Teatro e escravidão : a poética abolicionista na dramaturgia de Arthur Rocha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634928 |
Resumo: | Orientador: Orna Messer Levin |
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Teatro e escravidão : a poética abolicionista na dramaturgia de Arthur RochaTheater and slavery : the abolitionist poetic in Arthur Rocha's dramaturgyRocha, Artur, 1859-1888Teatro brasileiroEscravidão na literaturaAdaptações para o teatroRocha, ArthurBrazilian dramaSlavery in literatureAdaptations, StageOrientador: Orna Messer LevinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa se propõe a estudar a dramaturgia do gaúcho Arthur Rodrigues da Rocha (1859 - 1888), focalizando a circulação e recepção das peças a partir do seu envolvimento com os ideais abolicionistas, para além da província do Rio Grande do Sul. Embora Artur Rocha estivesse inserido no meio intelectual e artístico do Rio Grande do Sul e fosse conhecido em todo o país, sua obra não consta atualmente das Histórias do Teatro Brasileiro, por isso, merece ser resgatada. Filho único de um mulato envolvido com as artes cênicas, seguiu os passos do pai, conciliando a atividade de literato com a profissão de jornalista. Foi redator de importantes periódicos na sua terra natal. Como dramaturgo, teve um papel relevante no movimento abolicionista, participando ativamente, a partir da década de 1870, de sociedades culturais favoráveis à causa, como a Sociedade Partenon Literário. Suas peças foram encenadas de norte a sul do país e publicadas durante o século XIX. O sucesso que obteve nos palcos se deve primordialmente à interpretação da atriz Julieta dos Santos, que excursionou pelas províncias de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão, Ceará e Grão-Pará. Integram o corpus desse estudo os dramas O Filho Bastardo (1876), José (1878), Deus e Natureza (1882) e A Filha da Escrava (1883), aqui analisados de modo a situar a figuração das personagens negras de Arthur Rocha em relação ao repertório abolicionista de sua época. A metodologia do trabalho lança mão de fontes primárias, tais como catálogos de livreiros, anúncios de espetáculos e textos críticos veiculados na imprensa, a fim de reconstituir, na perspectiva da História Cultural, as circunstâncias de criação, circulação e recepção das peças de teor antiescravagistaAbstract: This research is centered on the study of the dramaturgy of Arthur Rodrigues da Rocha (1859-1888) beyond the province of Rio Grande do Sul, focusing on the circulation and reception of plays from when he got involved with abolitionist ideals. Although being amongst intellectuals and artists of Rio Grande do Sul and known throughout the country, his work is not included in the History of Brazilian Theatre, for this reason he must be preserved. Only child of a mulato involved with performing arts, he followed in his father's footsteps conciliating the life of a writer with one of an editor of important newspapers in his hometown. As a playwright he had an important role in the abolitionist movement taking part in cultural and abolitionist societies like the Sociedade Parthenon Litterario since the 1870's. His plays were enacted and published during the 19th century. Their success were mainly because of the performance made by Julieta dos Santos who went on tour to Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão and Grão-Pará. This project intends to analyze the representation of black people in the novels O Filho Bastardo (1876), José (1878), Deus e Natureza (1882), A Filha da Escrava (1883) in the abolitionist repertoire of its time. The methodology in a cultural history perspective makes use of primary sources like catalogs of booklets, ads of theatrical spectacles and critics review published by the press. The objective of this work is to build the circumstances of creation, circulation and reception of the plays with antislavery contentMestradoHistória e Historiografia LiteráriaMestra em Teoria e História LiteráriaFAPESP16/03610-2[s.n.]Levin, Orna Messer, 1960-Faria, João Roberto Gomes deAzevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso RibeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGeraldes, Renata Romero, 199220182018-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (286 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634928GERALDES, Renata Romero. Teatro e escravidão: a poética abolicionista na dramaturgia de Arthur Rocha. 2018. 1 recurso online (286 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634928. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062653Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-09T12:52:27Zoai::1062653Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-09T12:52:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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