A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Adálcia Canedo da Silva, 1959-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635776
Resumo: Orientador: Cesar Apareciddo Nunes
id UNICAMP-30_de7b5ccb065b4cd17ecd74a68e894e0b
oai_identifier_str oai::1081814
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e SociedadeThe lutheran pedagogy : philosophical foundations, movements and transformative ideas on Education, School an SocietyFilosofiaEducação - FilosofiaEducaçãoReforma do ensinoPhilosophyPhilosophy of EducationPedagogyEducation reformOrientador: Cesar Apareciddo NunesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-histórica realizada na área de Filosofia da Educação que nasceu da intenção de buscar caracterizar e recuperar a identidade filosófica e recompor a contextualização histórica dos movimentos e das ideias educacionais e pedagógicas da denominada Pedagogia Luterana, iniciada pelo reformador Martinho Lutero (1483-1546) e que hoje registra cinco séculos de continuidade em diversos lugares do mundo. Analisa o fenômeno da prática educativa temporalmente localizada no período histórico e cultural das intervenções de Lutero e investiga suas repercussões econômicas, políticas, sociais, culturais e educativas interpretando-as a partir dos textos escritos por autores da época e outros interlocutores do mesmo tempo histórico. Estrutura-se sobre os instrumentais próprios da pesquisa histórica de abordagem qualitativa, que consistem precipuamente em levantar documentos oficiais, recuperar os registros institucionais para contrapô-los aos sujeitos e temporalidades históricas e sociais. Toma como base de investigação as possíveis fontes bibliográficas que materializaram a Educação em Lutero e sua história no Brasil e escritos do próprio Martinho Lutero, entre outros. Questiona as identidades parciais e aponta um patente reconhecimento de possíveis originalidades da criação luterana de escolas na Alemanha, recupera suas matrizes, analisa suas reconhecidas contradições e aponta eventuais realizações. Caracteriza a pedagogia moderna elucidando em que proporção a postulação Luterana confere intencionalmente inovadores significados às ações e às relações humanas, veiculando valores e determinando mudanças culturais e educacionais e, ainda, investiga a forma com a qual essa pedagogia se relaciona em sociedade, destacando traços fundantes no campo educativo, na esfera pedagógica e no âmbito cultural emergente. O trabalho apresenta como possíveis resultados a potencialidade de sistematização documental e de criação de uma emergente interpretação sócio-histórica referencial sobre a trajetória e identidade da Pedagogia Luterana e de sua constituição no BrasilAbstract: It is a bibliographical-historical research carried out in the area of Philosophy of Education, which was born from the intention of seeking to characterize and recover the philosophical identity and to recover the historical contextualization of the movements and the pedagogical and pedagogical ideas of the world. denominated Lutheran Pedagogy, initiated by the reformer Martin Luther (1483-1546) and that today records five centuries of continuity in diverse places of the world. It analyzes the phenomenon of educational practice temporarily located in the historical and cultural period of Luther's interventions and investigates its economic, political, social, cultural and educational repercussions, interpreting them from the texts written by the authors of the time and our historical time. It is based on the instruments of historical research with a qualitative approach, which consists mainly of raising official documents, recovering the institutional records to combat them, and historical and social temporalities. It takes as basis of investigation the possible bibliographical sources that materialized the Education in Luther and its history in Brazil and writings of own Martin Luther, among others. It questions the partial identities and points to a clear recognition of possible originalities of the Lutheran creation of schools in Germany, recovers its matrices, analyzes its recognized contradictions and points to eventual achievements. It characterizes modern pedagogy, elucidating to what extent the Lutheran postulation intentionally confers innovative meanings on human actions and relationships, transmitting values and determining cultural and educational changes, and investigates how this pedagogy relates in society, highlighting foundational traits the educational field, in the pedagogical sphere and in the emerging cultural sphere. The article presents as potential results the potential of documentary systematization and the creation of an emerging reference of socio-historical reference on the trajectory and identity of the Lutheran Pedagogy and its constitution in BrazilDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Polli, José RenatoSouza, Antonio Carlos deArthus, ReginaldoSilva, Maria Cristiani GonçalvesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Adálcia Canedo da Silva, 1959-20182018-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635776NOGUEIRA, Adálcia Canedo da Silva. A pedagogia luterana: fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade. 2018. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635776. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081814Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-11T10:14:32Zoai::1081814Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-04-11T10:14:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade
The lutheran pedagogy : philosophical foundations, movements and transformative ideas on Education, School an Society
title A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade
spellingShingle A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade
Nogueira, Adálcia Canedo da Silva, 1959-
Filosofia
Educação - Filosofia
Educação
Reforma do ensino
Philosophy
Philosophy of Education
Pedagogy
Education reform
title_short A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade
title_full A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade
title_fullStr A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade
title_full_unstemmed A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade
title_sort A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade
author Nogueira, Adálcia Canedo da Silva, 1959-
author_facet Nogueira, Adálcia Canedo da Silva, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Polli, José Renato
Souza, Antonio Carlos de
Arthus, Reginaldo
Silva, Maria Cristiani Gonçalves
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Adálcia Canedo da Silva, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Educação - Filosofia
Educação
Reforma do ensino
Philosophy
Philosophy of Education
Pedagogy
Education reform
topic Filosofia
Educação - Filosofia
Educação
Reforma do ensino
Philosophy
Philosophy of Education
Pedagogy
Education reform
description Orientador: Cesar Apareciddo Nunes
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-12-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635776
NOGUEIRA, Adálcia Canedo da Silva. A pedagogia luterana: fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade. 2018. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635776. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635776
identifier_str_mv NOGUEIRA, Adálcia Canedo da Silva. A pedagogia luterana: fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade. 2018. 1 recurso online (158 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635776. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081814
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138535124500480