Supervisão na formação do enfermeiro na perspectiva da continuidade dos cuidados em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andresa Mendonça de, 1988-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641451
Resumo: Orientador: Eliete Maria Silva
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spelling Supervisão na formação do enfermeiro na perspectiva da continuidade dos cuidados em enfermagemSupervision during the nurse's formation through the perspective of health care continuity in nursingSistema Único de Saúde (Brasil)Educação em enfermagemGerenciamento da prática profissionalSupervisão de enfermagemContinuidade da assistência ao pacienteUnified Health SystemEducation, NursingPractice managementNursing, SupervisoryContinuity oh patient careOrientador: Eliete Maria SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: Introdução: O cenário atual se caracteriza por visível fragmentação dos serviços e das ações em saúde. A supervisão na enfermagem possui uma importante função no gerenciamento da assistência prestada e o enfermeiro, em seu papel de líder da equipe, deve exercê-la continuamente para a melhoria da qualidade do cuidado. Existem estudos que abordam a questão da supervisão em enfermagem na prática assistencial, porém são incipientes quando a questão é compreender a abrangência e a importância dessa atividade voltada ao processo de formação e à continuidade dos cuidados. Objetivo: Analisar e sistematizar a atividade de supervisão desenvolvida no Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem e sua articulação com a continuidade do cuidado. Método: Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018 em uma universidade pública no interior de Minas Gerais. Participaram acadêmicos de enfermagem no último período do curso; docentes da Faculdade de Enfermagem e enfermeiros que atuavam na supervisão dos alunos em campo de prática. Utilizou-se dois referenciais teóricos: Teoria da Complexidade de Edgar Morin e Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Os dados coletados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Temática. Resultados: Os dados foram apresentados em quatro artigos, um tópico sobre a caracterização dos participantes e três tópicos complementares ao artigo dois. Foram incluídos 80 participantes, dos quais 53 são enfermeiros assistenciais, 19 acadêmicos e oito docentes. Foi possível compreender a atividade de supervisão nos estágios como um processo composto por cinco principais fases: objetivo dos estágios, preparo do campo e dos participantes, recepção e ambientação do acadêmico em campo, desenvolvimento e avaliação das atividades. Essas fases mostraram-se inter-relacionadas. Sobre a articulação da supervisão desenvolvida nos estágios e as práticas de continuidade do cuidado ao paciente tanto no âmbito hospitalar quanto na atenção primária a saúde, construiu-se estas três categorias: "Inserção do aluno na dinâmica dos serviços", "Características da supervisão nos estágios" e "Oportunidades, desafios e aspectos que dificultam a atividade de supervisão voltada às práticas de continuidade de cuidado". Considerações finais: Percebe-se a pluralidade de elementos referentes à supervisão e à continuidade de cuidado ao paciente nas falas dos participantes. Nota-se, no cenário estudado, que a discussão sobre os elementos da supervisão nos estágios vem se aprimorando, porém são necessárias mais discussões sobre como a supervisão desenvolvida nesta etapa de formação pode favorecer melhores práticas de continuidade de cuidado. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de discussões e implementação do processo de Supervisão no Estágio Curricular Supervisionado em relação à continuidade do cuidado dentro da dinâmica de trabalho nos estágios, numa perspectiva complexa e com elementos que favoreçam uma prática educativa, segundo Freire, entre os envolvidos. Implicações para a prática: Espera-se avançar na compreensão dessa temática, tornando viável a socialização do conhecimento envolvendo a supervisão em enfermagem durante a formação dos enfermeiros, bem como fornecer subsídios para o desenvolvimento da qualificação destes frente à continuidade dos cuidados.Abstract: Introduction: The current scenario characterizes itself by a fragmentation of health services and actions. Supervision in nursing holds an important position in managing the provided health assistance and the nurse as team leader must continuously exercise supervision in order to improve health care quality. There is research that approaches supervision in nursing within practical assistance; however, existing research is incipient when the matter is to understand comprehensiveness and importance of the education process and continuity of patient care. Objective: To analyze and systematize supervision activity in nursing developed throughout Consolidated Nursing Practices Courses and its articulation with patient care continuity. Method: Qualitative research of case study type. Data was collected from November 2017 to January 2018 in a public university at the inland of the State of Minas Gerais. Participants of this research: Senior undergraduate nursing academics; professors of the Nursing Faculty and supervisor nurses of the senior undergraduates in practice field. Two theoretical references were used: Edgar Morin's Theory of Complexity and Paulo Freire's Pedagogy of Autonomy. Collected data were analyzed using the Content Analysis Technique on the thematic modality. Results: Content is presented within four in four articles, a topic on participant characterization of participants and three complementary Topics to article two. A total of 80 participants were included, of whom 53 were assistance nurses, 19 were academics and eight were university professors. It was possible to comprehend the supervision activity in Consolidated Nursing Practices Course as a process composed of five main phases, being: consolidated nursing practices course goals, preparation of both of the practice fields and participants, student reception and setting in the practice field, development and evaluation of the activities. These phases were interrelated. On the articulation of the supervision developed in the consolidated nursing practices course with the patient care continuity both in Hospital and Primary Health Care environments, three categories were built: "Student placement into the dynamics of the health services", "Characteristics of supervision in the consolidated nursing practices course" and "Opportunities, challenges and aspects that hinder the supervision activity focused on the practices of health care continuity". Final considerations: A plurality of elements of supervision and patient care continuity is perceived in the speeches of the participants. In this research’s study scenario it is also noted that discussions on the elements of supervision over consolidated nursing practices course is being improved; however, it lacks more discussions on how the developed supervision in this final education phase can promote better health care continuity practices. Results of this research highlight the necessity of further discussions and implementation of a process of supervision in the consolidated nursing practices course regarding health care continuity within the work dynamics of practical nursing activities under a Complex perspective and a Freire’s pedagogical relationship between all practitioners. Implications for practice: It is expected to advance the comprehension of this subject, socialization of knowledge that involves supervision in nursing during education of nurses as well as to provide means for developing their qualifications to health care continuity.DoutoradoEnfermagem e TrabalhoDoutora em Ciências da SaúdeCAPES38P 4071/19[s.n.]Silva, Eliete Maria, 1960-Contim, DivaniceSpiri, Wilza CarlaSilva, Kênia LaraLamas, José Luiz TatagibaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Andresa Mendonça de, 1988-20192019-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 200 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641451OLIVEIRA, Andresa Mendonça de. Supervisão na formação do enfermeiro na perspectiva da continuidade dos cuidados em enfermagem . 2019. 1 recurso online ( 200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641451. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164817Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-01T09:30:57Zoai::1164817Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-01T09:30:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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