A implementação do PROEJA como uma política de inclusão e expansão : modelo e trajetória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Losso Filho, Eloy João, 1961-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617334
Resumo: Orientador: Luís Enrique Aguilar
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spelling A implementação do PROEJA como uma política de inclusão e expansão : modelo e trajetóriaImplementation of PROEJA as a policy of inclusion and expansion : the type and historyPrograma Nacional de Integração da Educação Profissinal com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)EducaçãoPolíticas públicasInclusãoPROEJAEducation public policyInclusionOrientador: Luís Enrique AguilarDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa analisa a trajetória e o modelo de implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na forma de Jovens e Adultos (PROEJA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) Campus Florianópolis , como uma política de inclusão e expansão da Rede Federal de Educação Técnica Profissional. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC - Ministério da Educação e Ciência, criou em dezembro de 2005, um grupo de trabalho com o objetivo de elaborar uma política pública para jovens e adultos que contemplem o aumento da escolaridade com profissionalização. Como resultado da discussão, um documento foi elaborado como base do Programa de Integração da Educação Profissional na Modalidade Escola de Jovens e Adultos (PROEJA). Um seminário que enfocaria a história da Rede Federal de Educação Tecnológica, em 2006, concluiu que eram baixas as expectativas dos jovens entre as classes atendidas pelo sistema público de ensino profissional. O Documento de Base PROEJA, sancionado pelo Decreto n º 5.840 de 13 de julho de 2006, é inicialmente uma análise de jovens e adultos ao mesmo tempo que alerta para a necessidade de uma política de integração de nível médio da educação profissional técnica que atenda as exigências do jovens e adultos, oferecendo educação profissional com características fortemente inclusivas. Esta pesquisa fez um levantamento documental na instituição e coletou dados através de entrevistas com professores e administradores na época ocupavam cargos de gestores do programa com o objetivo de efetuar a análise prospectiva e retrospectiva da implementação dessa política de inclusão e expansão da educação profissional e técnica.Abstract: This research analyzes the trajectory and the model of implementing the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the form of Adults (PROEJA), Federal Institute for Education, Science and Technology of Santa Catarina (SC-IF) Campus Florianópolis, as a policy of inclusion and expansion of the Federal Network of Vocational Technical Education. The Office of Vocational and Technological Education - SETEC - Ministry of Education and Science, created in December 2005, a working group with the goal of developing a public policy for youth and adults that address the increased professionalization in education. As a result of the discussion,a document was prepared based on the Integration Program of Professional Education in School Mode Adults (PROEJA). A seminar that focuses on the history of the Federal Network of Technological Education in 2006 concluded that they were low expectations of young people between the classes attended by the public system of vocational education. The Base Document PROEJA, sanctioned by Decree No.5840 of July 13, 2006, is initially an analysis of youth and adults while alert to the need for an integration policy mid-level technical professional education that meets the requirements of young people and adults, offering professional education with features strongly inclusive. This research has made the institution a documentary survey and collected data through interviews with teachers and administrators at the time held positions of program managers in order to make the prospective and retrospective analysis of the implementation of this policy of inclusion and expansion of vocational and technical education.MestradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisMestre em Educação[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Soligo, Ângela FátimaHermenegildo, Jorge Luis SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLosso Filho, Eloy João, 1961-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf106 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617334LOSSO FILHO, Eloy João. A implementação do PROEJA como uma política de inclusão e expansão: modelo e trajetória. 2011. 106 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617334. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850254porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:33:36Zoai::850254Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:33:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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