Comemorações, cidadania e festas : o associativismo negro em Piracicaba e Campinas nas três primeiras décadas do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638776 |
Resumo: | Orientador: Sílvia Hunold Lara |
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Comemorações, cidadania e festas : o associativismo negro em Piracicaba e Campinas nas três primeiras décadas do século XXCelebrations, citizenship and parties : the black associativism inNegros - São Paulo (Estado) - 1900-1930CidadaniaMovimentos sociaisImprensa dos negrosBlacks - São Paulo (State) - 1900-1930CitizenshipSocial movementsBlack pressOrientador: Sílvia Hunold LaraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese analisa a história de organizações dirigidas por grupos de negros, identificados como homens de cor, nas cidades de Campinas e Piracicaba nas três primeiras décadas do século XX, e suas ações em prol da cidadania das populações negras. Nos anos seguintes à Abolição, vários artigos publicados em jornais das duas cidades do Oeste Paulista reclamavam da ausência de celebrações locais à lei que pôs fim ao sistema escravista, enquanto no resto do país a data era marcada por grandes festejos. Havia grupos de homens de cor que saíam às ruas dando vivas, mas os articulistas desejavam ritos cívicos, solenidades que consideravam ser características das grandes comemorações. Em Piracicaba, um grupo de negros resolveu criar uma sociedade com o objetivo de não deixar a data cair no esquecimento, promovendo cortejos cívicos, e, apesar da festa ser sua única meta durante anos, atendeu a outros aspectos da vida cotidiana. Em Campinas, houve mais entidades e por isso o associativismo negro teve diversas finalidades: houve associações de ajuda mútua, recreativa, dramática, dançante, esportiva, instrutiva. Celebrar o 13 de maio também foi importante. Os homens de cor das duas cidades buscaram conquistar o respeito dos setores dirigentes, em um momento de forte estigmatização e inferiorização das populações negras. Havia muitos argumentos em favor de uma cidadania parcial: os negros não poderiam gozar de todos os direitos porque precisavam aprender a viver em uma sociedade pautada pelo trabalho livre; confundiam liberdade com ociosidade; eram levados por seus vícios para a criminalidade e prostituição. Por isso mesmo, as populações negras precisavam ser vigiadas. Os homens de cor criaram códigos de conduta para se mostrarem diferentes dessa imagem e para se apresentarem como aptos a viver sob o novo regime republicano, na condição de homens livres. Em certa medida, tiveram sucesso: foram vistos respeitosamente, suas festas foram consideradas atos de patriotismo e ganharam espaços nos jornais locais. No entanto, os elogios não se estenderam ao restante da população negra. Eles eram dignos, exatamente porque não se pareciam com "outros negros". Apesar de aceitarem e destacarem essa distinção, os homens de cor lutaram em prol da elevação moral dos negros como um todo. A pesquisa utilizou artigos publicados em jornais da Imprensa Negra, atas de associações e documentos dos governos municipais, para abordar diferentes aspectos da atuação das associações dos homens de cor em Campinas e Piracicaba, propondo que as festas, comemorações, homenagens e atividades recreativas que organizaram fizeram parte de uma luta antirracista que, no início do século, buscou conquistar direitos de cidadania para as populações negras destas duas cidadesAbstract: This thesis analyzes the history of organizations run by groups of blacks, identified as men of color, in the cities of Campinas and Piracicaba in the first three decades of the twentieth century, and their actions for the citizenship of black populations. In the years following the Abolition, several articles published in newspapers in the two cities of Oeste Paulista complained about the absence of local celebrations to the law that ended the slave system, while in the rest of the country the date was marked by large festivities. There were groups of men of color who took to the streets giving lives, but the writers wanted civic rites, solemnities that they considered to be characteristic of the great celebrations. In Piracicaba, a group of blacks decided to create a society with the aim of not letting the date fall by the wayside, promoting civic processions, and, although the party is their only goal for years, served other aspects of daily life. In Campinas, there were more entities and because this the black associativism had many purposes: there were associations of mutual aid, recreational, dramatic, dancing, sports, instructive. Celebrating May 13 was also important. The men of color from the two cities sought to gain respect of the ruling sectors, at a time of strong stigmatization and inferiorization of black populations. There were many arguments in favor of partial citizenship: blacks could not enjoy all rights because they needed to learn to live in a society guided by the free work; confused freedom with idleness; were driven by their addictions to crime and prostitution. That¿s why black populations needed to be watched. Men of color created codes of conduct to present different from this image and to present themselves as able to live under the new Republican regime, as free men. To some extent, they were successful: they were viewed respectfully, their parties were considered acts of patriotism and gained spaces in local newspapers. However, the praise did not extend to the rest of the black population. They were worthy, precisely because they didn¿t look like "others black people". Although they accepted and highlighted this distinction, men of color fought for the moral elevation of black people. The research used articles published in black press newspapers, minutes of associations and documents of municipal governments, to analyze different aspects of the performance of associations of men of color in Campinas and Piracicaba, proposing that the parties, celebrations, tributes and recreational activities they organized were part of an anti-racist struggle that, at the beginning of the century, sought to conquer citizenship rights for the black populations of these two citiesDoutoradoHistória SocialDoutor em HistóriaFAPESP2015/21428-4[s.n.]Lara, Silvia Hunold, 1955-Silva, Fernanda Oliveira daReginaldo, LucileneSilva, Mário Augusto Medeiros daDomingues, Petrônio JoséUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLucindo, Willian Robson Soares, 1984-20202020-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (276 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638776LUCINDO, Willian Robson Soares. Comemorações, cidadania e festas: o associativismo negro em Piracicaba e Campinas nas três primeiras décadas do século XX. 2020. 1 recurso online (276 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638776. 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