Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigoni, Ana Carolina Capellini
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620736
Resumo: Orientador: Jocimar Daolio
id UNICAMP-30_e23572287041a796e8586afa58b56a0f
oai_identifier_str oai::909964
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religionBodies in school : (un)measures between physical education and religionEducação física escolarCorpoReligiãoPhysical educationBodyReligionOrientador: Jocimar DaolioTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Esta pesquisa se ancora no pressuposto de que a religião evangélica influencia na educação do corpo e de que as diferenças decorrentes desta forma de educação podem ser percebidas nas aulas de Educação Física (EF). Percebendo o fato de que os evangélicos pesquisados durante o curso de mestrado estabelecem negociações e/ou acomodações entre seus costumes religiosos e suas práticas cotidianas, a intenção desta pesquisa foi compreender como este movimento acontece, transformando as experiências religiosas e principalmente as experiências escolares relacionadas às aulas de EF. Meu interesse foi compreender como e em que medida os conteúdos da EF tensionam ou podem tensionar estes movimentos de acomodação. Neste sentido, o objetivo foi analisar a trajetória das meninas pesquisadas para compreender como cada uma constrói suas ações partindo da relação entre a educação religiosa que recebem e outras formas de educação relacionadas ao corpo, neste caso, especificamente o conhecimento produzido na e pela EF. Mais do que isso, busquei entender como cada uma relacionava um tipo de "conhecimento religioso" com aqueles produzidos e veiculado nas aulas de EF. Para tanto, o grupo selecionado foi composto por cinco meninas pertencentes ou a Congregação Cristã no Brasil (CC) ou a igreja evangélica Assembléia de Deus (AD) e que estavam cursando os anos finais do Ensino Médio. Busquei acompanhá-las durante o ano letivo de 2011, particularmente durante as aulas de Educação Física. O método utilizado foi o etnográfico, tendo como principal referência o conceito de "descrição densa" do antropólogo Clifford Geertz. Além das observações intensas dos sujeitos selecionados, foram realizadas e registradas entrevistas e conversas informais. No primeiro capítulo, esclareço o campo, apresento os sujeitos selecionados e problematizo teórica e empiricamente aquilo que tratei no decorrer do texto. No segundo capítulo apresento um levantamento a respeito do entendimento de "corpo" e religião na análise antropológica. No terceiro capítulo, analiso os dados da pesquisa de campo com mais profundidade. A partir do entendimento das próprias meninas desenvolvo algumas interpretações sobre a EF, seus conteúdos e as tensões que perpassam as relações entre conhecimento religioso e aquele pertencente ao escopo da EF. No quarto capítulo, avançando para os problemas que dizem respeito ao professor e a escola, apontando a relação dos dados com a especificidade da escola e da EF. Por fim, faço algumas breves considerações que não encerram, mas cingem algumas reflexões, tornando-as menos soltas e mais palpáveis. Se questões continuam sendo levantadas, neste momento elas parecem poder contar com elaborações mais refinadas, ampliando a possibilidade de reflexão sobre o tema por parte de pesquisadores e professores que se deparam com as questões tratadasAbstract: This research is grounded on the presupposition that evangelical religion influences on body education and that the differences arising of this way of education can be seemed on Physical Education classes. Realizing the fact that the evangelicals surveyed during the master's course establish talks and/or accommodations between their religious manners and their daily practices, the purpose of this research was understand how this movement happens, changing religious experiences and mainly educational experiences related by Physical Education classes. Mi interest was to discover how and to what extent the contents of Physical Education tenses or can tense these movements of accommodation. On this way, the objective was to analyze the trajectory of the girls surveyed to comprise how each one of them builts their actions starting from the relation between the religious education that they receive and other ways of education related to body, on this case, specifically the knowledge produced on and by Physical Education. More than that, I tried to understand how each one of them related a kind of "religious knowledge" with that one produced and conveyed on Physical Education classes. For both, the group selected was composed by five girls belonging or to Congregação Cristã do Brasil (CC) or to evangelical church Assembleia de Deus (AD) and that was attending to the last years of High School. I sought accompany them during the 2011 school year, particularly during Physical Education classes. The method used was the ethnographic, with the primary reference the concept of "dense description" of the anthropologist Clifford Geertz. Beyond the intense observation of the selected subjects, were performed and registered interviews and informal talks. On the first chapter, I clarify the search field, present the chose subjects and discuss theoretical and empirically what I treated throughout the text. On the second chapter, I introduce a collection on respect of understanding the "body" and religion on anthropological analysis. On third chapter, I analyze the field research's data of the field deeply. From the understanding of the girls I develop some interpretations about the Physical Education, their contents and the tensions that underlie the relations between religious knowledge and that belonging to the scope of Physical Education. On fourth chapter, going forward to the problems that concern to the teacher and the school, I aim the relation of the data with the specificity of school and the Physical Education. In the end, I make some brief considerations that don't contain, but girdle some reflections, becoming them less released and more tangibles. If questions are still raised, on this moment they seems to be able to count with elaborations more refined, expanding the possibility of reflection about the theme by some part of researchers and teachers that faces with the questions dealtDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutora em Educação Física[s.n.]Daolio, Jocimar, 1958-Vago, Tarcísio MauroFraga, Alex BrancoAlmeida, RonaldoAltmann, HelenaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRigoni, Ana Carolina Capellini20132013-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf175 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620736RIGONI, Ana Carolina Capellini. Corpos na escola: (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion. 2013. 175 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620736. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/909964porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:02:52Zoai::909964Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:02:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion
Bodies in school : (un)measures between physical education and religion
title Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion
spellingShingle Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion
Rigoni, Ana Carolina Capellini
Educação física escolar
Corpo
Religião
Physical education
Body
Religion
title_short Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion
title_full Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion
title_fullStr Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion
title_full_unstemmed Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion
title_sort Corpos na escola : (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion
author Rigoni, Ana Carolina Capellini
author_facet Rigoni, Ana Carolina Capellini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daolio, Jocimar, 1958-
Vago, Tarcísio Mauro
Fraga, Alex Branco
Almeida, Ronaldo
Altmann, Helena
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigoni, Ana Carolina Capellini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Corpo
Religião
Physical education
Body
Religion
topic Educação física escolar
Corpo
Religião
Physical education
Body
Religion
description Orientador: Jocimar Daolio
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620736
RIGONI, Ana Carolina Capellini. Corpos na escola: (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion. 2013. 175 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620736. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620736
identifier_str_mv RIGONI, Ana Carolina Capellini. Corpos na escola: (des)compassos entre a educação física e a religião = Bodies in school: (un)measures between physical education and religion. 2013. 175 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620736. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/909964
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
175 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189101677576192