O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes-Santos, Sandoval Nonato
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_e7b869f8c23f46a8417e1c33ff540ec1
oai_identifier_str oai::184564
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escritaAquisição de linguagemEscritaAnálise do discursoAnálise do discurso narrativoWritten language acquisitionDiscourse analysisNarrative discourse analysisOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: É proposta deste trabalho caracterizar os modos de relação dialógica que escreventes-alunos estabelecem com a linguagem em um evento particular de produção escolar da escrita -o evento "Recontando histórias". Essa caracterização é constituída pelo recurso que fazemos ao conceito de gênero discursivo, tal como abordado na reflexão bakhtiniana. Considerando, na esteira de Bakhtin, que, ao enunciarmos, estamos inseridos em gêneros discursivos que adquirem uma certa estabilidade em diferentes esferas da atividade humana, nossa tarefa, neste estudo, consiste, portanto, em compreender os modos de circulação dialógica dos escreventes pelos gêneros que adquirem um funcionamento particular na ocasião em que tais escreventes recontam histórias. Para tanto, nosso primeiro movimento consiste em estabelecer uma conceituação de gênero discursivo segundo uma perspectiva enunciativo-discursiva, o que permite que o tomemos como modo de organização do acontecimento enunciativo, plasmado em formas mais ou menos estáveis de enunciados. Em seguida, procedemos à caracterização do que denominamos evento "Recontando histórias" e dos gestos enunciativos de que se constitui, o que nos leva a uma decisão metodológica importante: dentre os gestos enunciativos constitutivos desse evento, centramos nosso interesse em dois: a) o atribuído ao professor, quando conta a história e quando tenta estabelecer o direcionamento que a atividade de recontar deve tomar ¿ gesto organizado no gênero "instruções para a atividade de produção escrita" - e b) o gesto de recontar dos alunos, ocasião em que circulam tanto pelo gênero "instruções" quanto pelos gêneros, no caso particular deste nosso estudo, "contos de fadas" e "lendas". Finalmente, passamos à análise de um conjunto de trinta textos escritos por alunos de segunda série do ensino fundamental do Núcleo Pedagógico Integrado (NPI) - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) - durante dois períodos letivos - 1995 e 1996. ...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digitalAbstract: This thesis describes how students learning to write establish dialogical relations with language when retteling written stories in a classroom evento taking into account that discourse gemes are produced in different social activities, this study explains how students move through discourse gemes that emerge in this particular event. This study has three parts. First, the concept of discourse geme is discussed on the basis of Bakhtin's concept of iscourse gemes as relatively stable forms of utterance. Secondly, the elements that constitute the event "Retelling stories" are characterized considering two aspects: the role attributed to the teacher as he tells the story, suggesting - through a particular geme called "instructions to writing" -how the students can retell the story; the activity of retelling as realized by the students, a result of the moving through the "instructions" and other gemes that have been presented, such as "fairy tales" and "legends". Finally an analysis of 30 written texts is presented. These texts were written by second grade elementary school students at the Núcleo Pedagógico Integrado (NPI) - Escola de Aplicação of the Universidade Federal do Pará (UFPA) in 1995 and 1996. The methodological procedures were based on what has been denominated as indiciary paradigm, which permits both the apprehension of linguistic traces manifested in the texts, as well as an understanding of how the subject/writer who retells stories is constituted. ...Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertationsMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Correa, Manoel Luiz GonçalvesMayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes-Santos, Sandoval Nonato19991999-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf204 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. O Gesto de recontar historias: generos discursivos e produção escolar da escrita. 1999. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184564porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:04:17Zoai::184564Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita
title O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita
spellingShingle O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita
Gomes-Santos, Sandoval Nonato
Aquisição de linguagem
Escrita
Análise do discurso
Análise do discurso narrativo
Written language acquisition
Discourse analysis
Narrative discourse analysis
title_short O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita
title_full O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita
title_fullStr O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita
title_full_unstemmed O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita
title_sort O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita
author Gomes-Santos, Sandoval Nonato
author_facet Gomes-Santos, Sandoval Nonato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Correa, Manoel Luiz Gonçalves
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes-Santos, Sandoval Nonato
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de linguagem
Escrita
Análise do discurso
Análise do discurso narrativo
Written language acquisition
Discourse analysis
Narrative discourse analysis
topic Aquisição de linguagem
Escrita
Análise do discurso
Análise do discurso narrativo
Written language acquisition
Discourse analysis
Narrative discourse analysis
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350
GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. O Gesto de recontar historias: generos discursivos e produção escolar da escrita. 1999. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. O Gesto de recontar historias: generos discursivos e produção escolar da escrita. 1999. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184564
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
204 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188832697909248