Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Regiane da Silva Macedo, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2250
Resumo: Orientador: Inês Signorini
id UNICAMP-30_da82f8a582e97deb4bf5310ce4d4b2cb
oai_identifier_str oai::1234554
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio públicoBrowsing and reading paths in hypermedia by public high school studentsLetramento informacionalEstratégias de leitura onlineSemióticaLeituraDigital information literacyOnline reading strategiesHypermodal semioticsReading and browsingOrientador: Inês SignoriniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Filiada ao campo aplicado dos estudos da língua(gem), esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo geral identificar, descrever e analisar práticas letradas envolvendo a navegação e a leitura de um webdocumentário por doze alunos do ensino médio público, sendo seis do 1º ano e seis do 3º ano, na modalidade integral de uma escola estadual do interior do Mato Grosso do Sul. Além de compreender melhor as práticas de letramento envolvidas na leitura e navegação dos alunos, a pesquisa visa apontar subsídios à reflexão-ação docente. Para isso, foram articuladas contribuições teóricas sobre letramento informacional digital (GASQUE, 2012; GILSTER, 1997), estratégias de leitura online (SCHMAR-DOBLER, 2003; COIRO, 2007), semiótica hipermodal e multimodal (LEMKE, 2002, 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996) e práticas letradas multimodais (STREET, 2014; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007). O corpus de análise foi gerado por meio de um estudo de caso (YIN, 1989), inserido em uma abordagem qualitativa-interpretativista (BOGDAN; BIKLEN, 1998; ERICKSON, 1988). Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: questionário escrito sobre o perfil dos participantes, registros de navegação do referido webdocumentário, gravados no período de 2017 a 2018 por meio do software Cantasia Studio e entrevista semiestruturada após a navegação. Os resultados das análises demonstraram que, no contexto estudado, entrelaçam-se nas ações dos estudantes práticas letradas grafocêntricas e as inerentes ao ambiente hipermidiático. Assim, o acesso às seções/páginas do webdoc mesclaram ações como a navegação sequencial, a integração de mais de uma aba com pesquisa no google e/ou a reorganização do menu inicial, conferindo ao leitor navegador um senso de agência (PATTERSON, 2000). Destacaram-se nos percursos dos alunos uma quantidade maior de acesso a páginas textuais, seguida de conteúdo audiovisual, embora informações em formato de áudio e vídeo tenham destaque na organização do webdoc. Enquanto o acesso aos áudios/vídeos remete às práticas habituais mais voltadas ao entretenimento, o de textos remete às práticas em sala de aula em que pesquisas em portais/sites textuais aparentam ser ainda muito presentes na escola, reportando ao quanto a concepção de leitura linear e sequencial ainda emerge no acesso à informação online (THEISEN, 2015), além de corroborar o que sugere Signorini (2013) sobre a metáfora da borda para descrever a coexistência de práticas que se complementam e se entrelaçam em tempos de rápidas mudanças. Nesse sentido, os resultados da pesquisa descrevem processos importantes a serem considerados na formação e atuação pedagógica do professorAbstract: Affiliated to the applied language studies field, this Master's Thesis aims to identify, describe and analyze literate practices involving a webdocumentary browsing and reading by twelve public high school brazilian students, six of them from the 1st year and the other six from the 3rd year, in integral modality, of a state public school located in interior of Mato Grosso do Sul. In addition to better understanding the literacy practices involved in students' reading and browsing, the research aims to point out subsidies for the reflection-action of teachers. Therefore, theoretical contributions on digital information literacy (GASQUE, 2012; GILSTER, 1997), online reading strategies (SCHMAR-DOBLER, 2003; COIRO, 2007), hypermodal and multimodal semiotics (LEMKE, 2002, 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996) and multimodal literacy practices (STREET, 2014; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) were articulated. The corpus of analysis was developed through a case study (YIN, 1989) inserted in a qualitative-interpretative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1998; ERICKSON, 1988). Data were collected using the following instruments: a written questionnaire about the participants profile, browsing records of the webdocumentary, videos recorded from 2017 to 2018 using the software 'Cantasia Studio' and semi-structured interviews after browsing records. The analyzes results showed that, in the studied context, graphocentric literacy practices and those inherent to the hypermedia environment are intertwined in the students' actions. Thus, the access to the webdoc sections/pages merged actions such as sequential browsing, integration of more than one tab with google search and/or the reorganization of initial menu, giving the browser reader a sense of agency (PATTERSON, 2000). A greater amount of access to textual pages stood out in the students' paths, followed by audiovisual content, although information in audio and video format is highlighted in the organization of webdoc. While access to audio/video refers to usual practices focused especially on entertainment, that one of texts refers to classroom practices in which research on portals/textual sites seem to be still very present in school, indicating how much the linear reading and sequential concept still emerges in the access to online information (THEISEN, 2015), in addition to corroborating what Signorini (2013) suggests about the edge metaphor to describe the coexistence of practices that complement and intertwine in rapid change times. In this sense, the research results describe important processes to be considered in the teacher formation and pedagogical performance. In this sense, the research results describe important processes to be considered in the teacher's formation and pedagogical performance. Keywords: digital information literacy; online reading strategies; hypermodal semiotics; reading and browsingMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística AplicadaCNPQ133961/2015-0[s.n.]Signorini, Inês, 1951-Nogueira, Aryane SantosPinheiro, Petrilson AlanUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Regiane da Silva Macedo, 1985-20212021-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2250LIMA, Regiane da Silva Macedo. Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público. 2021. 1 recurso online (173 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2250. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1234554Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T15:02:16Zoai::1234554Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-12-17T15:02:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público
Browsing and reading paths in hypermedia by public high school students
title Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público
spellingShingle Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público
Lima, Regiane da Silva Macedo, 1985-
Letramento informacional
Estratégias de leitura online
Semiótica
Leitura
Digital information literacy
Online reading strategies
Hypermodal semiotics
Reading and browsing
title_short Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público
title_full Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público
title_fullStr Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público
title_full_unstemmed Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público
title_sort Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público
author Lima, Regiane da Silva Macedo, 1985-
author_facet Lima, Regiane da Silva Macedo, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Signorini, Inês, 1951-
Nogueira, Aryane Santos
Pinheiro, Petrilson Alan
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Regiane da Silva Macedo, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento informacional
Estratégias de leitura online
Semiótica
Leitura
Digital information literacy
Online reading strategies
Hypermodal semiotics
Reading and browsing
topic Letramento informacional
Estratégias de leitura online
Semiótica
Leitura
Digital information literacy
Online reading strategies
Hypermodal semiotics
Reading and browsing
description Orientador: Inês Signorini
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-10-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2250
LIMA, Regiane da Silva Macedo. Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público. 2021. 1 recurso online (173 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2250. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2250
identifier_str_mv LIMA, Regiane da Silva Macedo. Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público. 2021. 1 recurso online (173 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2250. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1234554
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189178835992576