A estética da margem em Ôrí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Reginaldo do Carmo, 1977-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640311
Resumo: Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira
id UNICAMP-30_dc060186f9c8832eb8dfc8ec85a58840
oai_identifier_str oai::1158155
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A estética da margem em ÔríThe aesthetic of the margin in ÔríFeminismo negroNegros no cinemaBlack feminismBlacks in motion picturesOrientador: Francisco Elinaldo TeixeiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Ôrí, de Raquel Gerber (1989), é considerado um filme da margem, por ser atravessado por duas estéticas distintas que margeiam as teorias científicas e cinematográficas tradicionais. São elas: 1) a estética ensaística: o cinema moderno e contemporâneo criativo, as vozes ensaísticas e a formação do quarto domínio e 2) a estética epistêmica: a contra-história de Ferro e/ou o saber localizado negro, marcado pelo afroperspectivismo e pelo feminismo negro. Por ser uma estética ensaística e marcada por um cinema moderno e contemporâneo criativo, a subjetividade, a experiência e a poética pensante em Ôrí são apresentadas por meio de um ponto de vista subjetivo do ensaísta, sejam os estados conscientes e inconscientes do próprio ato de pensar, principalmente enquanto discurso, sejam as "ambiguidades", o jogo de palavras e a polissemia. A voz-off pneumática e heteroglóssica ocorre por meio de um pensamento fragmentado, ora objetivo, ora subjetivo, pela combinação singular de matrizes audiovisuais típica dos filmes ensaísticos que potencializam as comunidades da margem. As construções audiovisuais de parâmetros binários burchianos são cheios de rupturas e estão em diálogo com outras áreas das artes. É um cinema contemporâneo marcado pelo hibridismo e pela combinação inovadora de formas audiovisuais em um filme dinâmico da margem cinematográfica. em Ôrí, a estética filosófica, em comunhão com a estética ensaística, produz um cinema que pensa o tempo todo. Portanto, Ôrí pode ser considerado, por suas diversas caraterísticas ensaísticas, filosóficas e estéticas, como um cinema no domínio do ensaio. Por fim, pela perspectiva da estética epistêmica, em Ôrí há uma contra-história ou a revelação de um saber localizado pela via do afroperspectivismo, que potencializa o pensamento negro por complexificar e enriquecer a identidade negra. A representação fílmica está, à luz do pensamento de Beatriz Nascimento, irradiada pelo pensamento negro em rede, que abre espaço para novos reposicionamentos, novos conceitos e ressignificações. Ôrí dialoga muito com o pensamento negro contemporâneo, principalmente com Achille MbembeAbstract: Ôrí, by Raquel Gerber (1989), is considered to be a film from the margin, as it is traversed by three distinct aesthetics that border traditional scientific and cinematographic theories. They are: 1) the philosophical aesthetic: the Deleuzian time-image; 2) essayistic aesthetics: creative modern and contemporary cinema, essayist voices and the formation of the fourth domain and 3) epistemic aesthetics: Ferro's counterhistory and / or black localized knowledge, marked by Afroperspectivism and black feminism. From the perspective of philosophical aesthetics, the Deleuzian time-image is evidenced in the innumerable filmic strategies when creatively combining, in different times, the images and the sounds, mainly in the sense of complexify the black identity. Because it is an essayistic aesthetic and marked by a modern and creative contemporary cinema, subjectivity, experience and thinking poetics in Ôrí are presented through a subjective point of view of the essayist, whether the conscious and unconscious states of the act of thinking itself mainly as a discourse, be it the "ambiguities", the play on words and the polysemy. The pneumatic and heteroglossic voice-off occurs through a fragmented thinking, sometimes objective, sometimes subjective, due to the unique combination of audiovisual matrixes typical of essay films that enhance the communities from the margin. The audiovisual constructions of burchian binary parameters are full of ruptures and are in dialogue with other areas of the arts. It is a contemporary cinema marked by hybridism and the innovative combination of audiovisual forms in a dynamic film from the cinematographic margin. In Ôrí, philosophical aesthetics, in communion with essayist aesthetics, produce a cinema that thinks all the time. Therefore, Ôrí can be considered, for its diverse essayistic, philosophical and aesthetic characteristics, as a cinema in the field of rehearsal. Finally, from the perspective of epistemic aesthetics, in Ôrí there is a counterhistory or the revelation of knowledge located through Afroperspectivism, which enhances black reason by complexifying and enriching black identity. The filmic representation is, in the light of Beatriz Nascimento's thought, radiated by the black reason in network, which opens space for new repositionings, new concepts and resignifications. Ôrí dialogues a lot of contemporary black reason, mainly with Achille MbembeMestradoMultimeiosMestre em Multimeios[s.n.]Teixeira, Francisco Elinaldo, 1954-Sobrinho, Gilberto AlexandreFerreira, CeiçaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguiar, Reginaldo do Carmo, 1977-20202020-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (168 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640311AGUIAR, Reginaldo do Carmo. A estética da margem em Ôrí. 2020. 1 recurso online (168 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640311. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1158155Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T10:45:11Zoai::1158155Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-12T10:45:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A estética da margem em Ôrí
The aesthetic of the margin in Ôrí
title A estética da margem em Ôrí
spellingShingle A estética da margem em Ôrí
Aguiar, Reginaldo do Carmo, 1977-
Feminismo negro
Negros no cinema
Black feminism
Blacks in motion pictures
title_short A estética da margem em Ôrí
title_full A estética da margem em Ôrí
title_fullStr A estética da margem em Ôrí
title_full_unstemmed A estética da margem em Ôrí
title_sort A estética da margem em Ôrí
author Aguiar, Reginaldo do Carmo, 1977-
author_facet Aguiar, Reginaldo do Carmo, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Francisco Elinaldo, 1954-
Sobrinho, Gilberto Alexandre
Ferreira, Ceiça
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Reginaldo do Carmo, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo negro
Negros no cinema
Black feminism
Blacks in motion pictures
topic Feminismo negro
Negros no cinema
Black feminism
Blacks in motion pictures
description Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640311
AGUIAR, Reginaldo do Carmo. A estética da margem em Ôrí. 2020. 1 recurso online (168 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640311. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640311
identifier_str_mv AGUIAR, Reginaldo do Carmo. A estética da margem em Ôrí. 2020. 1 recurso online (168 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640311. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1158155
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (168 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138557299785728