O sagrado manifesto na cena : composição de espaços internos e externos propícios à hierofania no processo criativo = The sacred manifestation on the stage: building inner and outside spaces propitius for hierophany in a creative process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibañez, Ana Paula, 1975-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636158
Resumo: Orientador: Marilia Vieira Soares
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O paradigma que rege o prisma escolhido para discorrer sobre esses caminhos é o que acredita que os espaços internos e externos são, ou potencialmente podem ser, expansões uns dos outros. Ou seja, aquilo que ocorrer nos espaços internos do atuante, torna-se evidente nas relações concretas com os objetos e composições do espaço externo, que por sua vez são impulsos para o desvelamento de espaços internos, em um movimento constante e dialógico que pode proporcionar ao atuante e àquele que é sua testemunha, o alcance de estados sutis e transcendentes de energia e percepção configurando uma transformação, um transbordamento de si, uma hierofania. Por que às vezes era tocada por um espetáculo e outras vezes não? Por que às vezes o meu espetáculo tocava o outro e em outras ocasiões não? Qual é o lugar de intersecção entre atuante, espaço e espectador, o ponto em que todas as partes se retroalimentam? A construção do espaço externo, sua configuração como concretude da obra, pode influenciar no que ocorre nos espaços internos do atuante e na recepção por parte do espectador? Se sim, de que forma isso se dá? Para adentrar essas questões, escolhi olhar para o meu próprio trajeto em uma tentativa de criar uma linha condutora que me permitisse, a partir da experiência vivida, ampliar questionamentos pertinentes às artes da cena. Guiando este processo estiveram comigo Mircea Eliade, Victor Turner, Peter Brook, Jerzy Grotowski, Cassiano Quilici, Rosendahl, entre outros autores que me habitaram, em uma conversa contínua entre o fazer e suas reverberaçõesAbstract: This research attend to look at the possibilities of paths that are traversed by the actor in the inner and outside spaces, through the processes of desconstruction/constrution that are inerent to this process and to possibilities of hierophany that can be found in consequence of these meetings and expansions. The paradigm that guides this search is the one that believes that inner and outside spaces are, or can potentially be, expansions of each other. In other words, what happens in the actor's inner space, becames evident throught the concrete relations with objects and space compositions, wich are, by the other hand, impulses for the continuous process of uncovering oneself that can give rise to the actor and also to the audience, transcedents and subtle states of energy and perceptions, configurating a trasformation, a overflowing of oneself, a hierophany. Why, sometimes, was I touched by a play and sometimes not? Why my own play touched people in some occasions and nothings happened in others? Wich is the intersection point in between the actor, space and audience, the point where all the parts are giving a living feedback to each other? Can the construction of the space, its concrete configuration, be an influence for what happens inside the actor and for the receptibility of the audience? How does it happen? To submerge in these questions, I choose to look at my own way, in a effort to buil a guide line that could lead me, through the lived experiences, to an enlargement of these points, building new ones, in relation to theatre practices. Mircea Eliade, Victor Turner, Peter Brook, Jerzy Grotowski, Cassiano Quilici, Rosendahl and others were good partners, living within me, in a continuous talking about doing theatre and its reverberationsDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutora em Artes da CenaCAPES[s.n.]Soares, Marilia Vieira, 1950-Quilici, Cassiano SydowAndraus, Mariana Baruco MachadoWildhagen, Joana PintoPlá, Daniel ReisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIbañez, Ana Paula, 1975-20182018-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636158IBAÑEZ, Ana Paula. O sagrado manifesto na cena: composição de espaços internos e externos propícios à hierofania no processo criativo = The sacred manifestation on the stage: building inner and outside spaces propitius for hierophany in a creative process . 2018. 1 recurso online (145 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636158. 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