Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589158 |
Resumo: | Orientador: Basilio Ernesto de Almeida Milani |
id |
UNICAMP-30_de98f9b4eb09eea4ca7d3f022745448c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::199834 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviariasMetrôTransporte urbanoLocomoção - RegulaçãoFerrovias - TráfegoOrientador: Basilio Ernesto de Almeida MilaniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: Este trabalho apresenta a regulação de linhas metroviárias como um problema de programação matemática, considerando informações de campo disponibilizadas pelos modernos centros de controle. Para a solução deste problema é proposto um novo modelo do tráfego de trens e sobre esse modelo uma nova formulação do problema de regulação de tráfego na forma de controle preditivo de dois passos. O primeiro passo tem por objetivo a regulação dos horários de saída dos trens nas plataformas, tendo como evento inicial o horário de saída dos mesmos das plataformas anteriores na via. O segundo passo utiliza a medida dos horários de chegada dos trens nas plataformas para refinar a regulação dos horários de saída dos mesmos nessas plataformas. A utilização da informação do horário de chegada nas plataformas permite uma regulação de tráfego mais efetiva com evidentes vantagens sobre trabalhos anteriores onde essa informação, disponível nos centros de controle modernos, não é aproveitadaAbstract: This work presents the regulation of metro lines as a problem of mathematical programming, considering field information available on the modero control centers. For the solution of this problem, it is proposed a new train traffic model and, on this model, it is also proposed a new formulation of the traffic regulation problem in the form of two steps predictive controI. The first step objectives the regulation of the trains departure time from platforms using as initial event the trains departure time from the previous platforms of the line. The second step uses the measurement of the trains arrival time at platforms to refine the regulation of the departure time of the trains at these platforms. The utilization of the arrival time at platforms information allows a more effective traffic regulation with strict advantage on former works where this information, available on modero control centers, has not been taken into accountMestradoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Milani, Basilio Ernesto de Almeida, 1948-Teixeira, Evelin Maria AbreuOhishi, TakaakiSantos Júnior, Anésio dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaria, George Eduardo Gomes de20002000-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf62f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589158FARIA, George Eduardo Gomes de. Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias. 2000. 62f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589158. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/199834porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-15T08:56:35Zoai::199834Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-08-15T08:56:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias |
title |
Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias |
spellingShingle |
Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias Faria, George Eduardo Gomes de Metrô Transporte urbano Locomoção - Regulação Ferrovias - Tráfego |
title_short |
Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias |
title_full |
Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias |
title_fullStr |
Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias |
title_full_unstemmed |
Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias |
title_sort |
Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias |
author |
Faria, George Eduardo Gomes de |
author_facet |
Faria, George Eduardo Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Milani, Basilio Ernesto de Almeida, 1948- Teixeira, Evelin Maria Abreu Ohishi, Takaaki Santos Júnior, Anésio dos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, George Eduardo Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metrô Transporte urbano Locomoção - Regulação Ferrovias - Tráfego |
topic |
Metrô Transporte urbano Locomoção - Regulação Ferrovias - Tráfego |
description |
Orientador: Basilio Ernesto de Almeida Milani |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589158 FARIA, George Eduardo Gomes de. Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias. 2000. 62f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589158. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) FARIA, George Eduardo Gomes de. Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias. 2000. 62f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589158. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/199834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 62f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188840440594432 |