Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072
Resumo: Orientador: Denise Hortencia Lopes Garcia
id UNICAMP-30_df8c3aab2482884fdd1103413d4fee17
oai_identifier_str oai::433944
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacusticaComposition by sound : compositional and analytical work of instrumental repertoire by analysis tools of eletroacoustic musicComposição (Música)Música - Análise, apreciaçãoVareseLigetiEletroacústicaMusical compositionMusic analysisEletroacousticOrientador: Denise Hortencia Lopes GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.Resumo: O que será tratado nesta pesquisa é a busca de uma estratégia composicional para a música instrumental que conceba o material orientado às suas qualidades sonoras, ou seja, o princípio diretivo composicional é o estudo do material em seus aspectos e variações tímbricos, espectrais, morfológicos, dentre outros, princípio este que orientou o processo compositivo. Para o enriquecimento deste modelo, elaborou-se uma metodologia analítica baseada no ferramental advindo da música eletroacúsica com o intuito de priorizar modelos qualitativos (compreendendo esta como um importante paradigma na atenção ao som), em especial a tipomorfologia de Schaeffer (1966) e a morfologia espectral de Smalley (1997). O trabalho analítico, contudo, não pretendeu excluir as especificidades do suporte instrumental, agregando outras ferramentas de análise quando necessário, mas priorizando aspectos inerentes ao repertório selecionado, cujo trabalho no plano da sonoridade é flagrante, apesar de historicamente pouco explorado nas análises musicais: as obras estudadas são Hyperprism, de Edgard Varèse; e .Lento e Deserto., movimento II do Concerto para Piano, de György Ligeti. As análises, a aquisição de ferramentas teóricas necessárias e as reflexões decorrentes do processo serviram de base para a composição de obras cuja elaboração, visando autonomia poética, auxiliaram no aperfeiçoamento de uma metodologia que, ao valorizar os aspectos de elaboração no plano sonoro, respeitasse as características de cada obra e contribuísse na elaboração da estratégia composicional motivadora deste trabalho.Abstract: This research aims for a compositional strategy to instrumental music that conceives the material through its sonic qualities, that is, what guides the compositional principle is the study of the material whose features are related through its timbre, spectral and morphological qualities, among others, in a principle that guided indeed the compositional process. To enrich this model, an analytical methodology was developed based on the tools that came from the eletroacoustic music . especially Schaeffer's (1996) typo-morphology and Smalley's (1997) spectromorphology . with efforts to look for qualitative models (the eletroacoustic music is considered here as an important reference concerning the sound perception focus). It is important to say that the analytical work done tried to maintain the characteristics inherent to the instrumental support, by using other analytical tools when necessary, always searching to respect the selected repertoire (which has an impressive work through sonorities, despite the historically neglected by analysis): the chosen pieces are Edgard Varèse's Hyperprism; and the second movement of György Ligeti's Piano Concerto, .Lento e Deserto.. The analysis, the acquisition of theoretical tools, the ideas and concepts that have became, all they worked as a basis for composing pieces seeking for poetic autonomy: this feature also helped in the perfecting of the methodology in respect to the work's characteristics, while investigating its sonic level. All this as a resource for building the composition strategy that motivated this research.MestradoMestre em Música[s.n.]Garcia, Denise Hortencia Lopes, 1955-Ferraz, SilvioGuigue, Didier Jean GeorgesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFicagna, Alexandre Remuzzi, 1983-2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf218p. [ 61f.] : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072FICAGNA, Alexandre Remuzzi. Composição pelo som: trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica. 2008. 218p. [ 61f.] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes., Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433944porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:20:04Zoai::433944Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:20:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
Composition by sound : compositional and analytical work of instrumental repertoire by analysis tools of eletroacoustic music
title Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
spellingShingle Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983-
Composição (Música)
Música - Análise, apreciação
Varese
Ligeti
Eletroacústica
Musical composition
Music analysis
Eletroacoustic
title_short Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
title_full Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
title_fullStr Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
title_full_unstemmed Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
title_sort Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
author Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983-
author_facet Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Denise Hortencia Lopes, 1955-
Ferraz, Silvio
Guigue, Didier Jean Georges
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Composição (Música)
Música - Análise, apreciação
Varese
Ligeti
Eletroacústica
Musical composition
Music analysis
Eletroacoustic
topic Composição (Música)
Música - Análise, apreciação
Varese
Ligeti
Eletroacústica
Musical composition
Music analysis
Eletroacoustic
description Orientador: Denise Hortencia Lopes Garcia
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072
FICAGNA, Alexandre Remuzzi. Composição pelo som: trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica. 2008. 218p. [ 61f.] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes., Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072
identifier_str_mv FICAGNA, Alexandre Remuzzi. Composição pelo som: trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica. 2008. 218p. [ 61f.] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes., Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433944
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
218p. [ 61f.] : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188994400911360