A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandl, Carmem Elisa Henn
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599724
Resumo: Orientador: Vilma Leni Nista-Piccolo
id UNICAMP-30_dbd6abc955a381bf2fb38c9c599f99e2
oai_identifier_str oai::336126
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolarInteligênciaEducação física - Estudo e ensinoOrientador: Vilma Leni Nista-PiccoloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O presente trabalho tem como linha orientadora a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Esse autor foi um dos responsáveis pelo alargamento do conceito de inteligência. Suas publicações contribuíram para uma concepção de inteligência que vai além das capacidades lógico-matemática e verbal-lingüística. No desenvolvimento desta teoria, o autor se aprofundou nos estudos da organização cerebral a partir de achados da psicologia e da neurociência, e estabeleceu a multiplicidade das inteligências, diferenciando-as em oito potenciais: lingüístico, musical, lógico-matemático, espacial, corporal-cinestésico, intrapessoal, interpessoal e naturalista. O reconhecimento do movimento como uma manifestação de inteligência abre possibilidades de novas pesquisas e intervenções na Educação Física. Realizou-se um estudo com o objetivo de verificar quais intervenções pedagógicas contribuem para estimulação das inteligências. Os conhecimentos produzidos na psicologia e na pedagogia referentes ao processo de ensino-aprendizagem, especialmente aqueles relacionados aos princípios interacionistas, expressados nas propostas construtivista e na teoria ¿Ensinar para Compreensão¿, indicaram pontos importantes para as práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, a diversidade e o aumento da complexidade dos conteúdos e o ensino por situações-problema caracterizaram-se como profícuos para estimulação das inteligências. Através de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, fez-se uma análise, no interior das escolas públicas, para verificar se os conteúdos e os métodos de ensino, desenvolvidos nas aulas de Educação Física das 5as séries das escolas estaduais de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná, estão contribuindo para a estimulação da inteligência corporal cinestésica. A técnica de observação sistemática foi utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, seguida da descrição, redução e interpretação das informações coletadas. Chegou-se à conclusão de que os conteúdos tiveram uma diversidade e complexidade limitada, e que, embora tenham favorecido a presença de situações-problema, a intervenção dos professores foi deficitária, não garantido assim a estimulação da inteligência corporal cinestésicaAbstract: The present work has as its orienting line Howard Gardner Multiple Intelligences Theory. This author was one of the responsible persons for the intelligence concept enlargement. His publications contributed for the intelligence conception that goes beyond the logi.cal-mathematical and verbal-linguistic capacities. In this theory development, the author deepened into cerebral organization studies from Psychology and neuroscience discoveries, and established the intelligence multiplicity, differentiating them into eight potentials: linguistical, musical, logical-mathematical, spacial, corporeal-kinaesthetical, intra and interpersonal and naturalistic. The movement recognition as an intelligence manifestation, opens possibilities of new researches and interventions in Physical Education. It was performed an study with the aim of verifying which pedagogical interventions contribute for the intelligences stimulation. The knowledge produced in Psychology and Pedagogy referring to the teaching- learning process, especially those related to the interactionist principles, expressed at the Constructivist proposals and at the ¿Teaching for Comprehension¿ theory, indicated important points for the pedagogical practices. In this perspective the diversity and increasing contents complexity and the problem-situations teaching, characterized as profitable for the intelligences stimulation. Through a field research, with qualitative approaching, it was made an analysis, in the Public Schools, to verify whether the teaching contents and methods, developed in the 5th grades of Physical Education classes in Marechal Cândido Rondon State Schools, Paraná State, are contributing for the kinaesthetical corporeal intelligence stimulation. The systematic observation technique was used for the research development, followed by the collected informations description, reduction and interpretation. It was drawn the conclusion that the contents had a limited diversity and complexity, and that, although they had favored the problem-situations presence, the teachers intervention was deficient, so not assuring the Kinaesthetical Corporeal Intelligence stimulationDoutoradoPedagogia do MovimentoDoutor em Educação Física[s.n.]Nista-Piccolo, Vilma Leni, 1953-Freire, João BatistaVelardi, MariliaFerraz, Osvaldo LuizProdócimo, ElaineUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrandl, Carmem Elisa Henn20052005-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf198p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599724BRANDL, Carmem Elisa Henn. A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar. 2005. 198p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599724. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336126porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:10:12Zoai::336126Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar
title A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar
spellingShingle A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar
Brandl, Carmem Elisa Henn
Inteligência
Educação física - Estudo e ensino
title_short A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar
title_full A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar
title_fullStr A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar
title_full_unstemmed A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar
title_sort A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar
author Brandl, Carmem Elisa Henn
author_facet Brandl, Carmem Elisa Henn
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nista-Piccolo, Vilma Leni, 1953-
Freire, João Batista
Velardi, Marilia
Ferraz, Osvaldo Luiz
Prodócimo, Elaine
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandl, Carmem Elisa Henn
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Educação física - Estudo e ensino
topic Inteligência
Educação física - Estudo e ensino
description Orientador: Vilma Leni Nista-Piccolo
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-03-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599724
BRANDL, Carmem Elisa Henn. A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar. 2005. 198p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599724. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BRANDL, Carmem Elisa Henn. A estimulação da inteligencia corporal cinestesica no contexto na educação fisica escolar. 2005. 198p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599724. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
198p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138398513922048