Educação do corpo e vida ao ar livre : natureza e educação fisica em São Paulo (1930-1945)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609414 |
Resumo: | Orientador: Carmen Lucia Soares |
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Educação do corpo e vida ao ar livre : natureza e educação fisica em São Paulo (1930-1945)Body education and open-air life : nature and physical education in São Paulo (1930-1945)CorpoNaturezaColonia de feriasParques de recreaçãoEscolas ao ar livreBodyNatureSummer CampsPlaygroundsOutdoor SchoolsOrientador: Carmen Lucia SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A pesquisa procurou compreender e discutir os diferentes imaginários médicos, do início do século XX, em relação à natureza brasileira, assim como, as distinções feitas entre o ambiente urbano e o rural. A partir, principalmente, das relações emersas entre os movimentos sanitarista, higienista, eugenista e a Educação Física, observou-se a consolidação, no Brasil, de um imaginário que concebia a natureza como ambiente ideal, tanto para a cura e a prevenção de doenças, quanto para o fortalecimento e a educação do corpo, por meio de exercícios físicos como a ginástica, o esporte, os jogos e práticas terapêuticas como a helioterapia, a hidroterapia e a climatoterapia. Seguindo os caminhos de tal concepção de natureza, o Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo, órgão subordinado a Secretaria da Educação e Saúde Pública, sobressai-se, uma vez que foi responsável, já na década de 1930, por importantes intervenções junto a duas instituições extra-escolares que mantinham proximidade com o imaginário da natureza curativa e educativa: os Parques Infantis e as Colônias de Férias. Quanto à instituição escolar, foi o Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo responsável por criar e dirigir a Escola de Aplicação ao Ar Livre Dom Pedro II, a qual se conformou como uma instituição de ensino experimental localizada no interior de um parque público e que manteve como objetos centrais de sua pedagogia a Educação Física e a natureza.Abstract: The research has sought after comprehending and discussing about the different medical imaginaries, from the beginning of the 20th century, in respect to Brazilian nature, as well as the distinctions drawn between the urban and the rural environment. Mainly from the emerged relations between the sanitary, hygienist, eugenist movements and the physical education, the consolidation in Brazil of an imaginary which conceived nature as an ideal environment was observed, for healing and disease prevention, as much as the strengthening and the education of the body, through physical exercises such as gymnastics, sports, games and therapeutic practices as heliotherapy, hydrotherapy and climotherapy. Following the ways of such a conception of the nature, the Department of Physical Education of São Paulo State, an organ under the Secretariat for Education and Public Health, stands out, once it was responsible, in the 1930s, for important interventions with two extracurricular institutions which kept nearness to the imaginary of healing and educational nature: the playgrounds and the summer camps. As for the school institution, it was the Department of Physical Education of São Paulo State responsible for creating and running the D. Pedro II School of Outdoors Application, which configured itself as an institution of experimental education located inside a public park and that kept nature and physical education as central objects of its pedagogy.MestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Soares, Carmen Lúcia, 1956-Rocha, Heloísa Helena PimentaAmaral, Silvia Cristina FrancoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDalben, André, 1984-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf170 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609414DALBEN, André. Educação do corpo e vida ao ar livre: natureza e educação fisica em São Paulo (1930-1945). 2009. 170 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609414. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/443213porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:31:41Zoai::443213Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:31:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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