Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minasi, Luis Fernando
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420
Resumo: Orientador: Fabio da Purificação de Bastos
id UNICAMP-30_d9f429103b9d7ed6a812b4beae142f44
oai_identifier_str oai::121140
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Participação cidadã e escola publica : a importancia da APMEscolas publicas 1 - São Paulo (Estado)Comunidade e escolaAssociação de Pais e professoresOrientador: Fabio da Purificação de BastosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho relata e analise uma proposta de um grupo de pais, como diretoria de uma Associação de Pais e Mestres de uma Escola Pública no Estado de São Paulo.Na experiência foi privilegiada a participação dos Pais, como elementos integrantes da Comunidade Escolar.O relato objetiva explicitar as relações de saber dos Pais e Professores no trabalho pedagógico da escola em relação à educação de seus filhos e alunos. O relato desta vivência é a coluna dorsal desta dissertação, pois, através das constatações aqui projetadas, encontram-se os pólos de análises e críticas e possíveis sugestões de mudança da escola.Na prática dos diferentes segmentos da escola, foi analisado o vínculo entre os poderes outorgados pelo saber e pelo exercício da função que cada um realiza no seu interior.Os setores pedagógico e administrativo revelaram-se como contribuintes para os processos alienadores das potencial idades dos pais e professores, ao impetrarem, com seu discurso pretensamente científico, um conhecimento instaurador de uma prática eminentemente obediente e servil, pelo poder disciplinador evidenciadoRésumé: Ce travail présente et analyse une proposition d'un groupe de parents, en tant que membre de Ia direction d'une Association de Parents et Enfants dans une École Publique à IÉtat de São Paulo.Dans cette expérience, Ia participation des parents, en tant qu'éléments qui intagrent Ia Communauté Scolaire, a été privilégiée. Ce rapport a comme objectif expliciter les relations du savoir des Parents et Professeurs dans le travail pédagogique de I'école en relation à I'éducation de leurs enfants et élave. Le rapport de cette expérience constitue le point principal de ce mémoire, étant donné que, à travers les constatations ici projectées, on trouve les pôles d'analyse, de critique et probables suggestions pour le changement de I'école. Dans Ia pratique, en ce qui concerne les différents constituants de I'école, le lien entre les pouvoirs accordés par le savoir et par I'éxcercice de Ia fonction dont chacun réalise dans son insu, ont été analysés.Les secteurs pédagogique et administratif se sont rélévés contribuables dans les processus aliénateurs des potencialités des parents et des professeurs, lors de I'impretation - par I'intermade d'un discours qui se veut scientifique - d'un connaissance qui instaure une pratique éminemment obéissante et serville, adoptée par le pouvoir disciplinateur mis en évidenceMestradoMestre em Educação[s.n.]Bastos, Fabio da Purificação deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMinasi, Luis Fernando19971997-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420MINASI, Luis Fernando. Participação cidadã e escola publica: a importancia da APM. 1997. 132f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121140porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:16:42Zoai::121140Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:16:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM
title Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM
spellingShingle Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM
Minasi, Luis Fernando
Escolas publicas 1 - São Paulo (Estado)
Comunidade e escola
Associação de Pais e professores
title_short Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM
title_full Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM
title_fullStr Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM
title_full_unstemmed Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM
title_sort Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM
author Minasi, Luis Fernando
author_facet Minasi, Luis Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fabio da Purificação de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Minasi, Luis Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas 1 - São Paulo (Estado)
Comunidade e escola
Associação de Pais e professores
topic Escolas publicas 1 - São Paulo (Estado)
Comunidade e escola
Associação de Pais e professores
description Orientador: Fabio da Purificação de Bastos
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-08-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420
MINASI, Luis Fernando. Participação cidadã e escola publica: a importancia da APM. 1997. 132f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420
identifier_str_mv MINASI, Luis Fernando. Participação cidadã e escola publica: a importancia da APM. 1997. 132f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
132f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188804049764352