Apropriação dos letramentos digitais para participação social mais ampla : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Junot de Oliveira, 1987-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619586
Resumo: Orientador: Denise Bértoli Braga
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spelling Apropriação dos letramentos digitais para participação social mais ampla : um estudo de casoThe appropriation of digital literacies to trigger a broader social participation : a case studyTecnologia da informação e comunicaçãoLetramento digitalPeriferias - Aspectos simbólicosParticipação socialReconversão de letramentoHibridação de letramentoInformation technology and communicationDigital literacyPeriphery - Symbolic aspectSocial participationConversion of literacyHybridization of literacyOrientador: Denise Bértoli BragaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente estudo discute o processo de apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) - e, por conseguinte, dos letramentos digitais envolvidos nesse processo - na busca por entender como elas podem contribuir para uma participação social mais ampla de indivíduos ou cidadãos que pertencem a grupos de periferia, entendendo que, atualmente, é problemático interpretar essa periferia de modo essencializado ou totalizado. O trabalho discute a noção de letramento ideológico defendida pelos Novos Estudos do Letramento e propõe uma reflexão sobre a relevância das tecnologias para os atuais estudos sobre letramentos, incluindo os digitais. Considerando que os indivíduos fazem uso de práticas de letramentos tanto particular como socialmente e focando na situação específica dos grupos economicamente não-privilegiados, a pesquisa considera, inicialmente, a perspectiva certeauniana, que sugere que o homem ordinário, para (re) inventar seu cotidiano, lança mão de táticas para desestabilizar a ordem hegemônica, sustentada por estratégias mobilizadas pelos grupos de poder. Contudo, a concepção binária de De Certeau (2012 [1980]) acerca de estratégias e táticas provou-se limitada para explicar a complexa rede de relações que determina uma periferia simbólica, constituinte da maior parte dos centros urbanos e contexto no qual indivíduos podem participar de diferentes circuitos de socialização. A alternativa teórica encontrada foi a noção de reconversão proposta por García-Canclini (2011 [1997]), entendendo que esta se caracteriza tanto pelo caráter estratégico de ação, como pelo contingencial. O resultado dessas ações é a hibridação das práticas culturais, o que pode se configurar como explicação mais adequada às praticas de letramentos contemporâneas. Para entender como as TICs contribuem para a participação social de indivíduos que compõem essa periferia simbólica, a pesquisa foca no estudo de caso de um jovem chamado Renê Silva, morador de um complexo de favelas brasileiro - o Complexo do Alemão, situado no Rio de Janeiro -, que explora os recursos das TICs a fim de expandir suas possibilidades de participação social. A análise dos dados ilustra diferentes modos pelos quais Renê Silva reconverte uma variedade de letramentos e faz uso de adventos das TICs para alcançar destaque local e global. Desse modo, as reflexões decorrentes do estudo de caso permitem refletir sobre possibilidades de usos das TICs para promover uma educação capaz de formar cidadãos críticos e de ampliar suas chances de participação social, o que seria uma grande contribuição na luta por mudanças relevantes na sociedadeAbstract: The present study discusses the process of appropriation of information and communication technologies (ICTs) - and, therefore, the resulting digital literacies involved in this process - aiming to understand how ICTs may contribute to a broader social participation of individuals or citizens who belong to peripheral groups, understanding that nowadays is problematic to interpret the social periphery in a essentialized or totaled way. The work favors the notion of ideological literacy defended by the New Literacy Studies and reflects upon the relevance of technologies for current studies of literacies including the digital ones. Considering that individuals make use of some literacies practices in very particular and social ways and focusing on the specific situation of underprivileged groups, the research initially takes into consideration the certeaunian perspective which suggests that ordinary man, in order to reinvent his everyday life, uses tactics to destabilize the hegemonic order, underpinned by strategies mobilized by more powerful groups. However, De Certeau's binary conception of tactics and strategies proved to be limited to explain the complex network of relationships that determines a symbolic periphery that constitutes most of urban contexts, where individuals join a variety of social circuits in their processes of socialization. As a theoretical alternative path, the study opts for the notion of reconvertion as proposed by García-Canclini (2011 [1997]) understanding that reconvertion is materialized by both strategic and opportunist types of actions. As a product of these actions a hybridization process is triggered and this may be a better explanation for the contemporary literacy practices. In order to understand how ICTs contribute to the social participation of individuals located at this symbolic social periphery, the research focus on a case study in which a young man named Renê Silva, resident in a Brazilian slum - Complexo do Alemão, in Rio de Janeiro - explores the resources of ICTs to expand his range of social participation. The data analyzed illustrate different ways in which Renê Silva reconverts a variety of literacy practices and makes use of ICTs resources to gain local and global prominence. Taking the result of the data analysis into consideration, the study stresses the possibilities of uses of ICTs to promote an education able to form critical citizens and to amplify their chances of social participation, what would be a great contribution in the quest for relevant social changes in our societyMestradoLinguagem e TecnologiaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Maher, Terezinha de Jesus MachadoVóvio, Claudia LemosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaia, Junot de Oliveira, 1987-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619586MAIA, Junot de Oliveira. Apropriação dos letramentos digitais para participação social mais ampla: um estudo de caso. 2013. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619586. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/902264porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:53:50Zoai::902264Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:53:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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