Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luisinilda Carla Pinto
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586116
Resumo: Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
id UNICAMP-30_e28a198f7d0c3e3d8a2acb36b04ecfb2
oai_identifier_str oai::131479
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesaProfessores de lingua - FormaçãoPrática de ensinoLingua aplicadaOrientador: Maria Jose Rodrigues Faria CoraciniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação pretende contribuir para as discussões referentes à questão da fonnação do professor de língua inglesa, através da investigação do discurso de sala de aula da disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa (doravante PELI) e suas implicações para a prática pedagógica desse professor.Partimos da hipótese de que a PELL embora se proponha a preparar o futuro professor para uma realidade heterogênea e complexa que é a sala de aula, trabalha na perspectiva de um modelo pré-fixado como forma de contornar a heterogeneidade da sala de aula e, assim, garantir a aprendizagem. Ao se deparar com conflitos na sala de aula, a PELI procura abafá-Ios, homogeneizando o processo de formação e limitando-se à legitimação e instrumentalizãção do professor de língua inglesa. Mediante uma abordagem discursiva de análise, e das noções de prática discursiva (Foucault, 1969) e de heterogeneidade do discurso (Authier, 1990) e da sala de aula (Cor_ 1997), buscamos, então, verificar as regularidades que transfonnam a PELI . em um discurso fonnador autorizado e, ao fazê-Io, deparamo-nos com a emergência indesejada da heterogeneidade constitutiva da sala de aula. Para tanto, analisamos os documentos legisladores da disciplina, as entrevistas infonnais .e questionários feitos com alunos de PELI, bem como gravações de aulas de PELI de três instituições brasileiras de nível superior. A análise do corpus mostrou que as práticas discursivas da sala de aula de PELI apresentam conflitos que desestabilizam a linearidade e a homogeneidade aparente desse discurso, instaurando contradições e resistências no seio mesmo do discurso autorizado. Os registros sugerem que, na tensão entre a heterogeneidade da sala de aula e a necessidade de controlá-Ia para garantir a aprendizagem, a PELI promove, além da legitimação do futuro professor, a forma(ta)ção de professores dentro de uma determinada abordagem de ensino. Assim, enquanto espaço de formação, ela apresenta a contradição de querer homogeneizar o que não é homogeneizável: a sala de aula, espaço constituído de conflitos e contradiçõesAbstract: This dissertation aims at contributing to the discussions concerning English teacher "formation". For this reason, it investigates the classroom discourse of the subject The Teaching Practice of English (TPE) and its implication for the pedagogical practice of the future English teacher. The starting point of this research deals with the role of the TPE Ín the preparation of future teachers of English for a heterogeneous and complex reality which characterizes the classroom. In addition, the TPE utilizes a pre-determined model as a way to avoid heterogeneity. Instead of dealing with the conflicts of the classroom, the TPE smothers them, making the "formation" process homogeneous and limited to the legitimization and instrumentation ofthe English teacher. Through a discursive approach of analysis and via the notion of discursive practices (Foucault, 1969) and the heterogeneity of discourse Authier, 1990) and the heterogeneity of classroom discourse (Coracini, 1997), we have examined the regularities that changed the TPE into a authorized "formation" discourse. By doing so, we have faced the undesired emergence of heterogeneity that constitutes the classroom. In order to achieve this goal, we have analyzed documents that rule the subject TPE, the informal interviews and questionnaires applied to TPE students. Tape recordings ITom three different institutions were also part of the material analyzed. The analysis has shown that the classroom discursive practices of TPE is marked with conflicts that make the apparent homogeneity of this discourse instable. Contradictions and resistences of this so called authorized discourse are also pointed out. The data still suggest that, it is in' the tension between the classroom heterogeneity and the necessity of controlling it to guarantee learning, the TPE promotes, in addition to the legitimization of the future English teacher, the "forma( ta )tion" of teacher within a pre-determined teaching approach. Thus, the TPE, while a forum for teacher reflection, presents the contradiction of desiring of homogenizing what is not homogeneizable: the classroom, characterized by conflicts and contradictionsMestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Carmagnani, Anna Maria GrammaticoBolonhini, Carmen ZinkUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Luisinilda Carla Pinto19981998-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1v. (varias paginações) : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586116MARTINS, Luisinilda Carla Pinto. Conflitos e contradições na formação de professores: um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa. 1998. 1v. (varias paginações) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586116. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/131479porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:46:37Zoai::131479Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:46:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa
title Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa
spellingShingle Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa
Martins, Luisinilda Carla Pinto
Professores de lingua - Formação
Prática de ensino
Lingua aplicada
title_short Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa
title_full Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa
title_fullStr Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa
title_full_unstemmed Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa
title_sort Conflitos e contradições na formação de professores : um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa
author Martins, Luisinilda Carla Pinto
author_facet Martins, Luisinilda Carla Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Carmagnani, Anna Maria Grammatico
Bolonhini, Carmen Zink
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luisinilda Carla Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de lingua - Formação
Prática de ensino
Lingua aplicada
topic Professores de lingua - Formação
Prática de ensino
Lingua aplicada
description Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-06-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586116
MARTINS, Luisinilda Carla Pinto. Conflitos e contradições na formação de professores: um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa. 1998. 1v. (varias paginações) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586116. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MARTINS, Luisinilda Carla Pinto. Conflitos e contradições na formação de professores: um estudo das praticas discursivas da disciplina pratica de ensino de lingua inglesa. 1998. 1v. (varias paginações) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586116. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/131479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1v. (varias paginações) : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188810971414528