Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justen, Rosangela
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612956
Resumo: Orientador: Celso Dal Ré Carneiro
id UNICAMP-30_e4ddc465245b5db53666da3ce6d3ee73
oai_identifier_str oai::774543
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)Fieldwork in the geography discipline : a glimpse on the basic education level in Ponta Grossa (PR)Geografia - Estudo e ensino - Ponta Grossa (PR)Ensino fundamental - Ponta Grossa (PR)Geography - Study and teaching - Ponta Grossa (PR)Primary education - Ponta Grossa (PR)Orientador: Celso Dal Ré CarneiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Métodos de ensino baseados em atividades de campo proporcionam aproximação entre o objeto estudado e o indivíduo. Para assimilação do saber geográfico, é importante que sejam considerados tanto o conhecimento do aluno como a realidade que o envolve, devendo estes servir de referência para o estudo do espaço geográfico. O campo constitui ótimo ambiente de ensino, além de promover maior socialização de grupos. Nesse quadro favorável aos trabalhos de campo, realizamos pesquisa sobre atividades de campo desenvolvidas na disciplina Geografia em escolas e colégios da rede pública e particular de Ponta Grossa, Estado do Paraná. O principal objetivo da pesquisa é investigar a realização ou não de trabalhos de campo em Geografia, em estabelecimentos de ensino público e particular, nos níveis de ensino fundamental e médio do município. As informações foram coletadas por meio de questionário enviado aos professores responsáveis. Como resultado, verificou-se que mais de 50% dos professores aplicam metodologias de campo no ensino de Geografia. Mas também são apontadas inúmeras dificuldades para não-realização de atividades de campo com os alunos, que incluem: (a) aspectos de ordem financeira dos alunos, (b) a responsabilidade que o professor assume ao levar o aluno para fora do ambiente escolar, e (c) a falta de tempo para preparação das atividades de campo. A pesquisa confirmou amplamente a hipótese inicial de que os professores do município participantes da pesquisa valorizam tal recurso didático porque obtêm bons resultados de sua utilização. Mesmo aqueles que não as realizam consideram essa linha de atividades como de grande importância. A pesquisa fornece alguns indicadores bastante úteis para planejamento de atividades didáticas de campoAbstract: Currently, teaching is not a simple task, because teachers are endeavoured not only for transmitting knowledge, but to encourage young people to learn the contents and to change personal attitudes towards improving their relationship with the environment. For these processes to occur, a teacher needs to attract the attention of his/her students. Many resources enhance the effectiveness of the teaching-learning process. Field activities have been increasingly used as a tool. Teaching methodologies for field-based activities provide approximation between the studied object to the individual who studies it. At the same time, the field is an excellent environment for learning, and stimulates some social connections as well. To study geography, the reality which involves the student should be considered, as long as it can be a reference for the study of the geographical space. In this positive framework for fieldwork, we have started a research on field activities that have been developed in the Geography discipline in public and private schools from the elementary up to the high school teaching levels in the municipality of Ponta Grossa (PR). The main objective of the research is to investigate whether or not fieldwork is a current practice for teaching of Geography. Data was collected by means of a questionnaire delivered to teachers. The results may describe the teachers' fieldwork practice, and the procedures regarding this use from the point-of-view of pedagogical practices. A preliminary analysis of the received contributions allows us to say that well-done fieldwork can increase environmental conscious and awareness. It is possible to say that many teachers use this practice to supplement the theoretical methodology taught in the classroom. Even those teachers that currently do not apply them consider these activities as greatly important. The research provides some indicators useful for planning teaching activities of fieldworkMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Compiani, MauricioMelo, Mário Sérgio deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJusten, Rosangela2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612956JUSTEN, Rosangela. Trabalhos de campo na disciplina geografia: um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR). 2010. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612956. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/774543porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:59:45Zoai::774543Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:59:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)
Fieldwork in the geography discipline : a glimpse on the basic education level in Ponta Grossa (PR)
title Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)
spellingShingle Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)
Justen, Rosangela
Geografia - Estudo e ensino - Ponta Grossa (PR)
Ensino fundamental - Ponta Grossa (PR)
Geography - Study and teaching - Ponta Grossa (PR)
Primary education - Ponta Grossa (PR)
title_short Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)
title_full Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)
title_fullStr Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)
title_full_unstemmed Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)
title_sort Trabalhos de campo na disciplina geografia : um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR)
author Justen, Rosangela
author_facet Justen, Rosangela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
Compiani, Mauricio
Melo, Mário Sérgio de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Justen, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino - Ponta Grossa (PR)
Ensino fundamental - Ponta Grossa (PR)
Geography - Study and teaching - Ponta Grossa (PR)
Primary education - Ponta Grossa (PR)
topic Geografia - Estudo e ensino - Ponta Grossa (PR)
Ensino fundamental - Ponta Grossa (PR)
Geography - Study and teaching - Ponta Grossa (PR)
Primary education - Ponta Grossa (PR)
description Orientador: Celso Dal Ré Carneiro
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612956
JUSTEN, Rosangela. Trabalhos de campo na disciplina geografia: um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR). 2010. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612956. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612956
identifier_str_mv JUSTEN, Rosangela. Trabalhos de campo na disciplina geografia: um olhar sobre a educação básica em Ponta Grossa (PR). 2010. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612956. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/774543
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
113 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189038124433408