Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420 |
Resumo: | Orientador: Fabio da Purificação de Bastos |
id |
UNICAMP-30_d9f429103b9d7ed6a812b4beae142f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::121140 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação cidadã e escola publica : a importancia da APMEscolas publicas 1 - São Paulo (Estado)Comunidade e escolaAssociação de Pais e professoresOrientador: Fabio da Purificação de BastosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho relata e analise uma proposta de um grupo de pais, como diretoria de uma Associação de Pais e Mestres de uma Escola Pública no Estado de São Paulo.Na experiência foi privilegiada a participação dos Pais, como elementos integrantes da Comunidade Escolar.O relato objetiva explicitar as relações de saber dos Pais e Professores no trabalho pedagógico da escola em relação à educação de seus filhos e alunos. O relato desta vivência é a coluna dorsal desta dissertação, pois, através das constatações aqui projetadas, encontram-se os pólos de análises e críticas e possíveis sugestões de mudança da escola.Na prática dos diferentes segmentos da escola, foi analisado o vínculo entre os poderes outorgados pelo saber e pelo exercício da função que cada um realiza no seu interior.Os setores pedagógico e administrativo revelaram-se como contribuintes para os processos alienadores das potencial idades dos pais e professores, ao impetrarem, com seu discurso pretensamente científico, um conhecimento instaurador de uma prática eminentemente obediente e servil, pelo poder disciplinador evidenciadoRésumé: Ce travail présente et analyse une proposition d'un groupe de parents, en tant que membre de Ia direction d'une Association de Parents et Enfants dans une École Publique à IÉtat de São Paulo.Dans cette expérience, Ia participation des parents, en tant qu'éléments qui intagrent Ia Communauté Scolaire, a été privilégiée. Ce rapport a comme objectif expliciter les relations du savoir des Parents et Professeurs dans le travail pédagogique de I'école en relation à I'éducation de leurs enfants et élave. Le rapport de cette expérience constitue le point principal de ce mémoire, étant donné que, à travers les constatations ici projectées, on trouve les pôles d'analyse, de critique et probables suggestions pour le changement de I'école. Dans Ia pratique, en ce qui concerne les différents constituants de I'école, le lien entre les pouvoirs accordés par le savoir et par I'éxcercice de Ia fonction dont chacun réalise dans son insu, ont été analysés.Les secteurs pédagogique et administratif se sont rélévés contribuables dans les processus aliénateurs des potencialités des parents et des professeurs, lors de I'impretation - par I'intermade d'un discours qui se veut scientifique - d'un connaissance qui instaure une pratique éminemment obéissante et serville, adoptée par le pouvoir disciplinateur mis en évidenceMestradoMestre em Educação[s.n.]Bastos, Fabio da Purificação deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMinasi, Luis Fernando19971997-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420MINASI, Luis Fernando. Participação cidadã e escola publica: a importancia da APM. 1997. 132f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121140porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T10:16:42Zoai::121140Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T10:16:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM |
title |
Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM |
spellingShingle |
Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM Minasi, Luis Fernando Escolas publicas 1 - São Paulo (Estado) Comunidade e escola Associação de Pais e professores |
title_short |
Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM |
title_full |
Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM |
title_fullStr |
Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM |
title_full_unstemmed |
Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM |
title_sort |
Participação cidadã e escola publica : a importancia da APM |
author |
Minasi, Luis Fernando |
author_facet |
Minasi, Luis Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Fabio da Purificação de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minasi, Luis Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas publicas 1 - São Paulo (Estado) Comunidade e escola Associação de Pais e professores |
topic |
Escolas publicas 1 - São Paulo (Estado) Comunidade e escola Associação de Pais e professores |
description |
Orientador: Fabio da Purificação de Bastos |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-08-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420 MINASI, Luis Fernando. Participação cidadã e escola publica: a importancia da APM. 1997. 132f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420 |
identifier_str_mv |
MINASI, Luis Fernando. Participação cidadã e escola publica: a importancia da APM. 1997. 132f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585420. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 132f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188804049764352 |