O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350 |
Resumo: | Orientador: Raquel Salek Fiad |
id |
UNICAMP-30_e7b869f8c23f46a8417e1c33ff540ec1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::184564 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escritaAquisição de linguagemEscritaAnálise do discursoAnálise do discurso narrativoWritten language acquisitionDiscourse analysisNarrative discourse analysisOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: É proposta deste trabalho caracterizar os modos de relação dialógica que escreventes-alunos estabelecem com a linguagem em um evento particular de produção escolar da escrita -o evento "Recontando histórias". Essa caracterização é constituída pelo recurso que fazemos ao conceito de gênero discursivo, tal como abordado na reflexão bakhtiniana. Considerando, na esteira de Bakhtin, que, ao enunciarmos, estamos inseridos em gêneros discursivos que adquirem uma certa estabilidade em diferentes esferas da atividade humana, nossa tarefa, neste estudo, consiste, portanto, em compreender os modos de circulação dialógica dos escreventes pelos gêneros que adquirem um funcionamento particular na ocasião em que tais escreventes recontam histórias. Para tanto, nosso primeiro movimento consiste em estabelecer uma conceituação de gênero discursivo segundo uma perspectiva enunciativo-discursiva, o que permite que o tomemos como modo de organização do acontecimento enunciativo, plasmado em formas mais ou menos estáveis de enunciados. Em seguida, procedemos à caracterização do que denominamos evento "Recontando histórias" e dos gestos enunciativos de que se constitui, o que nos leva a uma decisão metodológica importante: dentre os gestos enunciativos constitutivos desse evento, centramos nosso interesse em dois: a) o atribuído ao professor, quando conta a história e quando tenta estabelecer o direcionamento que a atividade de recontar deve tomar ¿ gesto organizado no gênero "instruções para a atividade de produção escrita" - e b) o gesto de recontar dos alunos, ocasião em que circulam tanto pelo gênero "instruções" quanto pelos gêneros, no caso particular deste nosso estudo, "contos de fadas" e "lendas". Finalmente, passamos à análise de um conjunto de trinta textos escritos por alunos de segunda série do ensino fundamental do Núcleo Pedagógico Integrado (NPI) - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) - durante dois períodos letivos - 1995 e 1996. ...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digitalAbstract: This thesis describes how students learning to write establish dialogical relations with language when retteling written stories in a classroom evento taking into account that discourse gemes are produced in different social activities, this study explains how students move through discourse gemes that emerge in this particular event. This study has three parts. First, the concept of discourse geme is discussed on the basis of Bakhtin's concept of iscourse gemes as relatively stable forms of utterance. Secondly, the elements that constitute the event "Retelling stories" are characterized considering two aspects: the role attributed to the teacher as he tells the story, suggesting - through a particular geme called "instructions to writing" -how the students can retell the story; the activity of retelling as realized by the students, a result of the moving through the "instructions" and other gemes that have been presented, such as "fairy tales" and "legends". Finally an analysis of 30 written texts is presented. These texts were written by second grade elementary school students at the Núcleo Pedagógico Integrado (NPI) - Escola de Aplicação of the Universidade Federal do Pará (UFPA) in 1995 and 1996. The methodological procedures were based on what has been denominated as indiciary paradigm, which permits both the apprehension of linguistic traces manifested in the texts, as well as an understanding of how the subject/writer who retells stories is constituted. ...Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertationsMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Correa, Manoel Luiz GonçalvesMayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes-Santos, Sandoval Nonato19991999-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf204 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. O Gesto de recontar historias: generos discursivos e produção escolar da escrita. 1999. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184564porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:04:17Zoai::184564Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita |
title |
O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita |
spellingShingle |
O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita Gomes-Santos, Sandoval Nonato Aquisição de linguagem Escrita Análise do discurso Análise do discurso narrativo Written language acquisition Discourse analysis Narrative discourse analysis |
title_short |
O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita |
title_full |
O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita |
title_fullStr |
O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita |
title_full_unstemmed |
O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita |
title_sort |
O Gesto de recontar historias : generos discursivos e produção escolar da escrita |
author |
Gomes-Santos, Sandoval Nonato |
author_facet |
Gomes-Santos, Sandoval Nonato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiad, Raquel Salek, 1948- Correa, Manoel Luiz Gonçalves Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes-Santos, Sandoval Nonato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição de linguagem Escrita Análise do discurso Análise do discurso narrativo Written language acquisition Discourse analysis Narrative discourse analysis |
topic |
Aquisição de linguagem Escrita Análise do discurso Análise do discurso narrativo Written language acquisition Discourse analysis Narrative discourse analysis |
description |
Orientador: Raquel Salek Fiad |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350 GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. O Gesto de recontar historias: generos discursivos e produção escolar da escrita. 1999. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. O Gesto de recontar historias: generos discursivos e produção escolar da escrita. 1999. 204 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 204 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188832697909248 |