"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494 |
Resumo: | Orientador: Ana Cecília Cossi Bizon |
id |
UNICAMP-30_e56a0c878a1a92c414419dbc0ebb8891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1390740 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil(Re)design, multiliteracy and the continual pedagogic training in BrazilLayoutMultiletramentosFormação continuadaPolítica linguísticaLayoutMultiliteraciesContinuing educationLanguage policyOrientador: Ana Cecília Cossi BizonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A formação continuada no Brasil é um processo de constituição de múltiplos espaços e oportunidades, nos quais os tempos da prática didática podem ser ressignificados por meio de uma abordagem de engajamento local (Teixeira, 2009 ; Ribeiro, 2015, 2018 ; Saviani, 2019, 2021 ; Freire, 2022/1993, 2022/1996, 2022/1997). As macropolíticas linguísticas de formação promovem a oferta de availables designs (protocolos oficiais e documentais) para nortear as plannings politcs (práticas e eventos de letramentos) dos núcleos intermediários, credenciados pelas Instituições de Ensino Superior. Diante dos desafios contemporâneos, os designs desses documentos atendem a públicos bem diversos e necessitam de novos eixos para expandir as demandas das localidades em conexões democráticas e transformadoras nas práticas de designings dos grupos escolares em pedagogical projects politics (Projetos Políticos Pedagógicos) (Rajagopalan, 2013, 2022 ; Rojo, 2013 ; Monte Mor, 2013 ; Saviani, 2019; Curado, ). A partir desse foco, este trabalho discute como o redesign de um conceito teórico-pedagógico central na formação professores, a saber, multiletramentos, traduziu-se nas interfaces (layouts) assíncronas dos designs disponibilizados em um curso online de formação continuada de professores oferecido pelo Núcleo de estudos e pesquisas em ensino de linguagem (NEPELIN). O espaço formativo, na perspectiva continuada defendida neste estudo, prevê a constituição sistêmica de comunidades solidárias e empoderamentos em pactos coletivos diversos dialógicos, que passam a negociar fortemente esses designs disponíveis na cultura escolar e os seus significados sociais que estes conceitos imprimem aos seus membros, em decorrência do impacto representacional nas materialidades linguísticas diversas (Cavalcanti, 1999 ; Canagarajah, 2013 ; Bizon, Diniz, 2019 ; Collins, 2022 ; Carneiro, 2023; Maher, 2007, 2010, 2013 ; Bento, 2022, hooks, 2022). A partir da Linguística Aplicada Crítica e Transdisciplinar (Pennycook, 1998; Signorini, 1998, 2012), da Pedagogia Histórico-Crítica (Freire, 2022; Saviani, 2022) e das teorias de interseccionalidade e poscolonialidade (Bizon; Diniz, 2019 ; Collins, 2022), esta pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório e documental, busca através de uma análise sistêmico funcional transacional lançar um olhar em torno dos processos de nominalização dos agrupamentos informacionais das plataformas de formação, em seus protocolos de agenciamento da leitura docente em da perspectiva sociolinguística da linguagem como inter-ação, de modo a analisar a hipertextualidade das chaves dialógicas, apresentadas como descoberta maior desse estudo. A fim de analisar essas trilhas de interface existentes, a partir da multiplicidade de sentidos despertados pela leitura hipertextual e interseccional, apresentam uma análise diacrônica entre o design textual do NEPELIN em sua herança retrospectiva conversacional e o design visual dos seus availables designs em sua posição dialógica comunitáriaAbstract: The continual pedagogical training in Brazil is a process of setting-up of manifold spaces and opportunities, in which there can be re-signified times of teaching practice by means of local engagement approaching. (Teixeira, 2009 ; Ribeiro, 2015, 2018 ; Saviani, 2019, 2021 ; Freire, 2022/1993, 2022/1996, 2022/1997). The linguistic macro policies of training promote an offer of available designs (official protocols and documentations), in order to lead [them] as planning policies (practices and events of literacy) of the intermediate cores that are accredited by the Superior Teaching Institutes. Facing the contemporary challenges, the designs of these documents respond to the well manifold publics, and they need a new axis to spread out the demands of localities on democratic and transformative connections upon the practices of designing of school groups in Pedagogical Projects Politics. (Rajagopalan, 2013, 2022 ; Rojo, 2013 ; Monte Mor, 2013; Saviani, 2019; Curado, ). From this focus, it is aimed to discuss how redesigning of a theoretical-pedagogic concept, focal in the teachers' training, that is, Multiliteracy, has been translated in the asynchronous layouts of the designs that are made available by the said course of professors' continual training, as they are offered by the NEPELIN. The training space within the perspective of continuality, as defended in this study, foresees the systemic setting up of solidary communities and empowerment in manifold dialogical collective pacts, which come to heavily deal these available designs within the school cultural environment and their social meanings that these concept imprint on its members, as a result of the representational impact on the various linguistic materialities (Cavalcanti, 1999 ; Canagarajah, 2013 ; Bizon, Diniz, 2019 ; Collins, 2022 ; Carneiro, 2023; Maher, 2007, 2010, 2013 ; Bento, 2022, hooks, 2022). From the Critical and Transdisciplinary Applied Linguistics (Pennycook, 1998; Signorini, 1998, 2012); from the Critical-Historical Pedagogy (Freire, 2022; Saviani, 2022) and intersectionality theories and post-coloniality (Bizon; Diniz, 2019 ; Collins, 2022), this quantitative and qualitative study – exploratory and documental in nature – searches by means of a transactional, functional and systemic analysis, to cast a glance around processes of nominalization of information-creation groupings of teaching platforms, upon their protocols of teaching reading agency on a sociolinguistic perspective of the language as inter-action, so that to analyze a hyper-textuality of dialogical keys as they are presented as a broader discovery of this study. In order to analyze these trends of the existing interface, from multiplicity of awoken feelings through the hypertextual and intersectional reading, it introduces a diachronic analysis between the textual design of the NEPELIN with its conversational-retrospective heritage and the visual designs of their available designs within their community dialogical positionAbertoMestradoLinguística AplicadaMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966-Bento, André LucioRocha, Claudia HilsdorfUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Patrícia Pinho20242024-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (256 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494ANDRADE, Patrícia Pinho. "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil. 2024. 1 recurso online (256 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390740Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390740Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T10:46:26Zoai::1390740Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-25T10:46:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil (Re)design, multiliteracy and the continual pedagogic training in Brazil |
title |
"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil |
spellingShingle |
"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil Andrade, Patrícia Pinho Layout Multiletramentos Formação continuada Política linguística Layout Multiliteracies Continuing education Language policy |
title_short |
"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil |
title_full |
"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil |
title_fullStr |
"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil |
title_full_unstemmed |
"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil |
title_sort |
"(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil |
author |
Andrade, Patrícia Pinho |
author_facet |
Andrade, Patrícia Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bizon, Ana Cecília Cossi, 1966- Bento, André Lucio Rocha, Claudia Hilsdorf Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Patrícia Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Layout Multiletramentos Formação continuada Política linguística Layout Multiliteracies Continuing education Language policy |
topic |
Layout Multiletramentos Formação continuada Política linguística Layout Multiliteracies Continuing education Language policy |
description |
Orientador: Ana Cecília Cossi Bizon |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2024-05-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494 ANDRADE, Patrícia Pinho. "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil. 2024. 1 recurso online (256 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Patrícia Pinho. "(Re)design", multiletramentos e formação continuada no Brasil. 2024. 1 recurso online (256 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18494. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1390740 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1390740 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (256 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189198897348608 |