¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uzun, Júlia Rany Campos, 1985-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620062
Resumo: Orientador: Leandro Karnal
id UNICAMP-30_e524c46035661419a3d8b1ec2a6f9156
oai_identifier_str oai::905705
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling ¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)¡A mis lectorcitos, la nación! : the build of Mexican memories throught scholars books during Porfírio Díaz government (1876-1911)Diaz, Porfirio, 1830-1915História modernaNacionalismoMemóriaEducação - HistóriaMéxico - História - 1876-1911Modern historyNacionalismMemoryEducation - HistoryMexican - History - 1876-1911Orientador: Leandro KarnalDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta pesquisa procurou discutir como a produção de manuais escolares do México, durante o governo de Porfirio Díaz (1876-1911), auxiliou a construir a representação do passado do país. Dada a diversidade étnica, linguística e histórica do período, a investigação buscou compreender como a educação, especialmente através dos manuais escolares, auxiliou a construir uma memória comum e assentar as bases de um projeto de cidadania para o México, na virada do século XIX para o XX. Foram analisados seis manuais escolares que faziam parte de um projeto unificador, fruto da Reforma Educativa ocorrida no período. A escolha desses manuais deveu-se à sua importância no período, à sua repercussão em anos posteriores e ao papel social de seus autores. A pesquisa, dentro do campo da História Cultural, pretendeu discutir qual era o cidadão mexicano tido como "ideal" a partir desta Reforma Educativa, quais heróis foram eleitores como símbolos mexicanos (e quais deveriam ser calados), quais os usos políticos e simbólicos dessas figuras e como elas representavam o México que o intelectuais porfiristas pretenderam construirAbstract: This research attemped to discuss how the production of Mexican scholars' books, during Porfirio Díaz government (1876-1911), helped to contructed the past representation of the country. Given the ethnic, linguistic and historical diversity in this period, the investigation tried to understand how the education, specially through the scholars' books, helped to develop a commom memory and lay the foundations os a citizenship project to Mexico, at the turn of nineteenth to the twentieth. There were analysed six scholars' books that were part os an unifying project, fruit of the Educative Reform ocurried in this period. The choice of these textbooks was due to its importance in this period, its repercussion in later years and the social role of its authors. The research, inside the camp of Cultural History, intended to discuss which was the Mexican citizen thought like "ideal" as from this Educative Reform, which heroes were elected like Mexican symbols (and which others should be silent), which were the political and symbolical uses of there figures and how they represented the Mexico that the Porifian intelectuals intended to constructMestradoHistória CulturalMestra em História[s.n.]Karnal, Leandro, 1963-Freitas Neto, José Alves deFernandes, Luiz Estevam de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASUzun, Júlia Rany Campos, 1985-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf271 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620062UZUN, Júlia Rany Campos. ¡A mis lectorcitos, la nación!: a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911). 2013. 271 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620062. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905705porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:57:22Zoai::905705Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:57:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv ¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)
¡A mis lectorcitos, la nación! : the build of Mexican memories throught scholars books during Porfírio Díaz government (1876-1911)
title ¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)
spellingShingle ¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)
Uzun, Júlia Rany Campos, 1985-
Diaz, Porfirio, 1830-1915
História moderna
Nacionalismo
Memória
Educação - História
México - História - 1876-1911
Modern history
Nacionalism
Memory
Education - History
Mexican - History - 1876-1911
title_short ¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)
title_full ¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)
title_fullStr ¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)
title_full_unstemmed ¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)
title_sort ¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)
author Uzun, Júlia Rany Campos, 1985-
author_facet Uzun, Júlia Rany Campos, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Karnal, Leandro, 1963-
Freitas Neto, José Alves de
Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Uzun, Júlia Rany Campos, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Diaz, Porfirio, 1830-1915
História moderna
Nacionalismo
Memória
Educação - História
México - História - 1876-1911
Modern history
Nacionalism
Memory
Education - History
Mexican - History - 1876-1911
topic Diaz, Porfirio, 1830-1915
História moderna
Nacionalismo
Memória
Educação - História
México - História - 1876-1911
Modern history
Nacionalism
Memory
Education - History
Mexican - History - 1876-1911
description Orientador: Leandro Karnal
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620062
UZUN, Júlia Rany Campos. ¡A mis lectorcitos, la nación!: a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911). 2013. 271 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620062. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620062
identifier_str_mv UZUN, Júlia Rany Campos. ¡A mis lectorcitos, la nación!: a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911). 2013. 271 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620062. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
271 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138508430901248