A roda de conversa e o processo civilizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chioda, Rodrigo Antonio, 1975
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597688
Resumo: Orientador : Ana Maria Fonseca de Almeida
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spelling A roda de conversa e o processo civilizadorElias, Norbert, 1897-1990Ambiente de sala de aulaDiálogoProfessores e alunosOrientador : Ana Maria Fonseca de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Trata-se da investigação da roda de conversa como uma prática educativa, tal como se apresenta em um dado momento no tempo e as normas e regras que dela emergem. A prática da roda é um importante elemento de apreensão do processo civilizador que passou a sociedade ocidental e do autocontrole necessário aos participantes deste. Para observar os sinais e as marcas que uma prática educativa imprimiu nos corpos dos participantes deste "micro" processo civilizador que é a roda, parti do visível nos gestos e atitudes dos participantes da roda. A roda é, portanto, constituinte do processo civilizador maior, ou seja, em uma escala menor, é onde as crianças praticam e se educam para as relações sociais que exigem um grande autocontrole que é apreendido pelas crianças através de contenções externas de corpo e de fala. A roda observada possibilitou ainda que seus participantes exercitassem um conjunto de habilidades humanas necessárias à compreensão e interpretação do contexto social vivido, podendo posteriormente utilizá-las para agir sobre ela, proporcionando uma certa interação do aluno com seu processo educativoAbstract: This study concerns the investigation of the circle of conversation as an educational practice, just as it comes in a specific moment in the time, and also the norms and rules of corporal contention that emerge from it. By means of what is visible in the gestures and in the body of the participants of the circle. I could observe in a smaller scale the signs and the marks that an educational practice printed in the participants of this "small" Civilizing Process that constitutes the circle. It is an imitation of that larger process, that is to say, where the children practice and they are educated for the social relationships that demand a large self-control, that the children apprehend first through external contentions of body and of speech. The practice of the circle facilitates its participants to exercise a group of necessary human abilities to the understanding and interpretation of the society, later on could use them to act on her, in the search of an active participation for the construction of a society indeed democraticMestradoMestre em Educação[s.n.]Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChioda, Rodrigo Antonio, 19752004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf77f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597688CHIODA, Rodrigo Antonio. A roda de conversa e o processo civilizador. 2004. 77f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597688. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/315377porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T09:22:03Zoai::315377Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T09:22:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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