Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072 |
Resumo: | Orientador: Denise Hortencia Lopes Garcia |
id |
UNICAMP-30_df8c3aab2482884fdd1103413d4fee17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::433944 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacusticaComposition by sound : compositional and analytical work of instrumental repertoire by analysis tools of eletroacoustic musicComposição (Música)Música - Análise, apreciaçãoVareseLigetiEletroacústicaMusical compositionMusic analysisEletroacousticOrientador: Denise Hortencia Lopes GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.Resumo: O que será tratado nesta pesquisa é a busca de uma estratégia composicional para a música instrumental que conceba o material orientado às suas qualidades sonoras, ou seja, o princípio diretivo composicional é o estudo do material em seus aspectos e variações tímbricos, espectrais, morfológicos, dentre outros, princípio este que orientou o processo compositivo. Para o enriquecimento deste modelo, elaborou-se uma metodologia analítica baseada no ferramental advindo da música eletroacúsica com o intuito de priorizar modelos qualitativos (compreendendo esta como um importante paradigma na atenção ao som), em especial a tipomorfologia de Schaeffer (1966) e a morfologia espectral de Smalley (1997). O trabalho analítico, contudo, não pretendeu excluir as especificidades do suporte instrumental, agregando outras ferramentas de análise quando necessário, mas priorizando aspectos inerentes ao repertório selecionado, cujo trabalho no plano da sonoridade é flagrante, apesar de historicamente pouco explorado nas análises musicais: as obras estudadas são Hyperprism, de Edgard Varèse; e .Lento e Deserto., movimento II do Concerto para Piano, de György Ligeti. As análises, a aquisição de ferramentas teóricas necessárias e as reflexões decorrentes do processo serviram de base para a composição de obras cuja elaboração, visando autonomia poética, auxiliaram no aperfeiçoamento de uma metodologia que, ao valorizar os aspectos de elaboração no plano sonoro, respeitasse as características de cada obra e contribuísse na elaboração da estratégia composicional motivadora deste trabalho.Abstract: This research aims for a compositional strategy to instrumental music that conceives the material through its sonic qualities, that is, what guides the compositional principle is the study of the material whose features are related through its timbre, spectral and morphological qualities, among others, in a principle that guided indeed the compositional process. To enrich this model, an analytical methodology was developed based on the tools that came from the eletroacoustic music . especially Schaeffer's (1996) typo-morphology and Smalley's (1997) spectromorphology . with efforts to look for qualitative models (the eletroacoustic music is considered here as an important reference concerning the sound perception focus). It is important to say that the analytical work done tried to maintain the characteristics inherent to the instrumental support, by using other analytical tools when necessary, always searching to respect the selected repertoire (which has an impressive work through sonorities, despite the historically neglected by analysis): the chosen pieces are Edgard Varèse's Hyperprism; and the second movement of György Ligeti's Piano Concerto, .Lento e Deserto.. The analysis, the acquisition of theoretical tools, the ideas and concepts that have became, all they worked as a basis for composing pieces seeking for poetic autonomy: this feature also helped in the perfecting of the methodology in respect to the work's characteristics, while investigating its sonic level. All this as a resource for building the composition strategy that motivated this research.MestradoMestre em Música[s.n.]Garcia, Denise Hortencia Lopes, 1955-Ferraz, SilvioGuigue, Didier Jean GeorgesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFicagna, Alexandre Remuzzi, 1983-2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf218p. [ 61f.] : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072FICAGNA, Alexandre Remuzzi. Composição pelo som: trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica. 2008. 218p. [ 61f.] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes., Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433944porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:20:04Zoai::433944Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:20:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica Composition by sound : compositional and analytical work of instrumental repertoire by analysis tools of eletroacoustic music |
title |
Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica |
spellingShingle |
Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983- Composição (Música) Música - Análise, apreciação Varese Ligeti Eletroacústica Musical composition Music analysis Eletroacoustic |
title_short |
Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica |
title_full |
Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica |
title_fullStr |
Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica |
title_full_unstemmed |
Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica |
title_sort |
Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica |
author |
Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983- |
author_facet |
Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Denise Hortencia Lopes, 1955- Ferraz, Silvio Guigue, Didier Jean Georges Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ficagna, Alexandre Remuzzi, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição (Música) Música - Análise, apreciação Varese Ligeti Eletroacústica Musical composition Music analysis Eletroacoustic |
topic |
Composição (Música) Música - Análise, apreciação Varese Ligeti Eletroacústica Musical composition Music analysis Eletroacoustic |
description |
Orientador: Denise Hortencia Lopes Garcia |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072 FICAGNA, Alexandre Remuzzi. Composição pelo som: trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica. 2008. 218p. [ 61f.] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes., Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072 |
identifier_str_mv |
FICAGNA, Alexandre Remuzzi. Composição pelo som: trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica. 2008. 218p. [ 61f.] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes., Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608072. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/433944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 218p. [ 61f.] : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188994400911360 |