Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523 |
Resumo: | Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto |
id |
UNICAMP-30_dd169ead0d660f74191be9bbbf081e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::989635 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal FluminenseMobilizations in the process of supervised internship in initial teacher training : reflections of experiences at the Fluminense Federal InstituteEstágio supervisionadoLicenciaturaSupervised internshipBachelorMobilizationRelational dimensionOrientador: Ana Lúcia Guedes PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve como objetivo analisar o papel mobilizador do estágio enquanto tempo/espaço que dimensiona compreensões da docência, percebendo assim sua influência nos percursos escolares dos graduandos e sua relação com a escolha da profissão. A abordagem metodológica escolhida ancorou-se na perspectiva qualitativa, assumindo como referencial teórico o conceito de mobilização desenvolvido por Bernard Charlot, apropriando-se também de contribuições freirianas. Nesses termos, trata-se de um estudo de caso desenvolvido com oito estudantes e egressos do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ, das Licenciaturas em Química, Biologia, Matemática, Geografia e Letras. Os dados analisados foram produzidos a partir de entrevistas semi-estruturadas, todas realizadas pela pesquisadora, gravadas em áudio entre os anos de 2013 e 2015. As análises reafirmaram a contribuição do estágio na formação docente que, ao envolver o estagiário nos fazeres da vida da escola, a mobilização se institui como movimento articulador do processo. A tripla dimensão formativa, possibilitada nos encontros entre discentes, docentes da Instituição de Ensino Superior e docentes da Escola Básica guardam em si potencialidades inerentes ao desejo de aprender, responsáveis pela produção de conhecimentos na constituição do ser professor, elevando o estágio à posição de lugar de mobilizaçãoAbstract: This study has the purpose to analyze the mobilizing role of the internship as time/space that features understandings of teaching, noticing therefore its influence on the students¿ bachelor pathways and their relationship with the choice of the profession. The chosen methodological approach has been based on the qualitative perspective, taking as theoretical framework the concept of mobilization developed by Bernard Charlot, as well as Freire's contributions. In these terms, it is a case study developed with eight interns and graduates of the Fluminense Federal Institute - Campos Centro campus, in the city of Campos dos Goytacazes - RJ, from the Chemistry, Biology, Mathematics, Geography and Letters Undergraduate Program. The analyzed data was produced from semi-structured interviews, all carried out by the researcher, recorded in audio from 2013 to 2015. The analyses reassure the contribution of the internship on the teaching formation, as it involves the interns on activities around the school environment, the mobilization is instituted as an articulating movement of the process. The triple formative dimension, made possible by the meetings between students, teachers of the Higher Education Institution and teachers of the Basic School, bringing among themselves inherent potentialities to the desire to learn, responsible for producing knowledge in the establishment of being a teacher, taking the internship to the position of place of mobilizationDoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Zan, Dirce Djanira Pacheco eOmetto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoPrezotto, MarissolTerron, Giovana Azzi de CamargoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaes, Edalma Ferreira20172017-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523PAES, Edalma Ferreira. Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores: reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense. 2017. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989635Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T12:52:32Zoai::989635Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-09T12:52:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense Mobilizations in the process of supervised internship in initial teacher training : reflections of experiences at the Fluminense Federal Institute |
title |
Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense |
spellingShingle |
Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense Paes, Edalma Ferreira Estágio supervisionado Licenciatura Supervised internship Bachelor Mobilization Relational dimension |
title_short |
Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense |
title_full |
Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense |
title_fullStr |
Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense |
title_full_unstemmed |
Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense |
title_sort |
Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores : reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense |
author |
Paes, Edalma Ferreira |
author_facet |
Paes, Edalma Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969- Zan, Dirce Djanira Pacheco e Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Prezotto, Marissol Terron, Giovana Azzi de Camargo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Edalma Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Licenciatura Supervised internship Bachelor Mobilization Relational dimension |
topic |
Estágio supervisionado Licenciatura Supervised internship Bachelor Mobilization Relational dimension |
description |
Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-08-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523 PAES, Edalma Ferreira. Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores: reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense. 2017. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523 |
identifier_str_mv |
PAES, Edalma Ferreira. Mobilizações no processo de estágio supervisionado na formação inicial de professores: reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense. 2017. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632523. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989635 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189116274802688 |