A referenciação no processo de aquisição da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Edilaine Buin
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589131
Resumo: Orientador: Maria Bernadete Marques Abaurre
id UNICAMP-30_da9c40810215b745b8341424e3ee9484
oai_identifier_str oai::199767
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A referenciação no processo de aquisição da escritaReferência (Linguística)Sujeito (Filosofia)Aquisição de linguagemEscritaOrientador: Maria Bernadete Marques AbaurreDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo deste trabalho é discutir a questão da referenciação no âmbito da aquisição da modalidade escrita da linguagem. Para falarmos em referenciação, contamos com o estudo da anáfora e da catáfora, elementos responsáveis pela reativação de referentes no texto. Referir é entendido como uma atividade discursiva, de elaboração cognitiva, e não como uma atividade de "etiquetar" o termo lingüístico ao mundo. A linguagem, dentro da concepção que permeia este trabalho, não é vista como um código, mas como algo dinâmico, que se transforma e é responsável pela constituição do próprio sujeito. Com base nessa concepção de linguagem, entramos em contato com diferentes estratégias de referenciação utilizadas por dois sujeitos, L. e c., no texto escrito. Os dados, alguns escolares e outros realizados em casa, foram coletados qualitativamente: de L. temos alguns dados dos 7 aos 12 anos (1"a 4"série), de C. dos 10 e 11 anos (4"e 5"série). Em 1998, diante dos objetivos desta dissertação de mestrado, as atividades de escrita que as crianças realizavam, a partir das propostas da investigadora, foram filmadas. Depois de selecionados qualitativamente dados coletados especificamente nesse ano, recorríamos ao vídeo para sabermos mais sobre o momento em que o texto em questão foi produzido. Identificamos diferentes estratégias de referenciação utilizadas por um e outro sujeito e vimos que essas diferenças podem estar atreladas à história de cada um. Além disso, percebemos que a construção de um referente na escrita independe do que ocorre na oralidade ou mesmo do que ocorre em um texto original a partir do qual a criança reconta uma história. o leitor pode acompanhar os passos hipotéticos do raciocínio que cada um realizou ao substituir, apagar, selecionar nomes ou expressões referenciais, considerando que há elementos não lingüísticos intrínsecos à referenciação. O trabalho também possibilitou reflexões pedagógicas e lingüísticas que extrapolam seus principais objetivosAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística[s.n.]Abaurre, Maria Bernadete Marques, 1946-Koch, Ingedore Grunfeld VillaçaMayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Edilaine Buin20002000-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf149p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589131BARBOSA, Edilaine Buin. A referenciação no processo de aquisição da escrita. 2000. 149p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589131. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/199767porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:14:27Zoai::199767Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:14:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A referenciação no processo de aquisição da escrita
title A referenciação no processo de aquisição da escrita
spellingShingle A referenciação no processo de aquisição da escrita
Barbosa, Edilaine Buin
Referência (Linguística)
Sujeito (Filosofia)
Aquisição de linguagem
Escrita
title_short A referenciação no processo de aquisição da escrita
title_full A referenciação no processo de aquisição da escrita
title_fullStr A referenciação no processo de aquisição da escrita
title_full_unstemmed A referenciação no processo de aquisição da escrita
title_sort A referenciação no processo de aquisição da escrita
author Barbosa, Edilaine Buin
author_facet Barbosa, Edilaine Buin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abaurre, Maria Bernadete Marques, 1946-
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Edilaine Buin
dc.subject.por.fl_str_mv Referência (Linguística)
Sujeito (Filosofia)
Aquisição de linguagem
Escrita
topic Referência (Linguística)
Sujeito (Filosofia)
Aquisição de linguagem
Escrita
description Orientador: Maria Bernadete Marques Abaurre
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589131
BARBOSA, Edilaine Buin. A referenciação no processo de aquisição da escrita. 2000. 149p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589131. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BARBOSA, Edilaine Buin. A referenciação no processo de aquisição da escrita. 2000. 149p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589131. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/199767
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
149p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188839669891072