Artífices de vida e práticas concretas : a produção dos alunos de marcenaria da Escola de Artes e Ofícios de Amparo (1910 a 1950)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641143 |
Resumo: | Orientador: Cristina Meneguello |
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Artífices de vida e práticas concretas : a produção dos alunos de marcenaria da Escola de Artes e Ofícios de Amparo (1910 a 1950)Craftsmen of life and concrete practices : the woodworking and carving production from the Escola de Artes e Ofícios de Amparo students (1910 and 1950)Escola de Artes e Ofícios de AmparoMobiliário - EstilosMarcenariaArtes e oficiosDesenhoFurniture - StylesWoodworkArts and carftsDrawingOrientador: Cristina MeneguelloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A presente dissertação analisou a produção dos alunos de marcenaria e entalhação da Escola de Artes e Ofícios de Amparo, atual ETEC João Belarmino, entre as décadas de 1910 e 1950, contexto no qual a cidade passou a investir na capacitação da mão de obra excedente do campo. No início da República, a cidade vivia da produção do café e, espelhada na capital paulista, carregava o discurso da modernização. Por isso, sua elite inaugurou a escola que prepararia seus alunos para o mercado de trabalho industrial. Contudo, dentro dessas escolas observou-se um contexto de transição entre a arte e a técnica, as quais se espelhavam nos antigos Liceus e traziam cada vez mais a técnica para capacitar seus alunos, em uma sociedade que paulatinamente se industrializava. A partir disso, o governo do estado de São Paulo, na década de 1930, criou o órgão da Superintendência do Ensino Profissional, a fim de regular as escolas profissionais que surgiram em todo o estado. Os desenhos oriundos da Superintendência serviram de modelo para serem estudados pelos alunos. Se, por um lado, o desenho norteava e disciplinava os alunos para a confecção de produtos, por outro, exaltava o caráter artístico. Dessa forma, a discussão do texto aborda o conceito de Artes Menores e do movimento Arts and Crafts, pois, na moderna sociedade industrial, devido à opção pela mecanização, houve uma perda das Artes Menores, as quais procuravam embelezar o cotidiano do homem, por isso a preocupação com os desenhos que eram a base para a produção do mobiliário. A partir da análise desses desenhos e do mobiliário construído pelos alunos da seção de marcenaria de Amparo, não foi possível identificar uma cópia perfeita dos moldes enviados pela Superintendência, vimos estilos recorrentes e motivos artísticos que se repetiram. Esse fato nos levou a acreditar que se valorizou a técnica, mas seguimos falando de artes e tradição de um ofício, de uma individualidade que se reproduz no trabalho e sua produção.Abstract: The present dissertation has analyzed the woodworking and carving production from the Escola de Artes e Ofícios de Amparo students, currently ETEC João Belarmino, between the decades of 1910 and 1950, context in which the city started to invest in qualification for the field surplus labor force. The city that lived on coffee production in the beginning of the Republic, mirrored in the state capital São Paulo, carried the discourse of modernization, thus its elite inaugurated the school that would prepare its students for the industrial labor market. However, a transitional context between art and technique within these schools is considered to epitomize the ancient Lyceums and increasingly brought the technique to empower their students in this gradually industrializing society. From this, the state government of São Paulo, in the 1930s, created the body of the Superintendency of Professional Education to regulate the professional schools that emerged throughout the state. The drawings from the Superintendency served as models to be studied by those students. If, on the one hand, those drawings led and disciplined the students to make products, on the other, it exalted the artistic character. This text’s discussion addresses the concept of the Lesser Arts and the Arts and Crafts movement, because in the modern industrial society, due to the option for mechanization, there would be a loss of the Lesser Arts, which seek to beautify man’s daily life and, therefore, the concern with the drawings that were the basis for the production of furniture.MestradoPolítica, Memória e CidadeMestra em HistóriaCNPQ146090/2016-0[s.n.]Meneguello, Cristina, 1967-Pareto Junior, LindenerFrancisco, Rita de CássiaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Camila Araujo, 1989-20192019-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 152 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641143GONÇALVES, Camila Araujo. Artífices de vida e práticas concretas: a produção dos alunos de marcenaria da Escola de Artes e Ofícios de Amparo (1910 a 1950). 2019. 1 recurso online ( 152 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641143. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162302Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-26T14:53:53Zoai::1162302Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-26T14:53:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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