Produções ciborgues : imigrantes brasileiras & mídias sociais no Canadá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639829 |
Resumo: | Orientador: Pedro Peixoto Ferreira |
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Produções ciborgues : imigrantes brasileiras & mídias sociais no CanadáCyborg productions : Brazilian immigrants & social media in CanadaBrasileiros - CanadáImigrantes - CanadáEstudos de gêneroMídia socialTecnologia - Aspectos sociaisBrazilians - CanadaImmigrants - CanadaGender studiesSocial mediaTechnology - Social aspectsOrientador: Pedro Peixoto FerreiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A migração de brasileiros para o Canadá cresce exponencialmente nas últimas duas décadas. Por não terem rede familiar ou de amizade no país, os(as) imigrantes adquirem informações sobre o processo e estabelecem redes de apoio por meio de conteúdo online produzido pelas imigrantes brasileiras. A motivação desta tese vem da perspectiva de que, apesar da centralidade dos usos das mídias sociais nesse fluxo migratório, os efeitos e as implicações desses usos não haviam sido explorados. A partir do levantamento teórico, constatei a ausência de pesquisas sobre a interseccionalidade entre tecnologia e gênero no processo de migração internacional qualificada para o Canadá. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar como a associação entre imigrantes brasileiras e mídias sociais, em especial blogs, YouTube e Instagram, gesta e regula o cotidiano migratório, construindo sujeitos migrantes e impulsionando o fluxo de brasileiros(as) qualidicados(as) para o Canadá. Para discutir mídia social, utilizo o conceito de escala de Daniel Miller (2015) e as discussões de hierarquias de David Beer (2008). Quanto à compreensão das dimensões de gênero, baseio-me nos conceitos de regulação e performance de Judith Butler (2002, 2014) e de ciborgue de Donna Haraway (2009), concordando com Patrícia Pessar (1999), a qual reitera a importância de trazer o conceito de gênero para os estudos migratórios. Por fim, ao pensar como gênero, mídias sociais e migração internacional se intersecionam, trago para a análise a ideia de Bruno Latour de mediação técnica (1994) e centro de cálculo (2004). Dessa maneira, proponho a compreensão dessas associações sociais como mediações técnicas que armazenam e articulam comportamentos privilegiados ou marginalizados no processo migratório, reorganizando planejamento familiar, estratégias de inserção no mercado de trabalho e adaptação na sociedade canadense. Além disso, evidencio que blogs, canais do YouTube e contas do Instagram agem como centro de cálculo e traduzem a experiência migratória a partir da construção de uma imagem romantizada sobre o país em sinergia com os sentimentos de solidão, isolamento e frustração experienciados pelas imigrantes brasileiras. Uma ampla gama de dados é necessária para a realização dessas discussões. Por essa razão, utilizo uma combinação de metodologias para levantamento e análise desses dados, quais sejam: análise textual e visual de publicações em blogs, YouTube e Instagram (TRAMMELL; KESHELASHVILI, 2005; HOOKWAY, 2008; RAMAN; KASTURI, 2014), etnografia multisituada no Brasil, no Canadá e online (MARCUS, 1995; HIRAI, 2012) e entrevistas semiestruturadas com imigrantes brasileiros qualificados e agentes políticos envolvidos no processo de migração qualificada do Brasil para o Canadá (KOSMINSY, 1986; POUPART, 2008; LIMA, 2016). Por fim, exploro novas vias metodológicas que envolvem migração qualificada, internet e afetos, assim como também discuto os limites do fazer científico. Inicio, com esta tese, uma discussão para a compreensão das relações de gênero no processo de adaptação dos(as) imigrantes no Canadá, relacionando a produção de conteúdo online com sentimentos de solidão e isolamento. Ademais, contribuo metodologicamente com novas formas de se explorar o uso de imagens na pesquisa, preservando sua significação e, ao mesmo tempo, o anonimato dos(as) interlocutores(as)Abstract: The migration of Brazilians to Canada has grown exponentially in the past two decades. Because prospective immigrants do not have any family or friendship network in the country, they gather information and establish supportive networks online. The motivation for this thesis comes from my perception of the lack of works in the literature that explor the effects of the uses of social media in this migratory flow. After conducting a theoretical survey, I found out the need to investigate the intersectionality between technology and gender within the process of international migration of high skilled workers to Canada. Thus, this thesis aims to analyze how the association between Brazilian immigrants and social media (blogs, YouTube and Instagram) manages and regulates this migratory process, building prospective migrants and boosting the flow of Brazilians skilled workers to Canada. In the discussion of social media, I adopt the concept of scale by Daniel Miller (2015), and the discussions proposed by David Beer (2008) about hierarchy. As for the understanding of gender dimensions, I rely on the concepts of regulation and performance by Judith Butler (2002, 2014), and cyborg by Donna Haraway (2009), endorsing Patrícia Pessar (1999), who reiterated the importance of bringing the concept of gender for the migratory studies. Finally, in order to investigate the intersection of gender, social media and international migration, I bring in the idea of technical mediation and calculation center by Bruno Latour (1994, 2004). As a result, I propose the understanding of those social associations as technical mediations that store and articulate privileged or marginalized behaviors in the migratory process, by reorganizing the family planning, developing strategies for the entering of the imigrants in the job market and helping them to adjust themselves to the Canadian society. Moreover, I show that blogs, YouTube and Instagram act as calculation centers, translating the migratory experience through the construction of a romanticized image of the country in synergy with the feelings of loneliness, isolation and frustration of the immigrants. For data gathering and analysis, I use a combination of methods, which are: textual and visual analysis of materials published in blogs, YouTube and Instagram (TRAMMELL; KESHELASHVILI, 2005; HOOKWAY, 2008; RAMAN; KASTURI, 2014), as well as ethnography multisituated in Brazil, Canada and on the web (MARCUS, 1995; HIRAI, 2012). Besides, semi-structured interviews were carried out with Brazilian skilled workers immigrants and political agents involved in the process of migration from Brazil to Canada (KOSMINSY, 1986; POUPART, 2008; LIMA, 2016). Finally, I explore new methodological attempts that involve the migration of skilled workers, the internet and affection; I also approach the limits of scientific practice. In this thesis, thus, I open a discussion about gender relations in the adaptation process of immigrants in Canada, relating the production of online information of Brazilian immigrant woman with their feelings of loneliness and isolation. In addition, I contribute with new ways to explore the use of images in research, in which their significance is preserved as well as the anonymity of the the subjects they portrayDoutoradoSociologiaDoutor em SociologiaCAPES001FAPESP2016/03629-5[s.n.]Ferreira, Pedro Peixoto, 1975-Castro, BárbaraPrado, Juliana doPeres, Roberta GuimarãesBaeninger, Rosana AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSega, Rodrigo Fessel, 1985-20202020-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 297 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639829SEGA, Rodrigo Fessel. Produções ciborgues : imigrantes brasileiras & mídias sociais no Canadá . 2020. 1 recurso online ( 297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639829. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149472Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T08:42:11Zoai::1149472Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-16T08:42:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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