Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746 |
Resumo: | Orientador: Alcides José Scaglia |
id |
UNICAMP-30_dc7894f0cede455ab055a0e31cd5b637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1378740 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionaisGame pedagogy : possibilities and potentialities in traditional feet ball games/playJogos - Finalidades e objetivosCapacidade de aprendizagemFutebolEnsinoGames - Goals and purposesLearning abilityFootballTeachingOrientador: Alcides José ScagliaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Diversos estudos apontam sugestões pedagógicas para manipular diferentes referências em relação aos elementos presentes no jogo e nas regras de ações, na busca de respostas que modifiquem o comportamento tático e técnico de jogadores de futebol. Há estudos que destacam a capacidade de jogos em enfatizar conteúdos no futebol, no entanto, ainda são escassas as informações que buscam analisar a seleção de tarefas coerentes associadas a capacidade dos jogadores e que estejam de acordo com os conteúdos desejados. As possibilidades e potencialidades, conceitos da Pedagogia do Jogo, podem auxiliar a realizar o planejamento e aplicação de tarefas que potencializem o desempenho e contribuam para o aprendizado de jogadores de futebol. Dessa forma, a presente dissertação tem por objetivo investigar as possibilidades e potencialidades no processo de seleção de diferentes jogos/brincadeiras de bola com os pés. A partir disso, será possível fornecer informações à treinadores de futebol sobre como utilizar os conceitos no processo de aplicação de um currículo de formação que busque a influência mútua entre jogo e jogador. Para atingir o objetivo proposto, a dissertação foi elaborada no modelo alternativo e dividido em estudos teóricos e práticos, totalizando quatro capítulos. No capítulo I contextualizei a Pedagogia do Jogo enquanto base teórica fundamental para uma proposta de ensino que valoriza o jogador como um ser humano autônomo e emancipado. A PJ leva em consideração as influências sociais e culturais que respaldam um modo particular de se aprender a jogar futebol no Brasil. Compreendendo a importância do jogador como um dos principais personagens na construção do conhecimento, o capítulo II chancela a importância de uma didática que estimule o jogador a buscar a construção de seus conhecimentos e habilidades. Nesse sentido, as possibilidades e potencialidades podem ser vistas como a operacionalização da sensibilidade pedagógica do treinador, como forma de alcançar as práticas pedagógicas. Adentrando nos estudos práticos, o capítulo III mostrou um piloto acerca das possibilidades e potencialidades em diferentes jogos/brincadeiras de bobinho, que me permitiu afirmar que esta tarefa evidencia o conteúdo de manutenção da posse de bola, mas que se apresenta de diferentes maneiras em jogadores de diferentes idades. Sendo assim, cabe ao treinador ter uma sensibilidade pedagógica apurada para potencializar o desempenho de seus jogadores de acordo com o contexto. Por fim, o capítulo IV buscou investigar as possibilidades e potencialidades em diferentes jogos de bobinho e timinho em jogadores de diferentes níveis de desempenho, sendo realizado uma análise mais detalhada acerca dos conteúdos evidenciados pelos jogadores de diferentes níveis de desempenho. Para isso, foi utilizada uma análise de indicadores propostos por variáveis posicionais obtidas por Sistema de Posicionamento Global (GPS). Os mesmos conteúdos foram enfatizados por jogadores de diferentes níveis. Todavia, as potencialidades se apresentaram diferentes, bem como a busca por soluções através do posicionamento dos jogadoresAbstract: Several studies point to pedagogical suggestions to manipulate different references in relation to the elements present in the game and in the rules of actions, in the search for answers that modify the tactical and technical behavior of soccer players. However, there is still little information that seeks to analyze the ability of developing players to select appropriate training content and tasks. The possibilities and potentialities, concepts of the Pedagogy of the Game, can help to carry out the planning and application of tasks that enhance the performance and contribute to the learning of soccer players. Thus, the present dissertation aims to investigate the possibilities and potentialities in the process of selecting different games/football games, in order to provide information to soccer coaches on how to use the concepts in the process of applying a curriculum. Training that seeks the mutual influence between game and player. To achieve the proposed objective, the dissertation was elaborated in the Scandinavian model and divided into theoretical and practical studies, totaling four chapters. In chapter I, I contextualized the Pedagogy of the Game as a fundamental theoretical basis for a teaching proposal that values the player as an autonomous and emancipated human being, taking into account the social and cultural influences that support a particular way of learning to play football in Brazil. . Understanding the importance of the player as one of the main characters in the process of knowledge construction, chapter II endorses the importance of a didactic that encourages the player to seek the construction of their knowledge and skills, and for that, it is necessary to reach practices pedagogical. In this sense, the possibilities and potentialities can be seen as the operationalization of the coach's pedagogical sensitivity, as a way of achieving pedagogical practices. Entering the practical studies, chapter III showed a pilot about the possibilities and potential in different games/plays of rondo, which allowed me to say that this task highlights the content of maintaining possession of the ball, but that it presents itself in different ways in players of different ages. Therefore, it is up to the coach to have a refined pedagogical sensitivity to enhance the performance of their players according to the context. Finally, chapter IV will seek to investigate the possibilities and potential in different games of rondo and timinho in players of different ages and levels of performance, being carried out a more detailed analysis about the contents evidenced by players of different ages and levels of performance, through from the analysis of indicators proposed by and by positional variables to be obtained by Global Positioning System (GPS). The same contents were emphasized by players of different levels. However, the potentials were different, as well as the search for solutions through the positioning of the playersAbertoMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação FísicaCNPQ130813/2020-6[s.n.]Scaglia, Alcides José, 1972-Thiengo, Carlos RogérioGodoy, Sérgio José IbáñezUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima Júnior, João Bosco Gomes, 1996-20222022-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (137 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746LIMA JÚNIOR, João Bosco Gomes. Pedagogia do jogo: possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais. 2022. 1 recurso online (137 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378740Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-18T09:12:08Zoai::1378740Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-18T09:12:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais Game pedagogy : possibilities and potentialities in traditional feet ball games/play |
title |
Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais |
spellingShingle |
Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais Lima Júnior, João Bosco Gomes, 1996- Jogos - Finalidades e objetivos Capacidade de aprendizagem Futebol Ensino Games - Goals and purposes Learning ability Football Teaching |
title_short |
Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais |
title_full |
Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais |
title_fullStr |
Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais |
title_sort |
Pedagogia do jogo : possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais |
author |
Lima Júnior, João Bosco Gomes, 1996- |
author_facet |
Lima Júnior, João Bosco Gomes, 1996- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scaglia, Alcides José, 1972- Thiengo, Carlos Rogério Godoy, Sérgio José Ibáñez Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Júnior, João Bosco Gomes, 1996- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos - Finalidades e objetivos Capacidade de aprendizagem Futebol Ensino Games - Goals and purposes Learning ability Football Teaching |
topic |
Jogos - Finalidades e objetivos Capacidade de aprendizagem Futebol Ensino Games - Goals and purposes Learning ability Football Teaching |
description |
Orientador: Alcides José Scaglia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-12-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746 LIMA JÚNIOR, João Bosco Gomes. Pedagogia do jogo: possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais. 2022. 1 recurso online (137 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746 |
identifier_str_mv |
LIMA JÚNIOR, João Bosco Gomes. Pedagogia do jogo: possibilidades e potencialidades em jogos/brincadeiras de bola com os pés tradicionais. 2022. 1 recurso online (137 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16746. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378740 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (137 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189196293734400 |