Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, João Bosco Gomes, 1996-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746
Resumo: Orientador: Alcides José Scaglia
id UNICAMP-30_dc7894f0cede455ab055a0e31cd5b637
oai_identifier_str oai::1378740
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionaisGame pedagogy : possibilities and potentialities in traditional feet ball games/playJogos - Finalidades e objetivosCapacidade de aprendizagemFutebolEnsinoGames - Goals and purposesLearning abilityFootballTeachingOrientador: Alcides José ScagliaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Diversos estudos apontam sugestões pedagógicas para manipular diferentes referências em relação aos elementos presentes no jogo e nas regras de ações, na busca de respostas que modifiquem o comportamento tático e técnico de jogadores de futebol. Há estudos que destacam a capacidade de jogos em enfatizar conteúdos no futebol, no entanto, ainda são escassas as informações que buscam analisar a seleção de tarefas coerentes associadas a capacidade dos jogadores e que estejam de acordo com os conteúdos desejados. As possibilidades e potencialidades, conceitos da Pedagogia do Jogo, podem auxiliar a realizar o planejamento e aplicação de tarefas que potencializem o desempenho e contribuam para o aprendizado de jogadores de futebol. Dessa forma, a presente dissertação tem por objetivo investigar as possibilidades e potencialidades no processo de seleção de diferentes jogos/brincadeiras de bola com os pés. A partir disso, será possível fornecer informações à treinadores de futebol sobre como utilizar os conceitos no processo de aplicação de um currículo de formação que busque a influência mútua entre jogo e jogador. Para atingir o objetivo proposto, a dissertação foi elaborada no modelo alternativo e dividido em estudos teóricos e práticos, totalizando quatro capítulos. No capítulo I contextualizei a Pedagogia do Jogo enquanto base teórica fundamental para uma proposta de ensino que valoriza o jogador como um ser humano autônomo e emancipado. A PJ leva em consideração as influências sociais e culturais que respaldam um modo particular de se aprender a jogar futebol no Brasil. Compreendendo a importância do jogador como um dos principais personagens na construção do conhecimento, o capítulo II chancela a importância de uma didática que estimule o jogador a buscar a construção de seus conhecimentos e habilidades. Nesse sentido, as possibilidades e potencialidades podem ser vistas como a operacionalização da sensibilidade pedagógica do treinador, como forma de alcançar as práticas pedagógicas. Adentrando nos estudos práticos, o capítulo III mostrou um piloto acerca das possibilidades e potencialidades em diferentes jogos/brincadeiras de bobinho, que me permitiu afirmar que esta tarefa evidencia o conteúdo de manutenção da posse de bola, mas que se apresenta de diferentes maneiras em jogadores de diferentes idades. Sendo assim, cabe ao treinador ter uma sensibilidade pedagógica apurada para potencializar o desempenho de seus jogadores de acordo com o contexto. Por fim, o capítulo IV buscou investigar as possibilidades e potencialidades em diferentes jogos de bobinho e timinho em jogadores de diferentes níveis de desempenho, sendo realizado uma análise mais detalhada acerca dos conteúdos evidenciados pelos jogadores de diferentes níveis de desempenho. Para isso, foi utilizada uma análise de indicadores propostos por variáveis posicionais obtidas por Sistema de Posicionamento Global (GPS). Os mesmos conteúdos foram enfatizados por jogadores de diferentes níveis. Todavia, as potencialidades se apresentaram diferentes, bem como a busca por soluções através do posicionamento dos jogadoresAbstract: Several studies point to pedagogical suggestions to manipulate different references in relation to the elements present in the game and in the rules of actions, in the search for answers that modify the tactical and technical behavior of soccer players. However, there is still little information that seeks to analyze the ability of developing players to select appropriate training content and tasks. The possibilities and potentialities, concepts of the Pedagogy of the Game, can help to carry out the planning and application of tasks that enhance the performance and contribute to the learning of soccer players. Thus, the present dissertation aims to investigate the possibilities and potentialities in the process of selecting different games/football games, in order to provide information to soccer coaches on how to use the concepts in the process of applying a curriculum. Training that seeks the mutual influence between game and player. To achieve the proposed objective, the dissertation was elaborated in the Scandinavian model and divided into theoretical and practical studies, totaling four chapters. In chapter I, I contextualized the Pedagogy of the Game as a fundamental theoretical basis for a teaching proposal that values the player as an autonomous and emancipated human being, taking into account the social and cultural influences that support a particular way of learning to play football in Brazil. . Understanding the importance of the player as one of the main characters in the process of knowledge construction, chapter II endorses the importance of a didactic that encourages the player to seek the construction of their knowledge and skills, and for that, it is necessary to reach practices pedagogical. In this sense, the possibilities and potentialities can be seen as the operationalization of the coach's pedagogical sensitivity, as a way of achieving pedagogical practices. Entering the practical studies, chapter III showed a pilot about the possibilities and potential in different games/plays of rondo, which allowed me to say that this task highlights the content of maintaining possession of the ball, but that it presents itself in different ways in players of different ages. Therefore, it is up to the coach to have a refined pedagogical sensitivity to enhance the performance of their players according to the context. Finally, chapter IV will seek to investigate the possibilities and potential in different games of rondo and timinho in players of different ages and levels of performance, being carried out a more detailed analysis about the contents evidenced by players of different ages and levels of performance, through from the analysis of indicators proposed by and by positional variables to be obtained by Global Positioning System (GPS). The same contents were emphasized by players of different levels. However, the potentials were different, as well as the search for solutions through the positioning of the playersAbertoMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação FísicaCNPQ130813/2020-6[s.n.]Scaglia, Alcides José, 1972-Thiengo, Carlos RogérioGodoy, Sérgio José IbáñezUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima Júnior, João Bosco Gomes, 1996-20222022-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (137 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746LIMA JÚNIOR, João Bosco Gomes. Pedagogia do jogo: possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais. 2022. 1 recurso online (137 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378740Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-18T09:12:08Zoai::1378740Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-18T09:12:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais
Game pedagogy : possibilities and potentialities in traditional feet ball games/play
title Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais
spellingShingle Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais
Lima Júnior, João Bosco Gomes, 1996-
Jogos - Finalidades e objetivos
Capacidade de aprendizagem
Futebol
Ensino
Games - Goals and purposes
Learning ability
Football
Teaching
title_short Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais
title_full Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais
title_fullStr Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais
title_full_unstemmed Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais
title_sort Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais
author Lima Júnior, João Bosco Gomes, 1996-
author_facet Lima Júnior, João Bosco Gomes, 1996-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaglia, Alcides José, 1972-
Thiengo, Carlos Rogério
Godoy, Sérgio José Ibáñez
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, João Bosco Gomes, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos - Finalidades e objetivos
Capacidade de aprendizagem
Futebol
Ensino
Games - Goals and purposes
Learning ability
Football
Teaching
topic Jogos - Finalidades e objetivos
Capacidade de aprendizagem
Futebol
Ensino
Games - Goals and purposes
Learning ability
Football
Teaching
description Orientador: Alcides José Scaglia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-12-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746
LIMA JÚNIOR, João Bosco Gomes. Pedagogia do jogo: possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais. 2022. 1 recurso online (137 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746
identifier_str_mv LIMA JÚNIOR, João Bosco Gomes. Pedagogia do jogo: possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais. 2022. 1 recurso online (137 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378740
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (137 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189196293734400