Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Edalma Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto
id UNICAMP-30_dd169ead0d660f74191be9bbbf081e90
oai_identifier_str oai::989635
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal FluminenseMobilizations in the process of supervised internship in initial teacher training : reflections of experiences at the Fluminense Federal InstituteEstágio supervisionadoLicenciaturaSupervised internshipBachelorMobilizationRelational dimensionOrientador: Ana Lúcia Guedes PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve como objetivo analisar o papel mobilizador do estágio enquanto tempo/espaço que dimensiona compreensões da docência, percebendo assim sua influência nos percursos escolares dos graduandos e sua relação com a escolha da profissão. A abordagem metodológica escolhida ancorou-se na perspectiva qualitativa, assumindo como referencial teórico o conceito de mobilização desenvolvido por Bernard Charlot, apropriando-se também de contribuições freirianas. Nesses termos, trata-se de um estudo de caso desenvolvido com oito estudantes e egressos do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ, das Licenciaturas em Química, Biologia, Matemática, Geografia e Letras. Os dados analisados foram produzidos a partir de entrevistas semi-estruturadas, todas realizadas pela pesquisadora, gravadas em áudio entre os anos de 2013 e 2015. As análises reafirmaram a contribuição do estágio na formação docente que, ao envolver o estagiário nos fazeres da vida da escola, a mobilização se institui como movimento articulador do processo. A tripla dimensão formativa, possibilitada nos encontros entre discentes, docentes da Instituição de Ensino Superior e docentes da Escola Básica guardam em si potencialidades inerentes ao desejo de aprender, responsáveis pela produção de conhecimentos na constituição do ser professor, elevando o estágio à posição de lugar de mobilizaçãoAbstract: This study has the purpose to analyze the mobilizing role of the internship as time/space that features understandings of teaching, noticing therefore its influence on the students¿ bachelor pathways and their relationship with the choice of the profession. The chosen methodological approach has been based on the qualitative perspective, taking as theoretical framework the concept of mobilization developed by Bernard Charlot, as well as Freire's contributions. In these terms, it is a case study developed with eight interns and graduates of the Fluminense Federal Institute - Campos Centro campus, in the city of Campos dos Goytacazes - RJ, from the Chemistry, Biology, Mathematics, Geography and Letters Undergraduate Program. The analyzed data was produced from semi-structured interviews, all carried out by the researcher, recorded in audio from 2013 to 2015. The analyses reassure the contribution of the internship on the teaching formation, as it involves the interns on activities around the school environment, the mobilization is instituted as an articulating movement of the process. The triple formative dimension, made possible by the meetings between students, teachers of the Higher Education Institution and teachers of the Basic School, bringing among themselves inherent potentialities to the desire to learn, responsible for producing knowledge in the establishment of being a teacher, taking the internship to the position of place of mobilizationDoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Zan, Dirce Djanira Pacheco eOmetto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoPrezotto, MarissolTerron, Giovana Azzi de CamargoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaes, Edalma Ferreira20172017-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523PAES, Edalma Ferreira. Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores: reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense. 2017. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989635Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T12:52:32Zoai::989635Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-09T12:52:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense
Mobilizations in the process of supervised internship in initial teacher training : reflections of experiences at the Fluminense Federal Institute
title Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense
spellingShingle Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense
Paes, Edalma Ferreira
Estágio supervisionado
Licenciatura
Supervised internship
Bachelor
Mobilization
Relational dimension
title_short Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense
title_full Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense
title_fullStr Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense
title_full_unstemmed Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense
title_sort Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense
author Paes, Edalma Ferreira
author_facet Paes, Edalma Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Prezotto, Marissol
Terron, Giovana Azzi de Camargo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Edalma Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Licenciatura
Supervised internship
Bachelor
Mobilization
Relational dimension
topic Estágio supervisionado
Licenciatura
Supervised internship
Bachelor
Mobilization
Relational dimension
description Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523
PAES, Edalma Ferreira. Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores: reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense. 2017. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523
identifier_str_mv PAES, Edalma Ferreira. Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores: reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense. 2017. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989635
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189116274802688