Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basilio, Juliana Regina, 1983-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613693
Resumo: Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
id UNICAMP-30_e2243767f8aeb899c1570f109bc3d2f4
oai_identifier_str oai::779276
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)Teachers job contracts and the social construction of teachers work in the paulista's public schools (1974-2009)Sistema Estadual de EnsinoIgualdadeContrato de trabalhoProfessoresEducaçãoEscolas públicasProfessores - Condições de trabalhoEducationSocial inequalityHiring professionals educationPublic schoolsState System of Higher EducationTeacheers - Working conditionsOrientador: Ana Maria Fonseca de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa tem em vista contribuir para o entendimento da condição docente na escola básica paulista, por meio do estudo das práticas de recrutamento e das formas de inserção dos professores nas escolas que compõem essa rede de ensino. O estudo foi estruturado em dois eixos. O primeiro consistiu no levantamento e na análise, numa perspectiva histórica, da legislação que governou a contratação de professores de 1974 a 2009. O segundo determinou o exame das práticas de recrutamento realmente realizadas. Para isso, foram levantados e estudados os dados estatísticos disponíveis sobre os professores e seus contratos no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Educação; foi também realizada uma observação de inspiração etnográfica, no ano de 2009, em diferentes etapas de atribuição de aulas, numa das Diretorias Regionais de Ensino, com vistas a acompanhar in loco os processos de recrutamento e inserção de professores efetivos temporários e eventuais. O estudo apontou que: (i) a atuação dos professores na escola tem uma relação intrínseca com a sua situação de emprego, ou seja, se ele possui ou não um contrato de trabalho e se ele tem ou não estabilidade no emprego; (ii) sua atuação docente, quando analisada do ponto de vista da formação inicial e continuada, tende a culpabilizar o professor pela situação da escola, sem considerar as condições objetivas do exercício do seu trabalho; (iii) o processo de obtenção do emprego e a inserção na escola são reveladores tanto dos processos pelos quais se constrói o lugar objetivo do professor no sistema de ensino quanto de sua posição social.Abstract: This research aims to contribute to the understanding of teacher's condition in elementary school in São Paulo by the study of recruitment practices and forms of insertion of teachers in schools which make up this network of education. The study was structured in two approaches. In the first, the survey and analysis of the legislation that governed the hiring of teachers from 1974 to 2009 were carried out in a historical perspective. In the second, it was accomplished the examination of recruitment practices which are really carried out in the schools. Thereby, the available statistical data on teachers and their contracts with the Department of Human Resources at the State Department of Education were surveyed and studied. In addition, it was accomplished the observation of ethnographic inspiration, in 2009, in different stages of classes attribution in one of the Regional Boards of Education, aiming to follow in loco the processes of recruitment and insertion of temporary effective and eventual teachers. The study showed that: (i) the teachers' performance in school has an intrinsic relationship with their employment situation, in other words, whether or not they have a labor contract or stability in the work, (ii) their teaching performance, when analyzed from the viewpoint of initial and ongoing formation, tend to blame the teachers for the school situation, without considering the objective conditions of the practice of their employment, and (iii) the process of obtaining the employment and the insertion in school reveal both the processes by which the objective place of teachers is developed in the education system and their social position.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-Souza, Aparecida Neri deMartins, Heloisa Helena Teixeira de SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBasilio, Juliana Regina, 1983-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613693BASILIO, Juliana Regina. Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009). 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613693. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779276porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:04:12Zoai::779276Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:04:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)
Teachers job contracts and the social construction of teachers work in the paulista's public schools (1974-2009)
title Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)
spellingShingle Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)
Basilio, Juliana Regina, 1983-
Sistema Estadual de Ensino
Igualdade
Contrato de trabalho
Professores
Educação
Escolas públicas
Professores - Condições de trabalho
Education
Social inequality
Hiring professionals education
Public schools
State System of Higher Education
Teacheers - Working conditions
title_short Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)
title_full Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)
title_fullStr Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)
title_full_unstemmed Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)
title_sort Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009)
author Basilio, Juliana Regina, 1983-
author_facet Basilio, Juliana Regina, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-
Souza, Aparecida Neri de
Martins, Heloisa Helena Teixeira de Souza
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Basilio, Juliana Regina, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Estadual de Ensino
Igualdade
Contrato de trabalho
Professores
Educação
Escolas públicas
Professores - Condições de trabalho
Education
Social inequality
Hiring professionals education
Public schools
State System of Higher Education
Teacheers - Working conditions
topic Sistema Estadual de Ensino
Igualdade
Contrato de trabalho
Professores
Educação
Escolas públicas
Professores - Condições de trabalho
Education
Social inequality
Hiring professionals education
Public schools
State System of Higher Education
Teacheers - Working conditions
description Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613693
BASILIO, Juliana Regina. Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009). 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613693. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613693
identifier_str_mv BASILIO, Juliana Regina. Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009). 2010. 107 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613693. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
107 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189043639943168