Descargas atmosféricas em aeronaves compostas de estruturas CFC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/4005 |
Resumo: | Orientador: José Pissolato Filho |
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Descargas atmosféricas em aeronaves compostas de estruturas CFCLightning in aircraft composite of CFC structuresDescargas elétricasRaio (Meteorologia)Electric dischargesLightningOrientador: José Pissolato FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: Compósitos de fibra de carbono estão cada vez mais sendo utilizados na indústria moderna devido a suas propriedades, que apresentam uma série de vantagens estruturais, proporcionando ganhos econômicos relevantes aos clientes que aplicam este tipo de estrutura. Características como peso e durabilidade, quando comparados a alguns materiais aplicados atualmente, mostram-se mais interessantes para seus consumidores, e isso tem levado a sua utilização em diversos componentes, como por exemplo, torres de transmissão, as pás que compõem o gerador eólico e estrutura das aeronaves comerciais modernas. Por isso, os estudos sobre os riscos a que esses novos materiais estarão expostos são de alta importância. Assim, este trabalho visa analisar os efeitos de uma descarga atmosférica de alta magnitude em um compósito de fibra de carbono, contribuindo dessa forma com o estudo a respeito da proteção da estrutura composta pelo material, buscando sua melhor configuração. Uma das motivações para esse tipo de estudo, relaciona-se com as aeronaves, que devem ter danos reduzidos ou evitados quando atingidas por uma descarga atmosférica, garantindo a sua segurança. Utilizando as aeronaves como objeto de estudo deste trabalho, são analisados os efeitos diretos e indiretos, sendo observados os possíveis danos que poderiam ser causados na estrutura interna do material no momento do impacto da descarga atmosférica e durante a condução da corrente através do material analisado. Nesse contexto, estudos como este buscam investigar como esses efeitos podem ser evitados ou minimizados. Dessa maneira, foram realizadas simulações, utilizando metodologias ainda não exploradas, além de testes laboratoriais, a fim de validar resultados e alcançar uma profunda compreensão dos efeitos de uma descarga atmosférica sob o material compósito, permitindo que ações de segurança possam ser tomadas na construção das estruturasAbstract: Carbon fiber composites are increasingly being used in modern industry due to their properties, which have a series of structural advantages. Their use leads to relevant economic gains for customers who apply this type of structure. When compared to some materials currently applied, characteristics such as weight and durability are more interesting for its consumers, and this has led to its use in various components, such as the blades that make up the wind generator and the structure of modern commercial aircraft. Therefore, studies on the risks to which these new materials will be exposed are of high importance.Thus, this work aims to analyze the effects of a high current lightning in a carbon fiber composite, thus contributing to the study of the protection of the structure composed by the material, seeking its best configuration. One of the motivations for this type of study is aircraft, which must have reduced or avoided damage when hit by an atmospheric discharge, ensuring their safety. Using aircraft as the object of study of this work, the direct and indirect effects are analyzed, being observed the possible damages that may be caused to the internal structure of the material at the moment of the impact of the lightning and during the conduction of the current through the material analyzed. In this context, studies like this seek to investigate how these effects can be avoided or minimized. In this way, simulations were carried out, using methodologies not yet explored, in addition to laboratory tests, in order to validate results and achieve a deep understanding of the effects of an atmospheric discharge on the composite material, allowing safety actions to be taken in the construction of the structuresMestradoEnergia ElétricaMestre em Engenharia ElétricaCAPES3300301702-M3[s.n.]Pissolato Filho, José, 1951-Araujo, Anderson Ricardo Justo deCaixeta, Geraldo PeresUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCallegari, Renan Henrique de Moraes, 1994-20222022-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (61 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4005CALLEGARI, Renan Henrique de Moraes. Descargas atmosféricas em aeronaves compostas de estruturas CFC. 2022. 1 recurso online (61 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4005. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241775Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-17T13:53:53Zoai::1241775Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-17T13:53:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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