"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Patrícia Pinho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494
Resumo: Orientador: Ana Cecília Cossi Bizon
id UNICAMP-30_e56a0c878a1a92c414419dbc0ebb8891
oai_identifier_str oai::1390740
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil(Re)design, multiliteracy and the continual pedagogic training in BrazilLayoutMultiletramentosFormação continuadaPolítica linguísticaLayoutMultiliteraciesContinuing educationLanguage policyOrientador: Ana Cecília Cossi BizonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A formação continuada no Brasil é um processo de constituição de múltiplos espaços e oportunidades, nos quais os tempos da prática didática podem ser ressignificados por meio de uma abordagem de engajamento local (Teixeira, 2009 ; Ribeiro, 2015, 2018 ; Saviani, 2019, 2021 ; Freire, 2022/1993, 2022/1996, 2022/1997). As macropolíticas linguísticas de formação promovem a oferta de availables designs (protocolos oficiais e documentais) para nortear as plannings politcs (práticas e eventos de letramentos) dos núcleos intermediários, credenciados pelas Instituições de Ensino Superior. Diante dos desafios contemporâneos, os designs desses documentos atendem a públicos bem diversos e necessitam de novos eixos para expandir as demandas das localidades em conexões democráticas e transformadoras nas práticas de designings dos grupos escolares em pedagogical projects politics (Projetos Políticos Pedagógicos) (Rajagopalan, 2013, 2022 ; Rojo, 2013 ; Monte Mor, 2013 ; Saviani, 2019; Curado, ). A partir desse foco, este trabalho discute como o redesign de um conceito teórico-pedagógico central na formação professores, a saber, multiletramentos, traduziu-se nas interfaces (layouts) assíncronas dos designs disponibilizados em um curso online de formação continuada de professores oferecido pelo Núcleo de estudos e pesquisas em ensino de linguagem (NEPELIN). O espaço formativo, na perspectiva continuada defendida neste estudo, prevê a constituição sistêmica de comunidades solidárias e empoderamentos em pactos coletivos diversos dialógicos, que passam a negociar fortemente esses designs disponíveis na cultura escolar e os seus significados sociais que estes conceitos imprimem aos seus membros, em decorrência do impacto representacional nas materialidades linguísticas diversas (Cavalcanti, 1999 ; Canagarajah, 2013 ; Bizon, Diniz, 2019 ; Collins, 2022 ; Carneiro, 2023; Maher, 2007, 2010, 2013 ; Bento, 2022, hooks, 2022). A partir da Linguística Aplicada Crítica e Transdisciplinar (Pennycook, 1998; Signorini, 1998, 2012), da Pedagogia Histórico-Crítica (Freire, 2022; Saviani, 2022) e das teorias de interseccionalidade e poscolonialidade (Bizon; Diniz, 2019 ; Collins, 2022), esta pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório e documental, busca através de uma análise sistêmico funcional transacional lançar um olhar em torno dos processos de nominalização dos agrupamentos informacionais das plataformas de formação, em seus protocolos de agenciamento da leitura docente em da perspectiva sociolinguística da linguagem como inter-ação, de modo a analisar a hipertextualidade das chaves dialógicas, apresentadas como descoberta maior desse estudo. A fim de analisar essas trilhas de interface existentes, a partir da multiplicidade de sentidos despertados pela leitura hipertextual e interseccional, apresentam uma análise diacrônica entre o design textual do NEPELIN em sua herança retrospectiva conversacional e o design visual dos seus availables designs em sua posição dialógica comunitáriaAbstract: The continual pedagogical training in Brazil is a process of setting-up of manifold spaces and opportunities, in which there can be re-signified times of teaching practice by means of local engagement approaching. (Teixeira, 2009 ; Ribeiro, 2015, 2018 ; Saviani, 2019, 2021 ; Freire, 2022/1993, 2022/1996, 2022/1997). The linguistic macro policies of training promote an offer of available designs (official protocols and documentations), in order to lead [them] as planning policies (practices and events of literacy) of the intermediate cores that are accredited by the Superior Teaching Institutes. Facing the contemporary challenges, the designs of these documents respond to the well manifold publics, and they need a new axis to spread out the demands of localities on democratic and transformative connections upon the practices of designing of school groups in Pedagogical Projects Politics. (Rajagopalan, 2013, 2022 ; Rojo, 2013 ; Monte Mor, 2013; Saviani, 2019; Curado, ). From this focus, it is aimed to discuss how redesigning of a theoretical-pedagogic concept, focal in the teachers' training, that is, Multiliteracy, has been translated in the asynchronous layouts of the designs that are made available by the said course of professors' continual training, as they are offered by the NEPELIN. The training space within the perspective of continuality, as defended in this study, foresees the systemic setting up of solidary communities and empowerment in manifold dialogical collective pacts, which come to heavily deal these available designs within the school cultural environment and their social meanings that these concept imprint on its members, as a result of the representational impact on the various linguistic materialities (Cavalcanti, 1999 ; Canagarajah, 2013 ; Bizon, Diniz, 2019 ; Collins, 2022 ; Carneiro, 2023; Maher, 2007, 2010, 2013 ; Bento, 2022, hooks, 2022). From the Critical and Transdisciplinary Applied Linguistics (Pennycook, 1998; Signorini, 1998, 2012); from the Critical-Historical Pedagogy (Freire, 2022; Saviani, 2022) and intersectionality theories and post-coloniality (Bizon; Diniz, 2019 ; Collins, 2022), this quantitative and qualitative study – exploratory and documental in nature – searches by means of a transactional, functional and systemic analysis, to cast a glance around processes of nominalization of information-creation groupings of teaching platforms, upon their protocols of teaching reading agency on a sociolinguistic perspective of the language as inter-action, so that to analyze a hyper-textuality of dialogical keys as they are presented as a broader discovery of this study. In order to analyze these trends of the existing interface, from multiplicity of awoken feelings through the hypertextual and intersectional reading, it introduces a diachronic analysis between the textual design of the NEPELIN with its conversational-retrospective heritage and the visual designs of their available designs within their community dialogical positionAbertoMestradoLinguística AplicadaMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-Bento, André LucioRocha, Claudia HilsdorfUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Patrícia Pinho20242024-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (256 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494ANDRADE, Patrícia Pinho. "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil. 2024. 1 recurso online (256 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390740Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390740Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T10:46:26Zoai::1390740Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-25T10:46:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil
(Re)design, multiliteracy and the continual pedagogic training in Brazil
title "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil
spellingShingle "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil
Andrade, Patrícia Pinho
Layout
Multiletramentos
Formação continuada
Política linguística
Layout
Multiliteracies
Continuing education
Language policy
title_short "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil
title_full "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil
title_fullStr "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil
title_full_unstemmed "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil
title_sort "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil
author Andrade, Patrícia Pinho
author_facet Andrade, Patrícia Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-
Bento, André Lucio
Rocha, Claudia Hilsdorf
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Patrícia Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Layout
Multiletramentos
Formação continuada
Política linguística
Layout
Multiliteracies
Continuing education
Language policy
topic Layout
Multiletramentos
Formação continuada
Política linguística
Layout
Multiliteracies
Continuing education
Language policy
description Orientador: Ana Cecília Cossi Bizon
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-05-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494
ANDRADE, Patrícia Pinho. "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil. 2024. 1 recurso online (256 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494
identifier_str_mv ANDRADE, Patrícia Pinho. "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil. 2024. 1 recurso online (256 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390740
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390740
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (256 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189198897348608