A UNESP e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagotto, Maria Dalva Silva
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583136
Resumo: Orientador: Newton Cesar Balzan
id UNICAMP-30_da079695e1a5ae76acf15c443c1b9c70
oai_identifier_str oai::101101
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A UNESP e a formação de professoresUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita FilhoProfessores - FormaçãoEducação - BrasilOrientador: Newton Cesar BalzanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Estudo analítico-descritivo sobre a formação de professores em cursos de Licenciatura oferecidos pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, que têm o Bacharelado correspondentes na mesma unidade e sob os cuidados do mesmo Conselho de Curso. Foram consideradas as opiniões dos alunos licenciados em 1993, obtidas mediante a aplicação de um questionário de respostas abertas para verificar o processo de formação pelo qual passaram, as principais contribuições e deficiências dos cursos, as experiências vividas e a atuação dos professores. F oram também ouvidos os coordenadores dos Conselhos de Curso, bem como os professores das diferentes Licenciaturas indicados pelos alunos. Outras informações foram obtidas através de documentos e catálogos emanados da Pró-Reitoria de Graduação e dos Conselhos de Curso. Os dados foram analisados sob o ponto de vista qualitativo. Foram também estudadas a história das Licenciaturas no Brasil, a criação da UNESP e a contribuição dos eventos científicos que tratam da formação de professores no país. As principais conclusões sugerem que cada uma das Licenciaturas estudadas organiza-se individualmente e que a maioria prende-se ao Bacharelado e subestima a formação de professores. Ao lado das contribuições que os cursos oferecem à formação de professores, evidenciam-se as suas deficiências e sugerem-se modificações para a melhorias das Licenciaturas. Dada a natureza deste estudo, as conclusões não podem ser generalizadas, mas constituem referências para a compreensão de situações análogasAbstract: This is a descritive and analytical study of teacher formation courses' with corresponding courses without said purpose offered by the State University of São Paulo (Universidade Estadual Paulista) at the same college and under the control of the same board. The opinions of the students who got teaching credencial in 1993, obtained by means of a questionnaire for open answers intended to show the formation process they went thought, the main contributions and shortcomings of their courses, their experiences and their teachers' performances, were considered. The coordinators of the Course Boards and the hteachers of the several teacher formation courses indicated by the students were inteviewed. Other information were collected from documents and catalogs issued by the Undergraduate Dean's Office and the Course Boards. The data were analyzed from the qualitative point of view. The history of the teacher formation courses in Brazil, the foundation of UNESP, and the contribution of scientific meetings dealing with teacher formation in this country were also studied. The main conclusions suggest that each of the studied courses leading to the degree of Licenciate organizes itself individually and that most of them are mainly concerned with the Bachelor's degree, underestimating teacher formation. Along with the contributions that such courses offer to the formation of teachers, their deficiencies are evinced, and suggestions for their improvement are presented. Due to the nature of this study, the conclusions cannot be generalized, but they constitute references for the understanding of analogous situationsDoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Balzan, Newton César, 1932-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPagotto, Maria Dalva Silva19951995-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf278f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583136PAGOTTO, Maria Dalva Silva. A UNESP e a formação de professores. 1995. 278f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583136. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/101101porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T07:41:16Zoai::101101Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T07:41:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A UNESP e a formação de professores
title A UNESP e a formação de professores
spellingShingle A UNESP e a formação de professores
Pagotto, Maria Dalva Silva
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Professores - Formação
Educação - Brasil
title_short A UNESP e a formação de professores
title_full A UNESP e a formação de professores
title_fullStr A UNESP e a formação de professores
title_full_unstemmed A UNESP e a formação de professores
title_sort A UNESP e a formação de professores
author Pagotto, Maria Dalva Silva
author_facet Pagotto, Maria Dalva Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balzan, Newton César, 1932-2019
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagotto, Maria Dalva Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Professores - Formação
Educação - Brasil
topic Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Professores - Formação
Educação - Brasil
description Orientador: Newton Cesar Balzan
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583136
PAGOTTO, Maria Dalva Silva. A UNESP e a formação de professores. 1995. 278f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583136. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PAGOTTO, Maria Dalva Silva. A UNESP e a formação de professores. 1995. 278f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583136. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/101101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
278f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188782000308224