Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castigo, José Fernandes, 1981-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6570
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto
id UNICAMP-30_e42819f7f2e2959b04fb5d2285fd27f6
oai_identifier_str oai::1255437
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?Reading and literature in the teacher training of elementary school teachers in Mozambique : how to integrate them into daily teaching practices?Formação de professores - MoçambiqueEnsinoLeituraLiteraturaPrática pedagógicaDidáticaTeacher training - MozambiqueTeachingReadingLiteraturePedagogical practiceDidacticsOrientador: Ana Lúcia Guedes PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objeto do presente estudo possui relação com a formação de professores primários do ensino de leitura de literatura, buscando compreender as práticas pedagógicas cotidianas dos professores formadores e das professoras primárias, lotados em um instituto de formação e em uma escola primária na província de Tete, Moçambique. Dada a sua natureza, o estudo foi amparado por uma abordagem qualitativa e pela perspectiva etnográfica. Neste contexto, procuramos verificar como se estabelecem as relações entre as práticas de leitura estimuladas e/ou exploradas no curso de formação de professores primários, na modalidade 10ª+1 ano, e os conteúdos do programa de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, e o ensino de leitura de literatura no ensino primário. Para coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada, registrada em gravador de áudio e, posteriormente, transcrita; observação participante das aulas, conversas informais e análise dos principais documentos orientadores. Participam da pesquisa quatorze (14) sujeitos: professores formadores, professores(as) do ensino primário em exercício e em formação inicial. Os dados coletados informam que os professores formadores não dão a conhecer os formandos procedimentos didático-pedagógicos para o ensino de leitura de literatura. O estudo aponta que a grade de disciplinas do curso não tem conteúdos específicos que abordam sobre ensino de leitura literária. Os dados revelam ainda que o estímulo à leitura de textos literários, tanto no instituto de formação de professores quanto na escola primária, é incipiente, e que a maioria dos sujeitos pesquisados têm hábitos de leitura de textos didáticos e religiosos. O estudo também confirma que as modalidades de leitura mais estimuladas são: leitura como busca de informação/informacional e leitura como conhecimento. A pesquisa aponta que, se exploradas de forma adequada, as práticas socioculturais são um fator importante na promoção da leitura de literatura. Em face desses resultados, faz-se necessário uma revisão ou reajuste curricular dos cursos de formação inicial e continuada dos professores, uso de métodos voltados para os interesses culturais e do uso de pressupostos didáticos que tomam a leitura como uma atividade central e prazerosa, possibilitando a formação de leitores críticos e reflexivosAbstract: The object of the present study is related to the training of primary school teachers in the teaching of literature reading, seeking to understand the daily pedagogical practices of teacher trainers and elementary school teachers, assigned to a training institute and an elementary school in the province of Tete, Mozambique. Given its nature, the study was supported by a qualitative approach and an ethnographic perspective. In this context, we seek to verify how the relationships between the reading practices stimulated and/or explored in the teacher training course of elementary school teachers, in the 10th+1 year modality, and the contents of the Portuguese Language Teaching Methodology program, and the reading literature teaching in elementary education. For data collection, the following techniques were used: semi-structured interview, recorded on an audio recorder and later transcribed; participant observation of classes, informal conversations and analysis of the main guiding documents. Fourteen (14) subjects participated in the research: teacher trainers, teachers of elementary school education in practice and in initial training. The collected data inform that the training teachers do not make the trainees aware of didactic-pedagogical procedures for reading literature teaching. The study points out that the curriculum of the course's subjects does not have specific contents that address the teaching of literary reading. The data also reveal that the stimulus to reading literary texts, both in the teacher training institute and in elementary school, is incipient, and that most of the researched subjects have habits of reading didactic and religious texts. The study also confirms that the most stimulated reading modalities are reading as a search for information and reading as knowledge. The research shows that, if properly explored, sociocultural practices are an important factor in promoting the reading of literature. In view of these results, it is necessary to review or readjust the curriculum of the initial and ongoing teacher training courses, the use of methods geared to cultural interests and the use of didactic assumptions that take reading as a central and enjoyable activity, enabling the formation of critical and reflective readersMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Sito, Luanda Rejane SoaresTonin, Fabiana BigatonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastigo, José Fernandes, 1981-20222022-08-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6570CASTIGO, José Fernandes. Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique: como integrá-las às práticas docentes cotidianas?. 2022. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6570. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255437porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-25T10:43:51Zoai::1255437Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-11-25T10:43:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?
Reading and literature in the teacher training of elementary school teachers in Mozambique : how to integrate them into daily teaching practices?
title Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?
spellingShingle Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?
Castigo, José Fernandes, 1981-
Formação de professores - Moçambique
Ensino
Leitura
Literatura
Prática pedagógica
Didática
Teacher training - Mozambique
Teaching
Reading
Literature
Pedagogical practice
Didactics
title_short Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?
title_full Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?
title_fullStr Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?
title_full_unstemmed Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?
title_sort Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique : como integrá-las às práticas docentes cotidianas?
author Castigo, José Fernandes, 1981-
author_facet Castigo, José Fernandes, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Sito, Luanda Rejane Soares
Tonin, Fabiana Bigaton
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castigo, José Fernandes, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - Moçambique
Ensino
Leitura
Literatura
Prática pedagógica
Didática
Teacher training - Mozambique
Teaching
Reading
Literature
Pedagogical practice
Didactics
topic Formação de professores - Moçambique
Ensino
Leitura
Literatura
Prática pedagógica
Didática
Teacher training - Mozambique
Teaching
Reading
Literature
Pedagogical practice
Didactics
description Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-08-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6570
CASTIGO, José Fernandes. Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique: como integrá-las às práticas docentes cotidianas?. 2022. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6570. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6570
identifier_str_mv CASTIGO, José Fernandes. Leitura e literatura na formação de professores primários em Moçambique: como integrá-las às práticas docentes cotidianas?. 2022. 1 recurso online (151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6570. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189185424195584