Influência das desuniformidades do pneumático no conforto vibracional de um veículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thaís Barbosa dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613078
Resumo: Orientador: José Roberto deFrança Arruda
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spelling Influência das desuniformidades do pneumático no conforto vibracional de um veículoThe influence of tire non-uniformities in the vibrational confort of a vehicleIncertezaAnálise estocásticaPneumáticosVibraçãoUncertaintyStochastic analysisTiresVibrationOrientador: José Roberto deFrança ArrudaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: O presente trabalho consiste no estudo estocástico da influência da variabilidade do pneumático no conforto vibracional dos ocupantes do veículo. Elementos de viga curva Euler-Bernoulli formam um anel que representa o pneu. Este é sujeito a uma força girante na direção radial e sua resposta é calculada através do Método do Elemento Espectral. Tal força girante é modelada como um pulso triangular fora de fase aplicada nos diferentes nós do anel. A pressão interna, os efeitos inerciais e o efeito da rigidez da parede lateral em duas direções são considerados na modelagem. A componente radial da força resultante no eixo do pneumático é analisada como critério de conforto. Ela resulta da atuação do pneu na absorção das imperfeições do solo, ou seja, é uma medida do desempenho do pneumático. Os valores obtidos através da simulação são comparados com dados experimentais fornecidos pela Pirelli Pneus Ltda. Partindo desse modelo validado, uma metodologia de aplicação da teoria estocástica para analisar a variabilidade de pneumáticos é desenvolvida e desuniformidades como emendas são inseridas no modelo como informações de caráter aleatório. O Método de Monte Carlo é utilizado como solverAbstract: The present work consists in a stochastic study of the influence of the pneumatic variability on the vehicle passengers vibrational comfort. Euler-Bernoulli curved beam elements constitute a ring which represents a pneumatic tire. It is subjected to a rotating radial force and its response is calculated through Spectral Elements Method. The internal pressure, the inertial effects and the side-wall stiffness in two directions effect are considered in the model. The radial component of the resultant hub force is analysed as the comfort criterion. It is the tire performance result on the soil impecfections absorbation. The obtained numerical data are compared with experimental data provided by Pirelli Pneus Ltda. Starting from this validated model, a methodology for the stochastic theory application in order to represent the tire variability is developed. Imperfections like amendments are introduced in the model as informations with an aleatory character. The Monte Carlo Method is used as solverMestradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Arruda, José Roberto de França, 1954-Meirelles, Pablo SiqueiraRade, Domingos AlvesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Thaís Barbosa dos2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf72 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613078SANTOS, Thaís Barbosa dos. Influência das desuniformidades do pneumático no conforto vibracional de um veículo. 2010. 72 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613078. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775411porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:00:32Zoai::775411Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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