) Composição (Arte) |
topic |
Energia vital Poética Dança Criação (Literária, artística, etc.) Composição (Arte) |
description |
Orientador: Eusebio Lobo da Silva |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-10-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594939 MORETTI, Andrezza Campos. A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais. 2003. 73p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594939. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MORETTI, Andrezza Campos. A percepção energetica como guia para a composição de poeticas corporais. 2003. 73p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594939. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/294335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 73p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138381982072832 |