A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Karen Cézar, 1990-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634617
Resumo: Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
id UNICAMP-30_de48bdea4063a72756ee426601a5b7cd
oai_identifier_str oai::1060735
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leituraThe constitution of self and others : the training experience of teachers of the reading roomLinguagemLeituraSalas de leituraMediação da leituraFormação de professoresLanguageReadingReading roomMediationTeacher's trainingOrientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento OmettoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo formativo dos professores de salas de leitura considerando-se o trabalho de mediação de um grupo de formação realizado na Diretoria de Ensino Região de Piracicaba- SP a fim de responder a seguinte questão de investigação: como tem se dado o processo de formação dos professores das salas de leitura com vistas à promoção leitora dos alunos, considerando-se o trabalho de mediação de um grupo de formação do qual participam? Considerando que a linguagem é a mediadora deste processo, o trabalho ancora-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vigotski, articulada à perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin. Os encontros com os professores acontecem quinzenalmente, na própria DE e especificamente no período desta pesquisa contava com 23 professores. Os encontros foram audiogravados e transcritos. A análise do material foi organizada em dois eixos: 1. Discursos oficiais e o modo como os professores (re)significam a si próprios no contexto formativo (do professor organizador ao professor mediador); 2. Textos lidos, diálogos construídos no contexto formativo e o modo como os professores ressignificam suas práticas no espaço da SL. Nosso esforço foi por apreender a dinâmica das relações entre os sujeitos a fim de direcionar nosso olhar para as constituições mútuas entre pesquisador e sujeitos da pesquisa, considerando a singularidade dos processos. As análises nos permitem afirmar que o discurso oficial marca fortemente a constituição desses sujeitos e que em suas reflexões acerca das práticas são mobilizadas experiências pessoais e profissionais, individuais e coletivas. Essas experiências, mediadas pelos textos lidos e pelas discussões no contexto da formação, foram possibilitando modos outros de compreender a própria experiência de mediadores de leitura com vistas à promoção leitora dos alunos nas SL em que atuamAbstract: This research aims to understand the professional development of teachers of reading rooms considering the work of mediation of a training group held in the Department of Education in Piracicaba-SP, in order to answer the following question of investigation: how does this teacher training process promotes reading to the students, considering the mediation of the group in which they participate? Considering that language is the mediator of this process, this work is theoretically based on Vygotsky¿s historical-cultural perspective of human development, and on Bakhtin¿s enunciative-discursive perspective. The meetings with the teachers take place every other week, at the Department of Education, and during the period of this research count with 23 teachers. The meetings were recorded and transcribed. The analysis of the material was organized in two axes: 1. Official speeches and how teachers (re) signify themselves in the formative context (from the organizing teacher to the mediating teacher); 2. Texts read, dialogues built in the training context and how teachers re-signify their practices in the space of SL. Our effort was to apprehend the dynamics of the relations between the subjects in order to observe the mutual constitutions between researcher and subjects of the research, considering the singularity of the processes. The analyses allow us to state that the official discourse strongly marks the constitution of these subjects and that , in their reflections about the practices, personal and professional, individual and collective experiences are mobilized. These experiences, mediated by the texts read and by discussions in group, have enabled other ways of understanding their own experience as reading mediators towards promoting reading of the students in the reading rooms in which they workMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES1668843[s.n.]Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-Ferreira, Norma Sandra de AlmeidaPinto, Glaucia UlianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBaptista, Karen Cézar, 1990-20182018-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634617BAPTISTA, Karen Cézar. A constituição de si e do outro: a experiência formativa de professores de sala de leitura. 2018. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634617. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060735Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-31T14:29:44Zoai::1060735Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-31T14:29:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leitura
The constitution of self and others : the training experience of teachers of the reading room
title A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leitura
spellingShingle A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leitura
Baptista, Karen Cézar, 1990-
Linguagem
Leitura
Salas de leitura
Mediação da leitura
Formação de professores
Language
Reading
Reading room
Mediation
Teacher's training
title_short A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leitura
title_full A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leitura
title_fullStr A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leitura
title_full_unstemmed A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leitura
title_sort A constituição de si e do outro : a experiência formativa de professores de sala de leitura
author Baptista, Karen Cézar, 1990-
author_facet Baptista, Karen Cézar, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Pinto, Glaucia Uliana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Karen Cézar, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Leitura
Salas de leitura
Mediação da leitura
Formação de professores
Language
Reading
Reading room
Mediation
Teacher's training
topic Linguagem
Leitura
Salas de leitura
Mediação da leitura
Formação de professores
Language
Reading
Reading room
Mediation
Teacher's training
description Orientador: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634617
BAPTISTA, Karen Cézar. A constituição de si e do outro: a experiência formativa de professores de sala de leitura. 2018. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634617. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634617
identifier_str_mv BAPTISTA, Karen Cézar. A constituição de si e do outro: a experiência formativa de professores de sala de leitura. 2018. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634617. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060735
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189132320112640