A suposta homossexualidade Parte II : a negação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandrino, Ronaldo, 1978-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634010
Resumo: Orientador: Angela Fátima Soligo
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spelling A suposta homossexualidade Parte II : a negaçãoThe alleged homosexuality Part II : DenialHomossexualidadeRepresentações sociaisPoliticas públicas em educaçãoSexo - DiferençasHomosexualitySocial representationsPublic educational policiesDifferenceDenialOrientador: Angela Fátima SoligoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa intitulada "A suposta homossexualidade Parte II ¿ A negação" é um estudo voltado para a compreensão da negação dos processos de formação de professores considerando a temática da homossexualidade, a partir da produção de um contexto social brasileiro favorável para que tal prática excludente exista e se amplie nos tempos atuais. Os aportes teóricos utilizados neste estudo apoiam-se na Teoria das Representações Sociais, numa articulação com a Filosofia da Diferença, assim como os estudos de Stephen Ball e Luis F. Aguilar Villanueva para o entendimento do contexto de produção das políticas públicas. Foram analisados todos os textos legais produzidos no âmbito federal, estadual (São Paulo) e municipal (Campinas e Hortolândia) relativos à homossexualidade entre os anos 2009 a 2017, buscando compreender as relações entre o material produzido juridicamente e a criação de contextos de negação da discussão da homossexualidade no espaço escolar. A análise documental foi realizada considerando duas possibilidades de interpretação do material coletado: uma quantitativa e outra qualitativa. Foram analisados 40 textos jurídicos sobre a temática, de um total geral de 42.585 (sem considerar o total de leis municipais, uma vez que tais dados não estão disponíveis para consulta pública). Percebeu-se que apesar da quantidade favorável de proposituras legais existentes ser maior que do que as contrárias, a maioria dos Projetos de Lei não foi aprovada, o que ilustra quantitativamente a negação da discussão da homossexualidade socialmente. A análise qualitativa foi realizada a partir da abordagem metodológica denominada Análise de Conteúdo. Os textos legais foram organizados em seis categorias de análise, sendo elas: A favor dos direitos civis homossexuais; Contra os direitos civis homossexuais; A favor da discussão da homossexualidade na escola; Contra a discussão da homossexualidade na escola; Contra os direitos civis/discussão na escola a partir de prerrogativa favorável; A restrição social da homossexualidade como produção da não-familiaridade: Ideologia de Gênero e Escola sem Partido. Percebem-se expressões de pensamento progressista vinculadas aos movimentos de lutas sociais pelas garantias dos direitos civis e, por sua vez, de um ambiente escolar mais justo; os ideais conservadores estão ligados a discursos religiosos cristãos, ou a interesses de grupos de poder, voltados para a manutenção da sociedade como ela está, sem possibilidades de mudança e que corroboram para a exclusão social da diferença. O Projeto Escola sem Partido e a chamada Ideologia de Gênero são ferramentas de uso daquilo que passa a ser entendido nesta pesquisa como a produção social da não-familiaridade, contribuindo para uma desconstrução das representações sociais atuais que avançaram na direção do respeito a homossexualidade, dando lugar ao estranhamento, à perpetuação da negação e, portanto, à possibilidade de um apagamento da diferença evidenciada nas distintas orientações sexuais. Evidencia-se assim o fato de que os textos legais criam um contexto de influência que interfere diretamente na vida, nas representações sociais, na negação da homossexualidade e sua discussão no ambiente escolarAbstract: The research entitled "The alleged homosexuality Part II - Denial" is a study aimed at understanding the denial of teacher training processes considering the issue of homosexuality, from the production of a favorable Brazilian social context for such an excluding practice to exist and expand in the present times. The theoretical contributions used in this study are based on the Theory of Social Representations, in articulation with the Philosophy of Difference, as well as the studies of Stephen Ball and Luis F. Aguilar Villanueva for the understanding of the context of the production of public policies. All legal texts produced at the federal, state (São Paulo) and municipal levels (Campinas and Hortolândia) concerning homosexuality between 2009 and 2017 were analyzed, seeking to understand the relations between the material produced legally and the creation of contexts of denial of the discussion of homosexuality in school. The documentary analysis was performed considering two possibilities of interpretation of the material collected: a quantitative and a qualitative one. A total of 40 legal texts on the subject were analyzed, from a total of 42,585 (without considering the total of municipal laws, since such data are not available for public consultation). It was noticed that although the favorable amount of existing legal propositions was greater than the opposites, most of the bills were not approved, which illustrates quantitatively the denial of the discussion of social homosexuality. The qualitative analysis was performed using the methodological approach called Content Analysis. The legal texts were organized into six categories of analysis, namely: In favor of homosexual civil rights; Against homosexual civil rights; In favor of the discussion of homosexuality in school; Against the discussion of homosexuality in school; Against civil rights / discussion in school from favorable prerogative; The social restriction of homosexuality as a production of unfamiliarity: Gender Ideology and School without Party. There are expressions of progressive thinking linked to the movements of social struggles for the guarantees of civil rights and, in turn, a fairer school environment; the conservative ideals are linked to Christian religious discourses, or to the interests of groups of power, aimed at maintaining society as it stands, without possibilities for change and which corroborate the social exclusion of difference. The Project without Party School and the so-called Gender Ideology are tools to use what is understood in this research as the social production of unfamiliarity, contributing to a deconstruction of current social representations that have advanced towards respect for homosexuality, giving place to the estrangement, to the perpetuation of the negation and, therefore, to the possibility of an erasure of the difference evidenced in the different sexual orientations. Thus, the legal texts create a context of influence that directly interferes with life, social representations, the denial of homosexuality and its discussion in the school environmentDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Lins, Heloísa Andreia de MatosSaraiva, Luis Fernando de OliveiraGallo, Silvio Donizetti de OliveiraUrt, Sonia da CunhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlexandrino, Ronaldo, 1978-20182018-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (218 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634010ALEXANDRINO, Ronaldo. A suposta homossexualidade Parte II: a negação. 2018. 1 recurso online (218 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634010. 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