Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Núria Araújo, 1995-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641422
Resumo: Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro
id UNICAMP-30_e84cabf05b34ca116cc42c80a60c7df3
oai_identifier_str oai::1164724
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school contextVegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school contextVeganismoVegetarianismoEscolasVeganismVegetarianismSchoolsOrientador: Alessandra Aparecida ViveiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O vegetarianismo e o veganismo iniciaram-se desde os tempos remotos e foram ressignificados ao longo dos anos. O vegetarianismo consiste em um regime alimentar e o veganismo um estilo de vida que busca eliminar, na medida do possível e praticável, todas as formas de crueldade e exploração contra os animais. Para um e outro, a alimentação se constitui como importante aspecto. Atualmente, ambos os movimentos vêm ganhando cada vez mais visibilidade, espaço e adeptos na sociedade contemporânea. Deste modo, a escola não está ausente das influências do vegetarianismo e veganismo. Com base nesses pressupostos, desenvolvemos uma pesquisa que tem por objetivo identificar, caracterizar e discutir como os movimentos vegetariano e vegano são incorporados nas escolas e nos sistemas educacionais brasileiros, com foco para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, fizemos um levantamento de produções científicas e midiáticas nas redes sociais Facebook e Instagram, além das páginas eletrônicas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Sociedade Vegana e do portal Vista-se, que intitula-se o maior portal vegano da América Latina, almejando prospectar experiências relacionadas à temática de interesse. Na sequência, coletamos documentos sobre as escolas e os sistemas educacionais públicos e privados identificados durante as buscas, que foram analisados para caracterização e discussão sobre cada uma das experiências evidenciadas. Como resultado de análise, constatou-se três tipos de práticas: vegetarianismo e veganismo como alimentação servida aos estudantes; alimentação como oportunidade de estudo sobre a temática com as crianças; o movimento vegano como emancipação e modificação social para um mundo justo e igualitário para todos e todas. Acreditamos que um envolvimento maior com os valores do veganismo, para além da alimentação, possui potencial transformador rumo a uma nova racionalidade que viabilize consciência crítica e contribua na modificação da realidade.Abstract: Vegetarianism and veganism have existed since ancient times and have been reframed over the years. Vegetarianism consists in a food diet and veganism in a way of living that tries to eliminate, as much as possible, all the cruelty and exploration against the animals. For both of them, food is the main aspect. Nowadays, both movements have been gaining more visibility and supporters in contemporary society. Therefore, school is also impacted by the influences of vegetarianism and veganism. Based on that, a research was developed with the intent of characterizing and discussing how the vegetarian and vegan movements are inserted in Brazilian schools and educational systems, focused on Childhood Education and Elementary School. To do that, an investigation was carried out seeking for scientific and midiatic production on Facebook and Instagram, besides websites of Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Vegan Society and Vista-se, this last one entitles itself as the greatest vegan website of Latin America. Hereafter, documents about schools and educational systems, public and private, identified during the research were collected and analyzed to characterize and discuss each of the experiences. As a result of the analysis, it was observed three kinds of practices: vegetarianism and veganism as food for children; food as an opportunity to study with children; the vegan movement as social emancipation and transformation aiming for an equal and fair world to everybody. We believe that a greater involvement with vegan values, besides food, has the transforming potential towards a new rationality that allows critical thinking and contributes to a shift in reality.MestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES08-P-3442/2019[s.n.]Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-Zancul, Maria Cristina de SenziTonso, SandroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarques, Núria Araújo, 1995-20202020-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641422MARQUES, Núria Araújo. Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context . 2020. 1 recurso online ( 147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641422. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164724Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T07:23:21Zoai::1164724Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-27T07:23:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context
Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context
title Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context
spellingShingle Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context
Marques, Núria Araújo, 1995-
Veganismo
Vegetarianismo
Escolas
Veganism
Vegetarianism
Schools
title_short Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context
title_full Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context
title_fullStr Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context
title_full_unstemmed Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context
title_sort Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context
author Marques, Núria Araújo, 1995-
author_facet Marques, Núria Araújo, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-
Zancul, Maria Cristina de Senzi
Tonso, Sandro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Núria Araújo, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Veganismo
Vegetarianismo
Escolas
Veganism
Vegetarianism
Schools
topic Veganismo
Vegetarianismo
Escolas
Veganism
Vegetarianism
Schools
description Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641422
MARQUES, Núria Araújo. Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context . 2020. 1 recurso online ( 147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641422. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641422
identifier_str_mv MARQUES, Núria Araújo. Vegetarianismo e veganismo na educação : investigação de experiências no contexto escolar brasileiro = Vegetarianism and veganism in education : investigation of experiences in the Brazilian school context . 2020. 1 recurso online ( 147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641422. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164724
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 147 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189173735718912